Você está em:

Institucional

Cielo atualiza seu Código de Conduta Ética

Publicado por Equipe Cielo

Reforçando seu compromisso com o comportamento ético e a integridade, a Cielo acaba de atualizar seu Código de Conduta Ética.

A publicação tem como objetivo definir os princípios básicos que devem nortear as relações e atividades na companhia e de seus colaboradores, investidores, fornecedores e prestadores de serviço, além de reforçar a necessidade de cumprir a legislação vigente.

“Muito mais do que um manual, nosso Código de Conduta Ética é a nossa essência. Ele é construído a partir do nosso propósito de simplificar e impulsionar negócios para todos e dos valores que defendemos como empresa”, ressalta Gustavo Sousa, presidente da Cielo. “O documento reúne regras de comportamentos que, no dia a dia, nos ajudam a tomar decisões e a ter atitudes compatíveis com o papel social que queremos enquanto companhia”.

Para Rafael de Oliveira, Gerente de Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Cielo, o Código é uma ferramenta que ajuda a entender os princípios que orientam as práticas e posturas esperadas de todos os agentes que se relacionam com a empresa, ajudando a fortalecer nossa reputação e nossa marca no mercado:

“O Código de Ética é como se fosse a nossa Constituição. Ele é a referência para o estabelecimento de relações positivas com nossos públicos interno e externo”, reforça.

Principais atualizações do Código de Conduta Ética Cielo

Aprovadas pelo Conselho Administrativo da companhia, as principais atualizações do Código de Conduta Ética Cielo foram:

  • Extinção do Código de Fornecedores: foi incluído um novo capítulo no Código, consolidando as orientações para fornecedores e prestadores de serviço devido à extinção do Código de Conduta Ética de Fornecedores. O texto dos demais capítulos foram readequados para abranger esses dois públicos.
  • Aceitação e oferta de cortesias (brindes, presentes e convites para eventos): foi contemplada a alteração do valor máximo para aceite e oferta de presentes (de USD 100 para R$ 100). Caso o valor seja superior ao limite estabelecido, o colaborador deverá recusar o presente.

Caso não seja possível recusá-lo, o colaborador deverá formalizar a aceitação através de e-mail para a Gerência de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Corporativa, que definirá sua destinação.

  • Convites para eventos: a aceitação a estes convites deverá ser previamente autorizada, por e-mail, pelo superior hierárquico do colaborador e comunicada posteriormente à Gerência de Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, que avaliará o convite e o potencial conflito de interesses.

Caso o colaborador seja convidado para falar em um evento externo em nome da companhia (como palestrante, painelista, mediador etc), será necessário acionar a Gerência de Comunicação Corporativa e a área de Relações com Investidores antes da confirmação de presença. Dessa forma, a participação será avaliada.

  • Conflito de interesses: foi realizada uma adequação para alinhamento à “Política de Transações com Partes Relacionadas e demais Situações Envolvendo Conflito de Interesse”.
  • Atividades paralelas: o texto foi ajustado para ficar mais claro e informar quais áreas o colaborador deve acionar.
  • Anticorrupção: o comprometimento da companhia com o tema foi reforçado, através de ajuste no texto para alinhamento com a Política Anticorrupção. Caso haja envolvimento de administradores e/ou colaboradores da companhia em investigações de atos de corrupção, as eventuais medidas cabíveis serão avaliadas e deliberadas pelos órgãos da governança da Companhia, conforme alçada aplicável.
  • Igualdade de oportunidades: alinhamento do texto às novas diretrizes da Companhia em relação ao tema de diversidade. A Cielo valoriza a igualdade de oportunidades e a diversidade, buscando a inclusão racial, de gênero, LGBTQIA+ e de pessoas com deficiência, em todos os níveis hierárquicos da Companhia, garantindo processos seletivos orientados por ações afirmativas.

Clique aqui e conheça o Código de Conduta Ética Cielo na íntegra.

Veja também: saiba como a Cielo contribui com a luta anticorrupção


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288