Você está em:

Institucional

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Publicado por Equipe Cielo

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido realizado por Alberto Santos Dummont, em 1901. Na ocasião, ele deu uma volta de dirigível ao redor da Torre Eiffel, em Paris.

E a inovação faz parte do DNA da Cielo, sendo um dos pilares primordiais de sustentação da nossa companhia.

Para impulsionar esse tema, contamos com o Garagem, nosso hub de inovação.

Saiba mais sobre essa área e as iniciativas que ela realiza para disseminar a cultura inovadora em toda a nossa companhia.

Garagem, o hub de inovação da Cielo

O Garagem  existe para descobrir, testar e implementar novas soluções, com objetivo de impulsionar e simplificar negócios.

Com um time diversificado e multidisciplinar, o Garagem trabalha no desenvolvimento e suporte de processos e projetos que vão desde o estudo da solução até a entrega final.

Para fomentar a cultura inovadora dentro e fora da empresa, o Garagem atua no estímulo ao pensamento criativo e disruptivo através de três frentes:

  • Lab de Inovação;
  • Inovação Aberta;
  • Inovação Interna.

Todos esses pilares promovem diversas ações que se complementam, fortalecendo a Cielo como referência em inovação e tecnologia.

Vamos conhecer mais sobre cada uma dessas frentes!

Lab de inovação

Essa frente é realmente um laboratório que atua na criação e testes de teses e conceitos, promovendo estudos de tendências e prova de conceitos para criação de novas soluções e aceleração ou melhoria de produtos.

Tudo é colocado à prova: desenhando, ajustando, redesenhando e trazendo soluções que abrangem tendências do mercado. Sem medo de experimentar e errar.

Em grande parte das vezes, estas soluções são feitas em cocriações com nossos clientes, de modo que as soluções tenham escalabilidade.

Inovação aberta

Inovação aberta é o processo que abre as portas da Cielo para novas visões através da colaboração com startups.

A ideia é utilizar ferramentas, parcerias ou soluções que podem contribuir para a gestão dos negócios dos nossos clientes empreendedores, facilitando a luta de todo dia e encontrando soluções para suas necessidades de forma rápida e eficiente.

Nessa frente,  os nossos principais objetivos são:

  • Promover relacionamento e parcerias com startups;
  • Gerar novos negócios com startups (gerando saving interno ou novas receitas);
  • Realizar eventos de inovação aberta.

Além disso,  realizamos programas que fortalecem o ecossistema de inovação aberta e são porta de entrada para as startups, tais como o:

Inovação interna

Com esta frente, o Garagem faz com que a inovação e o pensamento criativo permeiem a Cielo em todos os processos e decisões.

Aqui, o foco é divulgar conteúdos de qualidade, disponibilizar ferramentas e trazer as tendências mundiais em tecnologia e inovação em nosso mercado para dentro da Cielo.

Isso é feito através de iniciativas diversas, tais como realização de eventos de cultura de inovação, compartilhamento de estudos sobre tendências mundiais, disponibilização de ferramentas para metodologias de inovação, além de um site interno em que todos os colaboradores podem ter acesso ao que é feito neste hub.

Inovação na prática: conheça dois cases de sucesso do Garagem

Além de diversos prêmios e reconhecimentos, o Garagem tem vários cases que evidenciam o valor destas frentes na nossa empresa. Conheça mais detalhes sobre dois cases de destaque do nosso hub de inovação:

Piloto de Pagamento por Reconhecimento Facial

Esse case é fruto de todos os nossos pilares: Inovação Interna, Lab de Inovação e Inovação Aberta e tornou a Cielo a primeira adquirente no Brasil a oferecer de fato o pagamento com a utilização do reconhecimento facial.

Essa solução inovadora permite que os pagamentos sejam feitos totalmente sem contato.

Através de um cadastro prévio de seu rosto e de seu cartão de crédito no app da Payface, o consumidor pode fazer uma compra na loja e concluir a transação fazendo apenas “escaneamento do seu rosto”.

Este é um processo totalmente seguro, pois utiliza a tecnologia liveness, na qual o rosto é registrado em movimento e não pode ser fraudado com fotos dos usuários.

A tecnologia permite que o cliente seja reconhecido mesmo usando máscara.

O processamento do pagamento é feito pela Cielo, que foi a responsável por cocriar o modelo dentro do Garagem, em parceria com a Drogaria Iguatemi e a Payface.

Aplicativo Débito Virtual Caixa

Essa solução foi desenvolvida em apenas 48 horas e ajudou muitos consumidores e lojistas após a disponibilização do Auxílio Emergencial na pandemia.

A partir de um aplicativo integrado à LIO, nosso Smart Terminal, o Garagem desenvolveu uma solução de e-commerce customizada para os clientes Cielo, tornando possível que as compras fossem pagas no débito com a utilização do saldo do app Caixa Tem.

Isso  possibilitou usar os recursos do Auxílio Emergencial sem a necessidade de sacar o valor disponível em dinheiro, evitando filas e aglomerações nas agências.

Aproximadamente 35% do valor disponibilizado pelo governo foram usados dessa forma, trazendo mais agilidade e segurança a todos os usuários. ​​​​​​​

É a inovação na prática, simplificando negócios para todos! Demais, né?

 

 

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288