ICVA mostra alta de 6,4% nas vendas do Varejo na Páscoa 2025
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo durante a Páscoa 2025 cresceram 6,4% em comparação com o feriado em 2024.
A análise compara as vendas realizadas entre os dias 14 e 20 de abril de 2025 com o período de 25 a 31 de março do ano anterior.
Melhor desempenho para a data desde 2019, o resultado desse ano demonstra uma retomada do comércio na Páscoa.
Em 2024, as vendas no Varejo haviam retraído 5% em relação à Páscoa de 2023.
O segmento de Varejo Alimentício Especializado, que abrange chocolaterias e docerias, teve alta de 10,2%.
Outro setor em destaque foi o de Turismo & Transporte, que cresceu 12,1%.
“Neste caso, a junção dos feriados de Páscoa e Tiradentes pode ter contribuído para o aumento de viagens e deslocamentos”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
De acordo com o executivo, a junção dos feriados não foi o único efeito de calendário que beneficiou o resultado em 2025:
“No ano passado, a Páscoa caiu na última semana do mês, momento em que as pessoas geralmente compram menos. Este ano caiu na terceira semana do mês, o que pode ter favorecido o comércio”, afirma Alves.
Páscoa 2025: desempenho do e-commerce é maior do que das vendas presenciais
O e-commerce teve alta de 9,6% no período da Páscoa em 2025, enquanto as vendas em estabelecimentos presenciais cresceram 5,9%.
Nesse caso, os shoppings tiveram destaque, alcançando alta de 11,3%.
Já as lojas de rua venderam 5,8% mais do que em 2024.
Sul é destaque entre as regiões na data comemorativa
Todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento na Páscoa 2025 em relação ao ano de 2024.
Confira o desempenho de cada uma delas:
- Sul: alta de 6,8%
- Centro-Oeste: alta de 6,7%
- Nordeste: alta de 6,6%
- Sudeste: alta de 5,6%
- Norte: alta de 4,5%
Em relação aos estados, os maiores crescimentos nas vendas foram registrados na Bahia (alta de 10,5%) e Minas Gerais (alta de 10,1%).
Na sequência, estão:
- Ceará: alta de 8,6%
- Santa Catarina: 7,8%
- Paraná: alta de 6,6%
- Goiás: alta de 6,5%
- Rio Grande do Sul: alta de 6%
- Pernambuco: alta de 5,3%
- Pará: alta de 5,1%
- São Paulo: alta de 5%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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