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Índice ICVA

ICVA aponta queda de 1,6% nas vendas no Varejo em junho

Após estabilidade em maio, desempenho do comércio só não foi mais negativo porque segmentos presenteáveis ligados ao Dia dos Namorados registraram alta.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora com tablet na mão acompanha os resultados do Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o faturamento do Varejo em junho caiu 1,6% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação.

Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação – houve alta de 2,8%.

Os três macrossetores (Bens Duráveis & Semiduráveis, Bens Não Duráveis e Serviços) registraram queda.

No caso de Bens Duráveis & Semiduráveis, que apresentou retração de 3%, o segmento que mais impactou o resultado foi o de Vestuário & Artigos Esportivos.

Bens Não Duráveis, que teve queda de 1,3% no faturamento, o desempenho de Livrarias & Papelarias foi o que mais pesou para a baixa.

Por fim, Estética & Cabeleireiros foi o segmento que mais prejudicou o macrossetor de Serviços, com diminuição de 1%.

Setores relacionados ao Dia dos Namorados tiveram alta

No entanto, o ICVA aponta que houve crescimento em segmentos vinculados ao Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho.

Foi o caso dos setores de Óticas & Joalherias, Varejo Alimentício Especializado e Recreação & Lazer.

O calendário também suavizou o resultado porque, em 2024, o feriado de Corpus Christi não caiu em junho (como aconteceu em 2023).

Com isso o mês contou com um dia útil a mais do que no ano passado.

“Assim como o Dia das Mães representou um alento para o Varejo no mês de maio, em junho foi a vez do Dia dos Namorados desempenhar esse papel. O resultado dos chamados segmentos presenteáveis não foi suficiente para estancar a queda do faturamento em geral, mas a data amenizou resultado que seria ainda mais negativo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Em termos nominais, e-commerce e vendas presenciais crescem no Brasil em junho

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,9% em junho no país.

Já as vendas presenciais tiveram alta de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2023.

Inflação: preço dos Alimentos tem o maior impacto

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,39% para o mês de junho.

Segundo o instituto, o principal impacto de alta veio do reajuste de preços dos alimentos.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em junho foi de 4,06%.

Entre as regiões do país, Sul apresenta o melhor desempenho

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a junho de 2023 foram:

  • Sul: alta de 0,7%
  • Sudeste: queda de 0,2%
  • Norte: queda de 0,6%
  • Centro-Oeste: queda de 1,1%
  • Nordeste: queda de 1,8%

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:

  • Sul: alta de 5,2%
  • Sudeste: alta de 4,4%
  • Norte: alta de 3,6%
  • Centro-Oeste: alta de 3,2%
  • Nordeste: alta de 3,1%

Vendas no 2º trimestre de 2024

Já considerando o desconto da inflação, as vendas no 2º trimestre de 2024 caíram 1,2% em relação ao mesmo trimestre de 2023.

Em termos nominais, houve crescimento de 2,5%.

Faturamento do Varejo no 1º semestre de 2024

Já descontada a inflação, as vendas no 1º semestre de 2024 caíram 0,7% relação ao mesmo semestre em 2023.

Houve retração do Varejo em quatro meses do semestre: janeiro, março, abril e junho.

Em termos nominais, o faturamento do Varejo subiu 3% no semestre.

O que é o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA)

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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