Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Apostar em uma franquia pode ser uma alternativa de negócio rentável

Publicado por Equipe Cielo

Está prestes a entrar no mundo dos empreendimentos? Saber qual é a vantagem de ter uma franquia pode ser uma ótima opção, levando em conta, lógico, algumas considerações que poderão ser importantes para a sua tomada de decisão. Dessa forma, você não fica “perdido”.

Um ponto positivo nós já podemos adiantar: ter uma autorização para usar uma marca já consolidada no mercado diminui os riscos da sua gestão. Sem falar que boa parte do trabalho que você teria para construir uma empresa, como a de uma franquia, já foi feito.

Vamos entender melhor como montar uma franquia pode trazer benefícios para que você possa avaliar se essa é a melhor opção de empreendimento.

Leia mais: Franquias promissoras para cidades pequenas

Qual é a vantagem de ter uma franquia? Confira 10 motivos para ter uma!

Abrir um negócio comum ou uma franquia vai demandar processos bem diferentes.

No primeiro, você terá que construir a reputação da marca do zero. Já no caso de saber como abrir uma franquia, o desafio é manter a credibilidade que foi construída pelo franqueador ao longo dos anos.

Portanto, a atenção deve ser sempre redobrada, pois as consequências dos seus atos afetam centenas de outras franquias da rede. Explicaremos melhor nos tópicos abaixo.

1 – Credibilidade já construída

Construir uma reputação é sempre um trabalho desafiador. Por isso, para responder sua dúvida sobre qual é a vantagem de ter uma franquia, podemos dizer que iniciar uma jornada empreendedora com uma imagem já consolidada faz toda a diferença.

Considerando esse fato, o franqueado pode usufruir de vantagens devido à uma reputação financeira respeitável da marca. Por isso, ele encontrará um mercado com descontos atraentes, prazos de pagamentos mais longos e em condições especiais. Tudo isso será fundamental para que a sua empreitada dê certo.

Essa vantagem se estende aos produtos, pois você não terá que lançar novos itens e testar a aceitação do consumidor. Seu cardápio já está completo e o público-alvo já o conhece.

2 – Risco mínimo

Todas as vantagens de ser um franqueado que citamos no tópico anterior corroboram com este.

Ao saber como iniciar uma franquia, você já terá planos de negócios sólidos e testados no mercado. Por isso, se comparar com um empreendimento comum, a probabilidade de fracassar é muito menor.

Além disso, quando se inicia o processo de abertura, já terá um auxílio de gestão especializada, o que certamente será crucial para potencializar os números do negócio e já serve como resposta também quando você pesquisa sobre qual é a vantagem de ter uma franquia.

3 – Financiamento acessível

Como falamos, apostar em uma franquia traz diversos benefícios. Um deles, por exemplo, é poder solicitar financiamentos em instituições bancárias com uma facilidade maior e reforçar o seu capital de investimentos.

Isso é possível pelos bons números que esse tipo de empreendimento coleciona ao longo dos anos.

4 – Garantia de mercado

É muito diferente entrar em um empreendimento que já conhece os produtos e serviços que a sua empresa oferece. Ou seja, esse é um item indiscutível quando você quer saber qual é a vantagem de ter uma franquia.

Além disso, o franqueador já conta com informações precisas do público-alvo. Ou seja, realizar as suas estratégias será muito menos trabalhoso, pois já se sabe qual é o perfil do cliente que deseja atrair.

5 – Economia certa

Não existe negócio próspero que tenha dado certo sem investir em divulgação. E nesse ponto quem abre uma franquia também sai na frente.

Os investimentos destinados a ações de marketing serão rateados entre os franqueadores da rede. Isso representa uma economia substancial nos valores e o retorno, ainda assim, será atrativo quando você for ponderar qual é a vantagem de ter uma franquia.

6 – Marketing de forma personalizada

Uma das vantagens de ser um franqueado é que você não vai precisar “gastar” tempo pensando uma estratégia. Quando assumimos esse papel, já temos acesso a um marketing especializado e consistente.

Desta forma, a energia, principalmente, do empreendedor pode ser colocada em outras ações que também são importantes para o negócio.

7 – Controle de qualidade

Além das dúvidas sobre qual é a vantagem de ter uma franquia, essa é uma das principais preocupações para quem vai abrir um negócio. Porém, o benefício é exatamente este: o padrão de qualidade precisa ser mantido.

Com a ajuda, para que o desempenho dos trabalhadores tenha um padrão, fica mais fácil manter a qualidade e, com isso, colher bons resultados.

Por este motivo, antes de pensar em como montar uma franquia, é interessante fazer uma pesquisa sobre quais são os requisitos básicos para que o negócio inicie.

8 – A inovação não para

Mesmo que esse tipo de empreendimento aconteça de forma padronizada, não quer dizer que será o mesmo e não poderá sofrer alterações.

O que acontece é que os franqueadores estão em um trabalho constante de inovação. Afinal de contas, eles precisam atrair novos clientes, criar produtos diferenciados para se destacar entre os concorrentes, dentre outros objetivos.

Desta forma, é essencial quando for pesquisar sobre como iniciar uma franquia procurar por uma marca comprometida e tenha este pensamento de inovação constante. Assim, será certo de que a “sua empresa” não ficará desatualizada.

9 – Suporte de pessoas que entendem do negócio

Entre as outras vantagens de ser um franqueado é que você terá um auxílio o tempo todo. Assim, o sucesso de negócio acontecerá de forma mais certa.

Geralmente, este suporte que a franqueadora dá ajuda no processo de abertura da empresa. Além disso, esta assistência é realizada durante o gerenciamento da operação.

A maioria destes “apoios” estão baseados na escolha do ponto comercial, da lista de colaboradores e até mesmo na estratégia de marketing que será executada.

Fora que o franqueador oferece diversos treinamentos para que o produto da marca, por exemplo, chegue ao consumidor com o padrão estabelecido.

Você precisa levar isso em conta ao avaliar qual é a vantagem de ter uma franquia, não é mesmo?

10 – Treinamento para os funcionários

Dar suporte ao colaborador nem sempre é uma tarefa muito fácil, não é? Por isso, mais uma vez, é importante o empreendedor entender, principalmente, como será feito o treinamento dos funcionários.

Em quase todos os casos, os franqueadores oferecem treinamento, pois é desta forma que o padrão de qualidade da marca será mantido.

E aí, após entender qual é a vantagem de ter uma franquia, gostou desse pedacinho do universo que apresentamos? Esperamos que este conteúdo realmente tenha lhe ajudado de alguma forma.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288