Pesquisa Cielo revela hábitos de pagamento no Varejo
A Cielo, em parceria com a Expertise/Opinion Box, realizou uma pesquisa com 200 varejistas de todas as regiões do país com objetivo de entender a relação com o público-consumidor e identificar tendências do setor de meios de pagamentos no país.
Confira os destaques do estudo, que pode trazer percepções importantes para o seu negócio!
Pesquisa Cielo mostra que Pix é destaque nas vendas físicas e à distância
- O Pix se consolidou como uma das principais formas de pagamento no Varejo brasileiro. Em vendas presenciais, a modalidade está empatada com o cartão de crédito (57%) como o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores, de acordo com a visão de varejistas.
- Nas vendas não presenciais, o Pix já desponta na liderança em relação ao cartão de crédito entre as formas de pagamento mais usadas: 67% a 56%.
- No comércio presencial, apenas 29% dos estabelecimentos recebem pagamentos com Pix na maquininha.
- Cerca de 31% dos lojistas compartilham a chave Pix e 24% utilizam QR Code estático – práticas que facilitam os golpes envolvendo esta forma de pagamento. Para saber mais, leia: Conheça os 11 golpes mais comuns e confira dicas de segurança para proteger sua empresa!
Cartão de crédito, no entanto, é a forma mais utilizada nas compras mais altas
- Nas compras com tíquete médio mais alto (a partir de R$ 100), o crédito é a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes (72%). Na sequência, aparecem o Pix (31%) e o débito (23%).
- Nas compras com valor entre R$ 30 e R$ 100, a preferência dos clientes é pelo Pix (54%), seguido de perto pelo cartão de crédito (51%). Já o débito é usado em 37% destas transações.
- Nas compras de menor valor (até R$ 30), o Pix também é o meio de pagamento preferido dos consumidores (61%). O débito (34%) e o dinheiro (33%) vêm na sequência.
- Por falar em dinheiro, 92% das pessoas que participaram do estudo acreditam que ele será substituído por outras formas de pagamento nos próximos dez anos.
- E isso não é por acaso… Oito em cada dez lojistas perceberam queda nos pagamentos feitos em espécie.
Maior parte das lojas utiliza canais de venda digitais
- A adoção de novos canais de vendas já é uma realidade de grande parte dos varejistas. Mesmo aqueles que têm loja física utilizam o WhatsApp (81%) e as redes sociais (65%) para concluir vendas.
- Nestes canais, o Link de Pagamento é uma alternativa para receber valores de forma segura. Entre os varejistas ouvidos, 46% afirmam que utilizam essa modalidade para vender.
Baixe gratuitamente o relatório completo da Pesquisa Cielo e confira outros dados e percepções sobre o varejo
Preencha o formulário e acesse o relatório do estudo agora mesmo!