ICVA: Turismo e Transporte no Rio crescem 10,9% com show de Lady Gaga
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o faturamento do setor de Turismo & Transporte na cidade do Rio de Janeiro (RJ) cresceu 10,9% entre os dias 2 e 4 de maio, diante de período comparável do ano passado.
O resultado deste ano deve-se ao show da cantora Lady Gaga, realizado no sábado (4), na praia de Copacabana.
O espetáculo reuniu mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com a prefeitura do Rio. No ano passado, a cantora Madonna realizou show no mesmo local e em período similar.
O crescimento do setor de Turismo & Transporte está associada ao desempenho de hotéis (alta de 13,9%) e transportes em geral (alta de 6,9%).
Outros setores que se destacaram no período foram Vestuário & Artigos Esportivos (alta de 12,2%) e Supermercados & Hipermercados (alta de 5,7%).
O segmento de Bares & Restaurantes registrou queda de 1,2%.
O Varejo total na cidade do Rio cresceu 4,5%, com destaque para o macrossetor de Bens Duráveis & Semiduráveis, que saltou 13,1%.
Serviços e Bens Não Duráveis também cresceram, registrando alta de 3,5% e 3%, respectivamente.
As vendas em shoppings aumentaram 9,5%, enquanto as lojas de rua observaram incremento de 3,3% no faturamento.
“Após o sucesso do show da Madonna no ano passado, a cidade do Rio de Janeiro vivia novamente uma grande expectativa com o show da Lady Gaga. A cantora não se apresentava no país desde 2012 e o público certamente esperava ansiosamente pelo seu retorno”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
No ano passado, também no início de maio, a apresentação de Madonna levou 1,5 milhão de pessoas à praia de Copacabana.
O ICVA apurou que o Turismo cresceu 12,1% naquele momento em relação a período comparável de 2023.
O crescimento estava associado ao desempenho de hotéis (alta de 10,6%) e transportes (alta de 16,7%).
“O espetáculo de Lady Gaga engajou milhões de pessoas e já é tido como o maior show de sua carreira. Isso certamente colaborou para aquecer o setor de Turismo & Transporte da cidade. O crescimento é ainda mais notável se considerarmos que a comparação foi feita em relação ao ano passado, quando foi observada alta de 12,1% em relação a 2023”, afirma Alves.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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