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9 ideias de promoção para restaurante. Saiba como atrair e fidelizar mais clientes

Além de um bom menu, quem tem um restaurante deve saber elaborar ações para vender mais e fazer os clientes voltarem muitas vezes. Este texto pode inspirar você a criar promoções para o seu estabelecimento!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor de camisa branca e avental sorri após ler ideias de promoção para restaurante em seu tablet.

Ter boas ideias de promoção para restaurante é muito importante em um meio tão concorrido.

Afinal, se você não investir em táticas para atrair clientes, as pessoas acabam indo para a concorrência.

E mesmo se você abriu seu negócio com pouco dinheiro, existem maneiras bem simples e eficientes de melhorar seus resultados mesmo assim.

Para saber mais, siga a leitura e conheça nove ideias de promoção para restaurantes.

Por que investir em ideias de promoção para restaurante?

Boas ideias de promoção para restaurantes podem ajudar empreendedores do ramo de alimentação de várias formas.

Veja algumas abaixo.

Atrair novos clientes

Chamar pessoas para seu espaço é importante para quem está começando o seu negócio ou já está há um tempo no mercado e precisa aumentar sua clientela.

Afinal, uma boa promoção pode representar o diferencial competitivo necessário para que uma pessoa troque um estabelecimento concorrente pelo seu.

É importante nunca deixar de investir em formas de captar novos consumidores, pois o público ganha novas opções a cada dia.

Melhorar o seu ticket médio

Às vezes, o restaurante está com bom movimento, mas a receita ainda pode melhorar.

Para isso, é preciso oferecer vantagens que incentivem o público a gastar mais no seu estabelecimento.

Assim, é possível aumentar o ticket médio, que é uma média do valor que cada cliente rende ao negócio.

Recuperar antigos clientes

O mercado do setor de alimentação está sempre se renovando e é comum que antigos clientes deixem de frequentar o seu restaurante para ir a outro lugar.

Afinal, seus concorrentes também vão testar novas ideias de promoção para os restaurantes deles.

Por isso, é importante dar uma atenção especial para o público que já conhece o seu espaço, mas por algum motivo deixou de aparecer. Pense em ações de relacionamento, que valorizem quem frequenta seu estabelecimento.

Fidelizar seu público

Cada cliente que aparece representa uma oportunidade de fidelização, para que siga consumindo no seu estabelecimento ou pedindo seu delivery.

Para aproveitar, é importante mostrar a ele o quanto é vantajoso continuar prestigiando seu negócio.

Seja qual for o perfil do seu restaurante, a fidelização é necessária para a estabilidade financeira do negócio.

Qual é a importância de definir um objetivo?

Na hora de pensar nas ideias de promoção para restaurante, é preciso definir o seu objetivo – ou seja, ter em mente o que deseja alcançar com a sua iniciativa.

Para começar, identifique a principal necessidade da sua empresa.

Depois, ao avaliar cada ideia, se pergunte se e como ela vai ajudar a atingir seus resultados.

Afinal, uma promoção pensada para chamar novos fregueses é bem diferente de uma criada para fidelizar quem já consome no seu negócio.

Por isso, para que suas promoções sejam eficientes, pense sempre no seu objetivo antes de implementá-las.

Veja 9 ideias de promoção para restaurante

Agora que você já tem em mente o objetivo que pretende atingir, confira algumas ideias de promoção para restaurantes.

1. Crie a oferta do dia

Faça um calendário e, a cada dia da semana, ofereça desconto em um prato ou combo.

Essa iniciativa fará com que os clientes que já conhecem o seu espaço experimentem refeições diferentes daquelas que costumam pedir.

Além, é claro, de atrair as pessoas pelo desconto.

2. Faça pratos combinados

Montar combos é uma estratégia para aumentar seu ticket médio, pois você incentiva o cliente a comprar algo a mais por um valor vantajoso.

Você pode criar combinações de pratos com sobremesa ou bebida ou juntar duas refeições que se complementam – como um bife junto com uma salada ou farofa, por exemplo.

Ao planejar os combos, pense se você gostaria da combinação oferecida se fosse cliente.

3. Tenha um menu executivo

O menu executivo é uma opção fixa de almoço, com um preço mais acessível em relação a outros pratos.

Geralmente, ele é composto por entrada, prato principal e sobremesa, sendo servido em dias úteis.

Além de atrair trabalhadores em horário de almoço pela sua praticidade, o menu executivo pode ser uma “porta de entrada” para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

4. Dê sobremesa de brinde

Quem não gosta de um brinde, não é mesmo?

E o brasileiro, em geral, ama doces.

Porém, muitas pessoas não têm o hábito de pagar pela sobremesa no restaurante. Mas é provável que elas não recusassem uma sobremesa gratuita.

Por isso, o brinde pode conquistar a simpatia e fazer a diferença quando o cliente for escolher um lugar para comer.

5. Ofereça entrega grátis a partir de determinado valor

Sem dúvidas, vender na internet é uma iniciativa bastante lucrativa.

Se você tiver autonomia para gerenciar suas entregas, ofereça o frete grátis caso o cliente gaste um determinado valor em seu pedido para aumentar o ticket médio. Não esqueça de avaliar os custos com a embalagem também.

Calcule bem sua margem de lucro para definir um valor que faça a promoção valer a pena.

6. Defina um desconto para aniversariantes

Oferecer um desconto ou até a gratuidade na refeição para quem faz aniversário é uma prática tradicional de restaurantes presenciais.

Espaços voltados para confraternizações, como pizzarias e churrascarias, fazem isso para que aniversariantes escolham estes espaços para a comemoração com amigos e familiares.

Ou seja, você dá a vantagem para uma pessoa e ganha com o consumo de várias outras.

7. Promova parcerias com empresas

Observe quais empresas têm sede na sua região e ofereça uma parceria para oferecer refeições aos funcionários, cobrando um valor vantajoso para pedidos a partir de um determinado número de pessoas.

Você pode fazer um plano mensal para almoços diários ou fechar um valor a cada evento feito no espaço.

Outra ideia é firmar uma parceria com estabelecimentos próximos, como lojas e estacionamentos, para que você dê desconto aos clientes dessas empresas e vice-versa.

Assim, tanto você quanto seu estabelecimento parceiro atrairão mais clientes.

8. Dê desconto para um segundo produto

Ao oferecer um valor menor por um produto a mais, você estimula o cliente a gastar mais no seu estabelecimento, aumentando assim o seu ticket médio.

Você pode dar o desconto na compra da refeição em si (para que um cliente leve alguém para comer junto) ou em itens diferentes, como uma salada ou um acompanhamento.

9. Monte combos em datas comemorativas

Muitos clientes procuram restaurantes em datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais. Essas ocasiões, portanto, são oportunidades de aumentar seu faturamento.

Mas, a concorrência é alta e, por isso, é preciso buscar meios de se sobressair.

Para isso, ofereça combos exclusivos combinando seus pratos e juntando bebidas e sobremesas. Outra boa ideia é oferecer pratos temáticos por um tempo curto e pode impulsionar as vendas explorando o gatilho mental da urgência.

E, se você trabalha com entregas, a Black Friday é sempre uma boa chance de aumentar seu número de pedidos.

Bônus: ideias para aumentar as vendas no restaurante

Além de sugerir algumas ideias de promoção para restaurantes, vamos mostrar também algumas iniciativas simples que podem ajudar a melhorar seus resultados:

  • Copos e embalagens personalizadas: o cliente gosta de se sentir especial e um simples ato de escrever seu nome no copo ou na embalagem pode conquistar sua simpatia.
  • Happy hour: escolha um dia na semana, geralmente de baixo movimento, para oferecer uma promoção no chopp.
  • Cupons de desconto: a cada refeição, entregue um cupom que vale um desconto na próxima.
  • Programa de indicações: dê um desconto para quem indicar um determinado número de novos clientes.

Descubra a importância de criar um programa de fidelidade

Seja qual for o seu motivo para buscar ideias de promoção para restaurantes, também é importante fidelizar seus clientes.

E uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é criando um programa de fidelidade.

Assim, fazer suas refeições no seu estabelecimento com frequência fica mais vantajoso para o cliente do que ir a locais diferentes.

Você pode bolar uma ideia simples, como carimbar um cartão para que, a cada dez refeições, o cliente ganhe uma gratuita.

Se quiser investir em uma ideia mais complexa, pode criar um sistema de pontos por refeição e disponibilizar um aplicativo.

Seja qual for o seu tipo de programa de fidelidade, é importante proporcionar ao cliente uma experiência tranquila na hora do pagamento.

No caso das vendas online, é preciso contar com um gateway de pagamento seguro para evitar o temido chargeback – ou seja, o cancelamento do pagamento, geralmente causado por fraudes no cartão.

Já nas vendas presenciais, é importante contar com uma maquininha que ajude a agilizar o atendimento e gerar uma boa impressão nas pessoas. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para pagar…

A Cielo LIO On, por exemplo, é uma frente de caixa móvel completa na mão dos seus funcionários e garante que as vendas sejam feitas em qualquer lugar do seu restaurante.

E além de aceitar todas as formas de pagamento, físicas e digitais, a LIO On:

  • Conta com mais de 50 apps para a gestão do seu negócio;
  • Está pronta para ser integrada com o sistema de automação do seu negócio;
  • Tem bateria de longa duração;
  • É uma máquina mais discreta e mais ergonômica, que conta com carregador magnético e conexão 4G.

Saiba mais sobre a maquininha inteligente da Cielo!

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