ICVA: Turismo cresce 10,6% em Santa Catarina no período da Oktoberfest Blumenau 2024
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em Santa Catarina, o faturamento do segmento de Turismo & Transporte cresceu 10,6% durante a realização da Oktoberfest Blumenau 2024 (de 9 e 27 de outubro).
A comparação foi feita em relação ao intervalo entre os dias 4 e 22 de outubro do ano passado, quando a edição 2023 do festival foi realizada.
Outros segmentos que apresentaram alta no estado foram:
- Bares e Restaurantes: alta de 3,6%
- Varejo Alimentício Especializado: alta de 2,2%
- Supermercados & Hipermercados: alta de 1,3%
No geral, o crescimento do Varejo foi de 3,2% no período.
Oktoberfest Blumenau 2024 supera expectativa de público
Maior festa alemã das Américas e um dos festivais mais importantes do calendário de eventos do segundo semestre brasileiro, a Oktoberfest Blumenau 2024 recebeu quase 580 mil visitantes, superando a expectativa inicial de público.
“O desempenho do Turismo no período da Oktoberfest confirma a importância do evento não só para a cidade de Blumenau quanto para todo o estado. Hotéis, pousadas, locadoras de automóveis e serviços de táxi são favorecidos com a presença da grande quantidade de turistas que foram aproveitar a experiência”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Cidades próximas também registraram crescimento no Varejo durante a Oktoberfest Blumenau 2024
A cidade de Blumenau teve alta de 2,5% no Varejo durante o período de realização do festival.
Cidades próximas, que também costumam receber turistas, também experimentaram crescimento no comércio.
Penha e Indaial, com altas de 4,4% e 4%, respectivamente, foram os destaques.
Durante a Oktoberfest Blumenau 2024, também houve crescimento do Varejo em Navegantes (alta de 3,4%) e Guabiruba (alta de 3,1%).
Maquininha oficial do festival, Cielo realiza mais de 390 mil transações na Oktoberfest Blumenau 2024
Patrocinadora da Oktoberfest Blumenau 2024, a Cielo processou mais de 390 mil transações durante os dias de festival, além de ter disponibilizado cerca de 1.300 terminais inteligentes e de captura nos totens de autoatendimento.
A Cielo LIO On, terminal inteligente da companhia, viabilizou transações realizadas por meio do Oktober Karte, que funcionou como um cartão de débito durante o evento.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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