ICVA aponta alta de 10,2% no faturamento do e-commerce na semana do Dia das Crianças
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que o faturamento do e-commerce na semana do Dia das Crianças cresceu 10,2%. O crescimento é quase o dobro do registrado no ano passado, quando houve alta de 5,5%.
As vendas presenciais caíram 2,2%, enquanto o Varejo em geral teve queda de 0,9%.
A análise considera o período de 6 a 12 de outubro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.
Livrarias & Papelarias é destaque entre os setores
Entre os setores, o maior crescimento registrado aconteceu em Livrarias & Papelarias, com alta de 8,9%.
Já o setor de Brinquedos, considerado um dos mais “presenteáveis” em relação ao Dia das Crianças, registrou crescimento de 6,1%.
Outros segmentos que se destacaram no período foram:
- Recreação & Lazer: alta de 5,1%
- Turismo & Transporte: alta de 2,6%
Entre os setores que registraram queda no faturamento, estão:
- Alimentação (Bares & Restaurantes): queda de 10,1%
- Vestuário & Artigos Esportivos: queda de 5,1%
“Diferente do ano passado, quando apresentaram retração de 4,7%, as vendas relacionadas a brinquedos corresponderam às expectativas. Por outro lado, o segmento de Vestuário & Artigos Esportivos, também identificado com a data, registrou queda pelo segundo ano consecutivo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“Já o e-commerce foi ajudado principalmente pelo desempenho dos setores de Turismo & Transporte e Drogarias & Farmácias”.
Norte tem melhor desempenho entre as regiões do país
Considerando apenas o desempenho do Varejo presencial, o Pará foi a unidade federativa com o melhor resultado em relação ao ano passado, com alta de 5,5%.
Em seguida, aparecem:
- Santa Catarina: alta de 2,8%
- Distrito Federal: alta de 2,5%
- Rio de Janeiro: alta de 1,2%
Entre os resultados negativos, o Amazonas teve a maior queda, com 10,2%.
Em seguida, estão:
- Bahia: queda de 6,5%
- Goiás: queda de 4,6%
- São Paulo: queda 4,3%
Ainda considerando as vendas presenciais, as duas regiões que registraram crescimento foram:
- Norte: alta de 1,4%
- Sul: alta de 0,6%
As demais regiões apresentaram retração em relação a 2023:
- Nordeste: queda de 3,4%
- Centro-Oeste: queda de 3,3%
- Sudeste: queda de 2,9%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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