ICVA: comércio cresce 8,5% em São Paulo no fim de semana do Lollapalooza Brasil 2025
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o faturamento do Varejo na cidade de São Paulo cresceu 8,5% no período de realização do Lollapalooza Brasil 2025.
A análise compreende o período de 28 a 30 de março de 2025 em comparação com o período de 22 a 24 de março do ano passado, quando ocorreu a edição 2024 do festival.
Setores relacionados ao Lollapalooza Brasil 2025 apresentaram alta
De acordo com o ICVA, setores relacionados ao festival tiveram alta, tais como:
- Bares: alta de 7,9%
- Restaurantes: alta de 5,4%
- Hotéis: alta de 2,9%
Outros segmentos que tiveram destaque no fim de semana de realização do Lollapalooza Brasil 2025 foram o de Varejo Alimentício Especializado (alta de 17,5%), Supermercados & Hipermercados (alta de 13,7%) e Recreação & Lazer (alta de 8,7%).
“O Lollapalooza Brasil se tornou uma tradição no calendário cultural da cidade de São Paulo. Este ano, a 12ª edição do festival reuniu 240 mil pessoas no Autódromo de Interlagos e, mais uma vez, pode ter contribuído para aquecer o comércio paulistano”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.