Ideias de promoção para loja de roupas. Aumente suas vendas!
Se você está pensando em ideias de promoção para loja de roupas, não tome nenhuma decisão antes de ler este artigo até o fim. Afinal, existem vários fatores que você deve levar em conta antes de bolar suas campanhas.
Esse planejamento é tão importante para grandes empresas quanto para negócios abertos com pouco dinheiro, que precisam conquistar seus primeiros clientes. Neste texto, vamos explicar cada um deles e ainda dar boas dicas de iniciativas para ajudar você a atingir seus objetivos.
Planeje para usar ideias de promoção para loja de roupas
Para criar boas ideias de promoção para loja de roupas, é preciso levar em consideração a realidade de cada negócio. Mesmo que você tenha os melhores produtos para vender na internet ou em lojas físicas, o planejamento é essencial para que você consiga sucesso no seu objetivo.
As respostas para as duas perguntas que vamos mostrar agora podem servir como ponto de partida para seu plano de vendas.
Quem é o público-alvo da sua loja de roupas?
Entender o perfil do consumidor que compra roupas com você é o primeiro passo. Afinal, todas as suas ações serão direcionadas a estas pessoas e, por isso, é preciso saber com quem você vai conversar.
Você pode conseguir boas informações realizando pesquisas de opinião – de preferência, oferecendo um desconto em troca da participação de clientes para ter boa adesão. A partir delas, crie personas – ou seja, personagens baseados nas informações e que são representações de quem consome no seu estabelecimento.
Vamos a um exemplo de persona de uma loja de roupas masculinas, que vende calças e camisas sociais: André, de 26 anos, conseguiu seu primeiro emprego e quer aproveitar o salário para comprar roupas para ir ao trabalho. A partir deste perfil, fica mais fácil elaborar as ações para alcançar seu público.
Quais são os produtos que eles mais compram?
Contabilizar os produtos que você vende é importante para ajudar a ter boas ideias de promoção para loja de roupas. Afinal, eles poderão revelar algumas tendências de consumo interessantes, além de aumentarem as chances de sucesso das suas iniciativas.
Você também pode criar estratégias para combinar seus produtos campeões de venda com itens encalhados no seu estoque. Qual é o seu ticket médio atual?
Quem é empreendedor precisa conhecer este termo: ticket médio é a média do valor que cada cliente rende ao negócio. É importante acompanhar sempre este dado, pois se ele estiver estagnado ou diminuindo, pode ser necessário criar campanhas para incentivar seus clientes a gastarem mais em suas compras.
No próximo tópico, vamos explicar melhor como as promoções podem ajudar com diferentes objetivos.
Qual é o seu objetivo com a promoção?
Antes de começar a listar ideias de promoção para loja de roupas, é preciso ter em mente o objetivo da iniciativa. Essa etapa é decisiva, pois é preciso definir um foco para poder concentrar seus esforços no resultado esperado.
Além disso, o objetivo ajuda na avaliação se a campanha deu certo e o que deve ser mantido ou mudado nas próximas.
Captar novos clientes
Se você ainda estiver montando seu negócio com um investimento modesto, este é o seu primeiro passo.
Oferecendo itens com bons descontos, criando promoções relâmpago e dando brindes, você poderá chamar a atenção de consumidores que ainda não conhecem seu negócio.
Aumentar seu ticket médio
Porém, algumas ideias de promoção para loja de roupas podem ser mais voltadas aos clientes que já compram com você. Nesse caso, você pode usar técnicas para incentivar cada consumidor a gastar mais em suas compras.
Criar combos de produtos ou aumentar o desconto conforme o número de itens comprados são exemplos de promoções para aumentar o ticket médio.
Resgatar antigos clientes
Comércios que precisam melhorar seus resultados podem direcionar seus esforços para reconquistar clientes que já compraram suas roupas.
Esta é uma forma de aproveitar que você tem dados de contato deste cliente e oferecer vantagens exclusivas para que ele se sinta especial. Afinal, se ele já comprou do seu negócio, é porque tem interesse nas peças que você vende, certo?
10 ideias de promoção para loja de roupas
Depois de analisar bem a realidade do seu negócio, chegou a hora de bolar ideias de promoção para loja de roupas.
Confira nossas dez sugestões abaixo.
1. Faça parceria com empresas de outros segmentos
Essa é uma boa alternativa para lojas físicas com estabelecimentos que ficam nas proximidades e que não sejam concorrentes, como restaurantes e estacionamentos.
É só oferecer um desconto nas suas roupas para os clientes dos seus parceiros, que fariam o mesmo em contrapartida. Assim, ambos ganham novos clientes.
2. Crie um programa de fidelidade
Grandes marcas já fazem isso para fidelizar consumidores e nada impede que sua loja de roupas também adote essa ideia. A cada compra, você pode dar pontos que podem ser trocados por descontos ou itens grátis.
3. Ofereça descontos progressivos
Você pode melhorar o ticket médio do seu estabelecimento oferecendo um desconto que aumenta conforme o número de peças que o cliente comprar.
Veja um exemplo:
- Duas peças: 10% de desconto;
- Três peças: 15% de desconto;
- Quatro peças ou mais: 25% de desconto.
4. Dê cupom para uma segunda compra
A cada venda fechada, ofereça ao cliente um cupom de desconto para a próxima compra. Assim, você incentiva o cliente a voltar e ainda ganha sua simpatia, o que ajuda na fidelização.
5. Monte combos promocionais
Oferecer conjuntos de peças por um preço mais atrativo do que os itens avulsos é uma das melhores maneiras de aumentar o ticket médio da sua loja.
Veja algumas opções para isso:
- Conjuntinhos de peças que combinem;
- Peças iguais com cores diferentes;
- Um item com bastante vendas e um ou mais com pouca saída;
- Conjuntos comemorativos para datas sazonais como Dia das Mães e Dia das Crianças.
6. Brindes e amostra grátis sempre funcionam
Oferecer um mimo é uma boa maneira de agradar o cliente e, por isso, é uma estratégia importante para a fidelização. E se você investir na impressão do seu logo no brinde, pode criar uma boa memória afetiva envolvendo sua marca.
Veja algumas sugestões de brindes:
- Nécessaire;
- Estojo de maquiagem;
- Cabide;
- Bottom;
- Squeeze;
- Espelho de bolsa;
- Aromatizador;
- Bloco e caneta;
- Calendário;
- Chaveiro;
- Marcador de página;
- Doces.
7. Invista em promoção relâmpago
Uma promoção relâmpago é uma forma de acionar o gatilho mental da urgência, incentivando o cliente a fazer novas compras.
A cada dia, você pode aplicar um desconto em um produto que tenha baixa saída e divulgar em suas redes sociais ou enviar mensagens aos clientes. Esta é uma ideia interessante para datas sazonais como Natal e Black Friday.
8. Desconto especial por indicação
Se o seu objetivo for conquistar novos clientes, ofereça um bom desconto para quem indicar sua loja a amigos ou familiares. Comunique os termos com clareza para evitar confusões e avise que a promoção é não cumulativa para evitar prejuízos.
9. Promoção pague 2 e leve 3
Esta é uma boa estratégia para vender peças com baixa saída. Basta oferecer uma peça grátis na compra de outras duas – ou seja, três pelo preço de duas. E se você precisar vender as peças desesperadamente, adote o clássico “pague um e leve dois”.
10. Cashback
Cashback significa a devolução para o cliente de uma parte do valor gasto na compra. Sua loja pode criar um programa próprio, mas isso pode ser trabalhoso. Por isso, pode ser melhor firmar parceria com uma plataforma especializada, como Ame, Méliuz e MyCashBack.
Como fazer um anúncio de promoção para atrair clientes?
Neste texto, além de apresentar dez ideias de promoção para loja de roupas, também mostramos o que você deve levar em consideração na hora de criar sua campanha.
Agora, a próxima etapa é mostrar suas vantagens para os consumidores com um bom anúncio.
Para isso, é importante seguir essas etapas:
- Crie um título atraente para chamar a atenção;
- Na descrição, seja claro ao explicar como funciona a promoção e destaque seus benefícios;
- Use um design envolvente, conforme as características do seu público;
- Finalize o texto com uma chamada para a ação, ou seja, uma frase convidando o cliente a conferir a promoção;
- Escolha os canais de divulgação adequados para que seu público encontre o anúncio.
Depois que você conseguiu atingir seus objetivos, o próximo passo é fidelizar o consumidor. Um ótimo atendimento desde o primeiro contato até o pós-venda e uma embalagem caprichada, se possível com um brinde, podem ser diferenciais competitivos.
Outra boa prática é garantir uma experiência tranquila e fluida no pagamento. Para isso, você pode utilizar com maquininhas de cartão para sua loja presencial ou, em caso de vendas pela internet, com um gateway de pagamento.
No e-commerce, considere que a segurança é essencial para minimizar o abandono de carrinho e ajudar a evitar o chargeback – ou seja, o cancelamento de uma compra paga por cartão, geralmente causado por fraudes.
Além disso, oferecer diversas formas de pagamento também ajuda a criar uma boa experiência para quem compra, já que as pessoas podem pagar pelos seus produtos como preferirem.
Uma coisa é certa: com a Cielo, você pode aceitar tudo em pagamentos e vender com link de pagamentos, mais de 80 bandeiras de cartão de crédito e débito, Pix, pagamentos por aproximação, QR Code e até por WhatsApp!