ICVA: Dia das Crianças aquece o Varejo e impulsiona alta de 6,7%
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o comércio brasileiro apresentou desempenho positivo na semana do Dia das Crianças 2025. Entre os dias 6 e 12 de outubro, o faturamento nominal cresceu 6,7% em relação ao mesmo período de 2024.
O avanço foi observado tanto no varejo físico, que registrou alta de 6%, quanto no e-commerce, que teve crescimento ainda maior: 9,7%.
O comportamento do consumidor mostra que, mesmo em um cenário de cautela econômica, datas comemorativas continuam a ser importantes propulsoras do consumo e da movimentação no comércio.
Em 2025, o Dia das Crianças reforçou o papel das experiências e da conveniência nas decisões de compra.
Os setores mais ligados à data apresentaram desempenho acima da média do Varejo.
Turismo & Transporte liderou com alta de 11,8%, refletindo o aumento de viagens em família mesmo sem feriado prolongado.
Recreação & Lazer (6%), Vestuário (3,7%), Lojas de Brinquedos (2,7%) e Livrarias & Papelarias (2%) também registraram avanços, reforçando o apelo emocional e educacional da data.
Com alta de 7,3%, as lojas de rua tiveram desempenho mais expressivo do que as lojas de shopping, que tiveram alta de 1,5%).
Este movimento demonstra a força do comércio de vizinhança e a busca por praticidade e preços competitivos.
Os setores “presenteáveis” cresceram 4,6%, enquanto os demais setores avançaram 7,1%, sinalizando que o efeito positivo da data comercial se espalhou por diferentes segmentos.
“O Dia das Crianças reforçou sua importância no Varejo nacional, registrando crescimento tanto no e-commerce quanto nas lojas de rua. O consumidor buscou experiências, qualidade e praticidade, impulsionando setores como Turismo, Lazer e Brinquedos. O desempenho positivo sinaliza um último trimestre promissor para o varejo, antecipando tendências para Black Friday e Natal”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.
Todas as regiões do país apresentaram crescimento, com destaque para o Sul (8,8%), impulsionado pelo bom desempenho do Rio Grande do Sul (10,8%).
Já as demais regiões tiveram os seguintes resultados:
- Nordeste: alta de 6,8%
- Centro-Oeste: alta de 6,4%
- Norte: alta de 5,8%
- Sudeste: alta de 4,9%
Sinal positivo para o 4º trimestre
O resultado do ICVA para o Dia das Crianças indica que o varejo entra no último trimestre de 2025 em trajetória de recuperação gradual.
Após um período de ajustes e desaceleração em alguns setores, o avanço registrado em outubro é um sinal de confiança e de retomada do consumo das famílias.
Além do efeito direto na economia, o comportamento do consumidor observado nesta data traz pistas importantes para as próximas campanhas promocionais.
O crescimento expressivo do e-commerce e a preferência por compras em lojas de rua podem orientar estratégias de precificação, logística e comunicação para a novembro (quando ocorre a Black Friday) e dezembro (mês do Natal, principal data do calendário comercial).
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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