Quais são os maiores varejistas do Brasil
Isso ocorre porque as vendas no Varejo são uma espécie de “raio-X” da economia, já que a demanda de consumo está relacionada a fatores como a inflação, a disponibilidade de crédito e, principalmente, à renda de quem compra.
Em geral, quando há aumento ou queda no rendimento individual e familiar, o nível de consumo nos varejistas cresce ou diminui na mesma proporção.
Seja através de lojas físicas ou virtuais, as empresas de varejo têm grande importância no nosso dia a dia e, por isso, vamos falar mais sobre esse tema.
Além disso, vamos mostrar o Top 10 de empresas no ranking dos maiores varejistas do Brasil para você ficar por dentro do assunto!
O que é o Varejo
Antes de falarmos sobre os maiores varejistas do país, vale lembrarmos que “varejo é o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores, para posterior venda em quantidades menores ao consumidor final”.
Esta definição foi dada por Henry G. Richter, no livro “Retailing: principles and practices” – ou “Varejo: princípios e práticas”, em tradução livre. Desde 1954, é usada como referência para definir o que é o Varejo.
Em outras palavras, o autor define que as empresas varejistas são aquelas que vendem diretamente para quem vai consumir o produto ou serviço.
Assim, o Varejo pode ser definido como toda atividade econômica que resulta em uma transação entre uma pessoa jurídica (CNPJ) e uma pessoa física (CPF).
O comércio varejista no Brasil
Aqui no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segmenta os dados do varejo da seguinte maneira:
- Varejo Restrito: contempla todos os bens de consumo, menos os automóveis e os materiais de construção;
- Varejo Ampliado: além de todos os bens de consumo, inclui também automóveis e materiais de construção;
- Serviços em geral.
Além disso, o IBGE realiza a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Ela mostra a conjuntura do setor varejista brasileiro em território nacional, coletando dados de empresas formalmente constituídas e que possuam vinte ou mais pessoas ocupadas (entre assalariadas e não assalariadas).
Ao todo, a PMC abrange dez grupos de atividades:
- Combustíveis e lubrificantes;
- Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
- Tecidos, vestuário e calçados;
- Móveis e eletrodomésticos;
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos;
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação;
- Livros, jornais, revistas e papelaria;
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico;
- Veículos e motocicletas, partes e peças;
- Materiais de construção.
Os oito primeiros segmentos têm grande parte de suas receitas geradas no próprio comércio varejista.
Já os dois últimos contemplam vendas não só no varejo, mas também no atacado.
Para fazer a pesquisa, o IBGE considera dados da receita proveniente da revenda de mercadorias destas empresas – não deduzidos os impostos, as vendas canceladas, abatimentos etc.
Receitas financeiras e não-operacionais também não são incluídas no estudo.
A partir da receita bruta de revenda investigada são construídos os indicadores para duas variáveis: a Receita Nominal de Vendas e o Volume de Vendas.
A importância do Varejo no Brasil
O Ranking Cielo-SBVC | 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2024 aponta que este grupo de varejistas faturaram R$ 1,129 trilhão em 2023, o que corresponde a 10,35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além disso, estas empresas empregam cerca de 1,56 milhão de pessoas em suas equipes e têm mais de 76.455 pontos-de-venda em todo o país.
Analisar os maiores varejistas do Brasil também possibilita não só termos um retrato do mercado, mas também da nossa transformação digital.
Por exemplo: em 2020, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) constatou que, pela primeira vez, mais de 50% dos supermercados presentes entre os 300 maiores varejistas do país estavam atuando no e-commerce.
De lá para cá, o número de empresas deste grupo operando no comércio eletrônico subiu de 162 para 217 nos últimos quatro anos. Isso corresponde a 72,3% do total.
Além disso, 43,7% das 300 maiores varejistas do Brasil têm ou estão presentes em pelo menos uma plataforma de marketplace. E 98 delas fazem vendas no WhatsApp.
Estes números mostram a relevância do Varejo na nossa economia e também demonstram a importância do setor como um indicador para avaliar o desenvolvimento e a digitalização no país.
Avaliando os maiores varejistas do país, conseguimos captar as tendências e os caminhos que serão trilhados pelo comércio como um todo.
Os maiores varejistas do Brasil: confira os principais rankings do mercado
O Varejo concentra um número significativo das grandes indústrias que atuam aqui no nosso país.
Com isso, a lista dos maiores varejistas do Brasil reúne empresas que têm em comum os faturamentos expressivos e uma presença significativa na maior parte do território nacional.
Aqui no Brasil, temos dois grandes rankings que apontam as maiores empresas varejistas brasileiras.
Um é desenvolvido pela SBVC, em parceria com a Cielo, e considera as 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro.
O outro é produzido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e destaca as 120 maiores empresas varejistas do país.
Os dois rankings mostram resultados parecidos, com pequenas variações nas posições, de acordo com a metodologia utilizada em cada um.
Confira o Top 10 dos maiores varejistas do Brasil em cada ranking!
Os 10 maiores varejistas do Brasil segundo o Ranking Cielo-SBV 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro
No Ranking Cielo-SBVC, as dez primeiras posições respondem por 37,2% do faturamento entre 300 maiores empresas de Varejo no país.
Estas são as dez maiores empresas varejistas do Brasil neste ranking:
Posição | Empresa | Segmento | Faturamento |
1 | Grupo Carrefour | Supermercados | R$ 115, bi |
2 | Assaí Atacadista | Supermercados | R$ 72,8 bi |
3 | Magazine Luiza | Loja de Departamentos | R$ 45,5 bi |
4 | Grupo Casas Bahia | Eletromóveis | R$ 36,9 bi |
5 | RD Saúde | Drogarias e Perfumarias | R$ 36,3 bi |
6 | Grupo Boticário | Drogarias e Perfumarias | R$ 30,8 bi |
7 | Grupo Mateus | Supermercados | R$ 25,3 bi |
8 | GPA Alimentar | Supermercados | R$ 20,6 bi |
9 | Natura & Co | Drogarias e Perfumarias | R$ 18,7 bi |
10 | Americanas | Loja de Departamentos | R$ 17,4 bi |
Fonte: Ranking Cielo-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2024
Os 10 maiores varejistas do Brasil | Ranking Ibevar/FIA
Já no ranking Ibevar/FIA, o destaque é o peso das 120 maiores empresas varejistas no consumo total das famílias brasileiras, com um percentual de 12,7%.
Outro dado importante é que o faturamento total das 120 maiores empresas gira em torno de R$ 794,5 bilhões.
De acordo com este ranking os dez maiores varejistas do país são:
Posição | Empresa | Segmento | Faturamento |
1 | Grupo Carrefour | Supermercados | R$ 108 bi |
2 | Assaí Atacadista | Supermercados | R$ 59,6 bi |
3 | Magazine Luiza | Eletrônicos e Móveis | R$ 45,1 bi |
4 | Via Varejo | Eletrônicos e Móveis | R$ 34,4 bi |
5 | Raia Drogasil | Drogarias e Perfumarias | R$ 30,4 bi |
6 | Mateus Supermercados | Supermercados | R$ 24,5 bi |
7 | Grupo Boticário | Drogarias e Perfumarias | R$ 23,6 bi |
8 | GPA Alimentar | Supermercados | R$ 18,4 bi |
9 | Lojas Renner | Moda e Esportes | R$ 17,8 bi |
10 | Havan | Loja de Departamentos | R$ 14,2 bi |
Fonte: Ranking IBEVAR – FIA Business School 2023
ICVA: índice da Cielo é o termômetro do Varejo no país
Com todas as informações que tivemos até aqui, não há dúvidas sobre o peso que as maiores empresas varejistas do Brasil têm no contexto do país.
Não dá para entender o cenário econômico no Brasil sem entender bem o mercado varejista.
Por isso mesmo, a Cielo desenvolveu um indicador, conhecido como ICVA.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo elaborou modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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