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Índice ICVA

ICVA: vendas no Varejo ficam estáveis em maio

Enquanto Bens Não Duráveis cresceu, puxado por Supermercados e Hipermercados, Bens Duráveis e Serviços registraram queda. Rio Grande do Sul teve alta de 4,7%, impulsionado por artigos de primeira necessidade
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor avalia dados do ICVA Cielo em um tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o faturamento do Varejo em maio ficou estável (0%), em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já contempla o desconto da inflação.

Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação – houve alta de 4%.

Ao descontar a inflação, o macrossetor de Bens Não Duráveis apresentou alta de 2,5% nas vendas, com destaque para os segmentos de Supermercados & Hipermercados, Cosméticos e Varejo Alimentício Especializado.

Por outro lado, macrossetores de Serviços e Bens Duráveis & Semiduráveis registraram quedas de 5,1% e 1,7%, respectivamente.

Em Serviços, o resultado negativo foi fortemente influenciado pelo segmento de Turismo & Transporte.

Já Vestuário & Artigos Esportivos foi responsável por gerar o maior impacto na retração do macrossetor de Bens Duráveis & Semiduráveis.

“O Dia das Mães representou um alento para o Varejo no mês de maio. Setores presenteáveis, como Óticas & Joalherias, tiveram desempenho acima da média. O segmento de Móveis, Eletro & Departamento seguiu na mesma direção e ajudou o comércio de maneira geral a não registrar variação negativa”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Apesar das enchentes, Rio Grande do Sul tem alta nas vendas

O Varejo no Rio Grande do Sul cresceu 4,7% em maio, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Em termos nominais, a alta foi de 8,6%.

“Apesar das enchentes que assolaram o estado durante o mês, o faturamento do Varejo subiu, impulsionado principalmente pela compra de produtos essenciais encontrados em supermercados, postos de gasolina e farmácias”, afirma Alves.

“Houve crescimento também no setor de Móveis, Eletro & Departamento, possivelmente provocado pelas perdas de itens desta categoria nas enchentes”, completa.

O executivo lembra que o Governo Federal divulgou medidas de auxílio financeiro para a população do estado, como saque antecipado do FGTS, antecipação do Bolsa Família, restituição do imposto de renda e liberação de duas parcelas antecipadas do seguro-desemprego.

“Essas medidas podem ter contribuído para o crescimento do comércio no estado ao longo do mês de maio”, diz Alves.

E-commerce e vendas presenciais no Brasil

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 5,8% em maio no país.

Já as vendas presenciais cresceram 3,6% em relação ao mesmo mês de 2023.

Combustível puxa alta na inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,44% para o mês de maio.

Segundo o instituto, o principal impacto de alta veio do reajuste de preço da gasolina.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em maio foi de 3,7%.

Entre as regiões, apenas Norte apresenta queda nas vendas

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a maio de 2023 foram:

  • Sul: alta de 3,2%
  • Nordeste: alta de 0,8%
  • Centro-Oeste: alta de 0,4%
  • Sudeste: alta de 0,4%
  • Norte: queda de 0,1%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:

  • Sul: alta de 7,1%
  • Nordeste: alta de 5,6%
  • Sudeste: alta de 5,2%
  • Norte: alta de 4,3%
  • Centro-Oeste: alta de 3,5%.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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