Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

O que é Open Banking? Tudo o que você precisa saber

Publicado por Equipe Cielo

Notebook com ilustrações de gráficos e dados saindo da tela. De ambos os lados há notas de dinheiro e um celular a frente. Linhas conectam esses objetos, representando o Open Banking.

O Open Banking é um dos assuntos mais falados sobre o sistema financeiro ultimamente. E não é por acaso. Com ele, a oferta de serviços e produtos bancários personalizados promete ser mais alinhada à necessidade dos clientes, tornando o mercado mais competitivo.

Quer entender o que é o Open Banking e como ele funciona? Vamos abordar o tema neste artigo!

Já tem uma vaga ideia sobre o tema, mas ainda não parou para pensar em qual impacto ele traz para você?

Então, reunimos algumas das principais dúvidas sobre o tema para você entender direitinho como funciona o Open Banking e quais benefícios ele traz para você.

Entenda o que é Open Banking

Esse é um termo em inglês que, em português, significa “sistema financeiro aberto”.

Segundo o Banco Central do Brasil (BC), o Open Banking é a “possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central”.

Ele está em fase de desenvolvimento e sua implementação é dividida em quatro partes, sendo uma delas possibilitar que a movimentação das contas bancárias possa ser feita, de forma ágil e segura, através de outras plataformas – além do site ou do aplicativo do seu banco.

Como funciona o Open Banking na prática?

De forma resumida, para explicarmos o que é Open Banking, podemos falar que trata-se de um sistema padronizado de compartilhamento de dados financeiros.

Com a padronização de informações, processos e tecnologias, as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo BC (bancos, cooperativas e instituições financeiras/pagamento) acessam informações de seus clientes através desse sistema integrado, desde que o cliente autorize o compartilhamento dos seus dados.

A partir disso, tais instituições poderão usar estes dados para oferecer produtos e serviços mais competitivos e personalizados. Esse é um dos benefícios do Open Banking, mas para entender melhor sobre esse e todos os demais, é preciso se aprofundar um pouco mais no tema, como faremos abaixo.

O Open Banking é seguro?

Depois de entender o que é Open Banking, pode surgir a dúvida sobre esse sistema ser ou não seguro.

Sim! A segurança é um dos principais requisitos do Open Banking e você não precisa se preocupar em relação a isso.

Com ele, os clientes têm total controle dos seus dados e o sistema possui diversas camadas de segurança autenticadas pelo consumidor e as instituições participantes.

Normas rígidas de segurança cibernética são seguidas e um dos benefícios do Open Banking é que ele também estabelece regras que preveem a responsabilização das instituições e seus dirigentes.

Tudo é supervisionado pelo Banco Central do Brasil.

Como isso é feito?

Agora você já sabe o que é Open Banking e que ele é seguro. Porém, para entender como isso é possível, deve-se ter em mente que o compartilhamento de dados é realizado com a integração dos sistemas das instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Essa integração é feita pela disponibilização de uma Application Programming Interface (API) padronizada.

As APIs são formas de conexão simples que permitem que diferentes plataformas troquem informações entre si e possam funcionar de forma integrada.

Ficou mais fácil entender como funciona o Open Banking dessa forma? Calma que ainda vamos explicar mais sobre ele.

Avaliar dados bancários

Conforme mencionado acima, o compartilhamento dos dados apenas é realizado mediante o consentimento prévio do titular da informação.

Essa autorização é concedida eletronicamente e pode ser cancelada sempre que a pessoa desejar. Sabendo disso, fica mais fácil entender o que é Open Banking e confiar nele, não acha?

Como acontece o compartilhamento de dados dos clientes?

Para compreender como funciona o Open Banking e todo esse processo, saiba que esse tipo de compartilhamento deve respeitar três etapas: consentimento, autenticação e confirmação.

Tudo deve ser realizado exclusivamente por canais eletrônicos e as instituições participantes devem garantir a clareza nas informações relacionadas à cada etapa, assegurando também a segurança, agilidade e precisão destes canais.

Quando o Open Banking entrou em vigor?

O Open Banking está sendo implementado em fases até 2022. De acordo com as informações do BC, o cronograma de implementação tem quatro fases, sendo elas:

  • 1ª fase (iniciada em 01/02/2021): as instituições participantes disponibilizam informações padronizadas ao público sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários tradicionais que oferecem;
  • 2ª fase (iniciada em 13/08/2021): compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários (contas, crédito e pagamentos);
  • 3ª fase (início previsto para 29/10/2021): aqui tem início a integração nas prestações de serviços, começando pelos meios de pagamento. Esta fase acontece gradativamente. Primeiro, serão integradas as transações via Pix. Depois, já em 2022, é a vez dos pagamentos com TED e transferências entre contas na mesma instituição, seguido pelos pagamentos em boletos e, por último, pelos pagamentos com débito em conta;
  • 4ª fase (início previsto para 15/12/2021): nesta fase, o foco é no serviço de credenciamento e compartilhamento de dados de serviços como conta-salário e produtos de investimentos, câmbio, seguros e previdência (como a previdência privada, por exemplo).

Quais são os benefícios do Open Banking?

Ao entender o que é Open Banking, vale a pena pensar qual a vantagem que você terá com ele.

Entre os principais benefícios do Open Banking, podemos destacar:

  • Aumento da competição: o acesso aos dados dos usuários permite que as instituições financeiras autorizadas pelo BC ofereçam produtos e serviços para clientes dos concorrentes. Com isso, o consumidor pode ter mais vantagens e tarifas melhores;
  • Melhor experiência: os clientes poderão, por exemplo, ver todas as suas informações financeiras em um único local;
  • Controle de finanças: a centralização das informações facilita não só o acesso para os clientes, mas também o controle da vida financeira;
  • Controle sobre seus dados: ao colocar o consumidor no centro do novo sistema, o Open Banking permite que você tenha controle sobre seus dados – que antes pertenciam aos bancos. Sempre que desejar, você pode compartilhar suas informações financeiras com as instituições que escolher;
  • Portabilidade: o Open Banking dá um fim no excesso de burocracia na contratação de serviços e produtos. Em vez de papelada e muita documentação, a portabilidade entre as instituições poderá ser feita em um único ambiente. Basta você autorizar o compartilhamento dos seus dados;
  • Mais transparência: o compartilhamento de dados traz maior transparência para os usuários a respeito de serviços e produtos disponíveis. Importante ressaltar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe uma maior proteção para o uso de informações, sendo essa uma premissa para o regular funcionamento do Open Banking.

Open Banking: revolução do setor financeiro

Quando você entende como funciona o Open Banking, consegue ver que ele traz muitas mudanças que prometem revolucionar o setor financeiro brasileiro nos próximos anos e os benefícios da iniciativa devem ser percebidos de forma mais clara com o tempo.

Ressalta-se que ele não é uma exclusividade do Brasil. Se ele é novidade por aqui, já é uma realidade em lugares como a Austrália e a União Europeia, além do Reino Unido – referência em sistemas financeiros e pioneiro na implementação de um processo de compartilhamento de dados nesse segmento.

Na prática, ao saber o que é Open Banking, percebe-se que o maior beneficiado é o cliente, que passa a contar com serviços e produtos em um mercado mais competitivo e inovador.

Se tiver mais dúvidas e informações sobre o Open Banking, consulte a área de perguntas e respostas disponível no site do Banco Central.

Caso precise de mais dicas para seu negócio, não deixe de conferir nosso blog com muitos conteúdos atualizados.

Porém, se busca ajuda para melhorar o sistema financeiro de sua empresa, pode contar com a Cielo e escolher a melhor máquina de cartão de crédito.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288