5 tipos de clientes: como identificar e adaptar sua estratégia de vendas
Cada cliente apresenta características e necessidades diferentes, o que torna a abordagem de cada negócio personalizada para o sucesso nas vendas. Para ter sucesso na comunicação e vendas, conhecer os tipos de clientes é fundamental.
Reconhecer as diferenças permite que cada loja adapte suas estratégias, marketing e comunicação de acordo com os diferentes tipos de clientes e aumente as chances de atender às suas expectativas e fechar negócios.
Além disso, a personalização no atendimento ao cliente ajuda a melhorar a experiência de compra e ajuda a construir relações duradouras.
Para te ajudar a conhecer os tipos de clientes e criar estratégias eficazes de compra de acordo com o seu público, leia este artigo até o final e descubra!
Boa leitura!
Por que é importante conhecer os tipos de clientes?
Conhecer os tipos de clientes é importante para construir relacionamentos mais sólidos e duradouros com o cliente, e é fundamental para que o seu negócio continue crescendo.
Quando uma empresa se aprofundar nesse conhecimento, é possível ajustar campanhas de marketing, melhorar a experiência de atendimento ao cliente e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades do público.
Afinal, você quem não gostaria que o seu negócio fosse lembrado por oferecer experiências únicas e personalizadas?
Quais são os principais tipos de clientes?
É muito comum que os clientes que procuram por determinado tipo de produto ou serviço tenham as mesmas necessidades e estejam em busca de uma solução.
Entretanto, eles não possuem o mesmo perfil. Cada cliente tem um conjunto único de comportamentos e expectativas que influenciam suas decisões de compra.
Confira 5 categorias diferentes de clientes!
- Potencial: são aqueles que ainda não compraram de você, mas demonstram interesse. Eles ainda estão em fase de descoberta e conhecimento sobre o seu negócio e precisam de incentivos para considerar comprar/contratar a sua empresa.
- Novo: são os clientes que realizaram a primeira compra em sua loja. Já tiveram a sua primeira experiência como clientes do seu negócio, mesmo que eles já tenham te conhecido anteriormente.
- Recorrente: são aqueles que já te visitaram mais de uma vez e retornam com frequência, pois já conhecem o seu negócio e tiveram experiências positivas. Esses já possuem uma relação de confiança com a marca.
- VIP: é aquele cliente que te conhece pelo nome e está sempre comprando com você. Além de te visitar com frequência, eles também compram e apresentam um ticket médio mais alto que os dos outros clientes.
- Ausente: esses são os clientes que compravam, mas não compram mais e nem se relacionam com a sua marca já há algum tempo. Esses precisam de incentivos para retornar, como promoções e ofertas, por exemplo.
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Como identificar os tipos de clientes?
Para você conhecer os tipos de clientes e suas características, você pode seguir algumas etapas que ajudam na identificação. Além de te ajudar a conhecer melhor os clientes, elas podem ser eficazes em suas estratégias de vendas. Veja a seguir!
- Faça a coleta de dados: você pode fazer uma pesquisa simples para coletar dados sobre os hábitos e preferências dos clientes. Utilize ferramentas como formulários de feedback, interações nas redes sociais com a marca e histórico de compra.
- Analise os dados coletados: procure por padrões que possam te ajudar a indicar as preferências e padrões de comportamento comuns.
- Classifique os clientes por tipos: classifique-os em categorias diferentes de acordo com as que citamos anteriormente. Essa classificação permite a personalização e engajamento de cada grupo, além de maximizar as suas estratégias de vendas.
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Como adaptar sua estratégia de vendas aos tipos de clientes?
Agora que você já identificou os diferentes tipos de clientes, pode começar a adaptação das suas estratégias de vendas para atender às necessidades específicas de cada grupo.
Para isso, você deve entender primeiro o objetivo com cada cliente, levando em consideração a fase de relacionamento que ele possui com a sua marca antes de criar as estratégias.
Veja as dicas a seguir para você colocar em prática!
Clientes potenciais
O objetivo com os clientes potenciais é convertê-los em clientes ativos.
Para isso, você pode usar algumas estratégias, como o envio de e-mail marketing com conteúdos educativos que possam ajudá-los a resolver alguma necessidade. Além do e-mail, você também pode usar o site como estratégia de atração desse público.
Além disso, ofereça incentivos para a primeira compra, como descontos de boas-vindas ou amostras grátis. Você também pode aceitar métodos de pagamento diversificados, como cartões de crédito, débito e outras outras opções digitais para facilitar a compra.
Considere oferecer pagamento parcelado em mais vezes. Isso pode ser atraente para novos clientes.
Clientes novos
Para criar uma boa impressão e aumentar as chances deles comprarem novamente com você, ofereça um desconto ou benefício para a segunda compra, o que pode incentivar o retorno.
Continue criando um relacionamento forte com esse cliente, com o envio de e-mails personalizados e com a geração de conteúdo em blogs e redes sociais que ajudem a conhecer melhor a sua marca e o seu produto.
No pagamento, você pode oferecer diferentes formas, incluindo cartões de crédito e sistemas de pagamento online.
Não esqueça: se o negócio for online, facilite o checkout com opções de compra e pagamento depois, como se fosse um financiamento. Isso pode ser atraente para novos clientes.
Clientes recorrentes
Para manter esses clientes recorrentes engajados, você pode oferecer recompensas por sua fidelidade. A criação de programas de fidelidade, descontos exclusivos ou compras com pontos podem incentivá-los a continuar escolhendo a sua empresa.
Além disso, continue se comunicando com ele por e-mail marketing com recomendações personalizadas baseadas no histórico de compras para novos negócios. Ofereça também promoções exclusivas para eventos especiais para fortalecer o vínculo.
Ofereça sempre opções de pagamentos especiais, para facilitar a continuidade nas compras. Considere um desconto para pagamentos à vista, que pode ser atraente para os clientes que compram com frequência.
Clientes VIPs
Para manter o cliente VIP fidelizado, proporcione atendimento mais personalizado, com consultorias ou brindes exclusivos.
Você também pode enviar esses brindes no aniversário dele como uma forma de reconhecimento.
Além disso, crie experiências diferenciadas, como pré-lançamentos ou eventos especiais para os clientes VIP.
Clientes ausentes
Com o objetivo de reativar o interesse desse cliente, você pode enviar mensagens SMS ou e-mails com descontos especiais ou ofertas exclusivas para convidá-los a retornar.
Você pode também perguntar o motivo pelo qual deixou de comprar, mostrar novidades ou melhorias e atualizações no seu produto/serviços.
Permita opções de pagamento flexíveis para facilitar a recompra, como parcelamento ou pagamento à vista com desconto. Ofereça um código de desconto em sua próxima compra, para deixar a experiência de compra mais atraente.
Conheça os seus clientes de forma estratégica com a ajuda do Cielo Farol. Confira aqui!
Conclusão
Conhecer os tipos de clientes é uma estratégia poderosa que contribui para o sucesso de qualquer negócio. Então, que tal começar hoje a pesquisar sobre os clientes?
Ao entender e adaptar suas estratégias para atender a cada tipo, você não apenas irá melhorar suas vendas, mas também construir relacionamentos duradouros.
Afinal, os clientes não são números; são parceiros em potencial em sua jornada de negócios.
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