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Índice ICVA

ICVA mostra que festas juninas impulsionam alta de 3,8% do comércio em cinco estados do Nordeste

Maranhão registrou a maior alta entre os estados. Já entre as cidades, Campina Grande (PB) e Mossoró (RN) são os destaques.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor segura um tablet, onde confere os dados do ICVA das festas juninas no Nordeste

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que a realização de festas juninas contribuiu para alta de 3,8% do comércio em cinco estados do Nordeste.

O levantamento analisou o período entre os dias 1º e 24 de junho em comparação com período similar de 2023.

Entre os cinco estados analisados, o Maranhão apresentou o maior salto de vendas, com crescimento de 5,4%.

Em seguida, aparecem:

  • Paraíba e Pernambuco: ambos com alta de 3,7%
  • Rio Grande do Norte: alta de 2,4%
  • Alagoas: alta de 0,9%.

Campina Grande tem a maior alta entre as cidades

Com crescimento de 6,7% no comércio, Campina Grande (PB) é o destaque entre os locais que organizam as festas mais tradicionais.

A cidade paraibana realiza o famoso São João de Campina Grande, considerada a maior festa junina do mundo.

Na sequência, estão:

  • Mossoró (RN): alta de 4,2%
  • São Luís (MA): alta de 3,8%
  • Caruaru (PE): alta de 3,2%
  • Maceió (AL): alta de 0,7%

“Historicamente as festas juninas são importantes datas para a economia nordestina. As cidades se preparam para receber turistas, promover shows e outros tipos de atrações. Essa ampla movimentação em torno dos festejos impulsiona diferentes segmentos do Varejo, como alimentação, lazer, turismo e transportes. Os dados demonstram a força das festas juninas para o comércio”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Turismo & Transporte é destaque setorial

As festas juninas colaboraram com o faturamento do segmento de Turismo &Transporte nos estados de:

  • Alagoas: alta de 6,1%
  • Maranhão: alta de 4,2%
  • Rio Grande do Norte: alta de 4,1%
  • Pernambuco: alta de 1,7%

Apenas a Paraíba não teve alta no setor, que teve retração de 2% neste estado.

Já o segmento de Alimentação (Bares & Restaurantes), houve alta nos cinco estados analisados. Confira:

  • Pernambuco: alta de 6%
  • Paraíba: alta de 3,2%
  • Alagoas: alta de 2,3%
  • Maranhão: alta de 0,9%
  • Rio Grande do Norte: alta de 0,1%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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