ICVA aponta alta de 1,2% nas vendas do Varejo em outubro
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o faturamento do Varejo cresceu 1,2% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação.
Essa é a primeira alta do comércio em sete meses. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação, houve alta de 5,5%.
O macrossetor de Serviços subiu 4,7%, influenciado pelo desempenho de Turismo & Transporte.
Em Bens Não Duráveis, com alta de 0,4%, o setor de Varejo Alimentício Especializado foi o destaque.
Já no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, com variação positiva de 0,1%, o segmento Óticas & Joalherias apresentou o crescimento mais positivo.
“O resultado positivo de outubro, que interrompe uma série de quedas, teve como destaque o segmento de Transporte e Turismo. A baixa nos preços das passagens aéreas e a estabilização dos preços dos combustíveis contribuíram para a variação positiva. Segmentos relacionados ao Dia das Crianças também colaboraram para a alta, como Recreação & Lazer e Presenteáveis em geral”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
E-commerce e vendas presenciais no Brasil
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 8,3% em outubro no país.
Nas vendas presenciais, a alta foi de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2023.
Grupo de Alimentos e Bebidas puxa resultado da inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,54% para o mês de outubro.
Segundo o instituto, o grupo de Alimentação e Bebidas, com variação de 0,87%, foi um dos responsáveis pelo resultado do mês.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo ampliado acumulada em 12 meses em outubro foi de 4,2%.
Sul é destaque entre as regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a outubro de 2023 foram:
- Sul: alta de 2,3%
- Sudeste: alta de 0,6%
- Nordeste: queda de 1,6%
- Norte: queda de 2,2%
- Centro-Oeste: queda de 4%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:
- Sul: alta de 7,1%
- Sudeste: alta de 4,8%
- Nordeste: alta de 2,3%
- Norte: alta de 2,2%
- Centro-Oeste: alta de 2%
Consulte a base histórica do ICVA aqui!
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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