Você está em:

Índice ICVA

ICVA aponta: Turismo no Rio cresce 12,1% com show da Madonna

Hotéis registraram alta de 10,6% e transporte de 16,7%. Lojas de bebida também surpreenderam e aumentaram vendas em 19%.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor sorri ao analisar os dados do Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o faturamento do Turismo na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de maio, cresceu 12,1%, diante de período comparável de 2023. O alta deste ano é resultado da realização do show da cantora Madonna, ocorrido no sábado (04/05), na Praia de Copacabana.

Segundo estimativa oficial da Riotur, o evento reuniu cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Hotelaria e Transporte se destacam entre os segmentos

O impacto positivo no comércio está associado ao desempenho de Hotéis (alta de 10,6%) e do Transporte (alta de 16,7%).

O faturamento do setor de Supermercados & Hipermercados também foi destaque, com crescimento de 6,9%.

Outro setor impulsionado pela apresentação da artista foi o de Varejo Alimentício Especializado (alta de 1,7%), puxado principalmente pelas vendas em lojas de bebidas. O faturamento destes estabelecimentos subiu 19%.

Quem não teve motivos para comemorar foi o setor de Alimentação (Bares & Restaurantes), cujas vendas caíram 4,4%.

O Varejo total na cidade do Rio cresceu 3,3%. As vendas nas lojas de rua subiram 4,4%, enquanto o comércio dos shoppings encolheu 4,2%.

“A cidade do Rio de Janeiro vivia grande expectativa com o último show da turnê Celebration, da Madonna. Era natural que o evento, que reuniu uma quantidade enorme de pessoas, aquecesse o Varejo, em especial aqueles segmentos ligados ao Turismo”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile