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Como conquistar clientes? Veja 9 dicas essenciais

Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor apertando a mão do seu novo cliente após conquistá-lo.

Quando você tem seu próprio negócio, uma coisa é certa: por mais que a operação esteja atendendo um bom público, sempre precisará saber como conquistar clientes.

É claro que ter consumidores leais é essencial para qualquer marca. Contudo, considerando a sustentação dos negócios a longo prazo, os novos clientes são muito importantes para manter a empresa saudável.

Se o seu faturamento está estagnado ou vem diminuindo, é hora de realizar ações para alcançar pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas que nunca compraram de você.

Quer algumas dicas de como conseguir mais clientes? Aqui vamos abordar muitas. Leia até o final!

Veja também: Como encantar o cliente no primeiro atendimento?

Veja dicas de como conquistar clientes

Separamos abaixo algumas dicas muito importantes para conseguir mais clientela para o seu negócio. Afinal, além de saber fidelizar, você deve entender como é importante chamar a atenção de novas pessoas.

1. Como conseguir mais clientes com estratégia omnichannel

Esteja onde seus consumidores estão. Essa é a ideia ao adotar a estratégia omnichannel, que consiste em fazer a convergência de todos os canais da sua empresa.

Seus clientes interagem – e compram – com você de diversas maneiras: telefone, aplicativos de mensagens, balcão, site etc.

Você precisa compreender todos os pontos da jornada para saber como conquistar clientes e, a partir disso, criar formas consistentes de engajamento em cada etapa.

O objetivo é promover uma experiência única de consumo para os consumidores, independente do canal em que ele esteja.

2. Use bem as redes sociais

Uma dica infalível de como conseguir mais clientes é usar bem as redes sociais. Para isso, você precisa entender que elas são canais de atendimento e divulgação.

Em todas as razões, a interação é a palavra-chave para o sucesso. Seja para vender produtos, dar respostas ou divulgar seu portfólio de ofertas. Não deixe ninguém sem retorno nesses canais.

Envolva-se com seus clientes, solucione dúvidas e problemas, converse com sua audiência.

Não basta saber como usar o Instagram para vendas, é preciso cativar o seguidor em todas as suas publicações. É isso que o transformará em consumidor da sua empresa.

3. Faça parcerias com outras empresas

Outra forma de conquistar novos consumidores é por meio de parcerias com empresas que tenham uma base de clientes semelhante, mas que não sejam concorrentes diretos.

Assim, uma loja de roupas para gestantes pode fazer parceria com outra que vende produtos para bebês. Quem vende itens para artesanato pode fechar um acordo com quem oferece cursos na área, por exemplo.

O foco da parceria é criar estratégias que ajudem aqueles que querem aprender como conquistar clientes. Você pode oferecer descontos ou promoções especiais para direcioná-los entre os empreendimentos parceiros, estabelecendo uma relação “ganha-ganha”.

4. Crie promoções

Se tem algo que não mudou no comércio é a possibilidade de que uma promoção tenha como objetivo atrair clientes. Então, lance mão desse recurso sempre que precisar ampliar sua base.

Crie ofertas especiais para novos cadastros no seu site, ofereça promoções do tipo “compre 4 e leve 5” ou disponibilize descontos progressivos para quem não compra há algum tempo.

Não esqueça também de analisar o resultado obtido. Observe os dados e veja como é o comportamento de compra da sua clientela. Assim você terá mais informações para explorar melhor as nossas dicas de como conquistar clientes que sejam valiosos para o seu negócio.

5. Ofereça brindes

Essa dica é praticamente um complemento da anterior. E é igualmente eficiente e ajuda a entender como ter mais clientes.

Quem nunca experimentou uma amostra de um produto quando fazia compras no mercado e acabou levando algo que não estava na lista? Ou acabou comprando algum item a mais só para garantir um brinde?

A lógica é exatamente essa: você dá algo às pessoas e elas simplesmente estarão mais abertas para o que sua empresa oferece.

Por isso, considere a oferta de brindes como “um investimento” para o seu negócio.

6. Promova eventos presenciais

Tem uma academia de ginástica? Que tal promover um aulão extra para seus alunos e pedir para eles trazerem um amigo?

Tem uma cafeteria? Que tal promover uma tarde de degustação no horário de menor movimento, exatamente para aumentar o fluxo na loja?

Fazer eventos é uma ótima forma de aumentar sua rede e ajuda muito em como conquistar clientes.

Estes eventos fazem parte da estratégia de quem tem lojas físicas – e também contribuem para aumentar sua presença nas redes sociais. Crie hashtags especiais e incentive os clientes a compartilharem fotos em seus perfis.

Ou então, ofereça seu cartão de visitas no evento e coloque no verso um cupom de desconto específico para quem esteve lá. Solte sua criatividade e veja os resultados melhorarem!

7. Use provas sociais

Seus clientes já fizeram avaliações positivas do seu negócio nas redes sociais, por e-mail ou no chat? Que tal aproveitar isso e divulgar os elogios no seu site ou nas páginas dos seus produtos?

Esse recurso é chamado de “prova social” e é um poderoso aliado para atrair e também conquistar novos clientes.

Sem dúvida nenhuma, as pessoas estarão mais propensas a fazer negócio com você se outros consumidores estiverem elogiando sua empresa.

Por isso, a prova social precisa ser verdadeira. Então, nada de divulgar depoimento fake, tá?

8. Reforce o relacionamento com quem já é cliente

Melhorar o relacionamento com quem já é seu cliente também é uma forma eficiente para conquistar novos consumidores. Afinal, o marketing “boca a boca” ainda tem um grande peso!

Então, se aproxime das pessoas que compram sempre com você. Ofereça a elas descontos extra por meio de programas de fidelidade. Essa é uma ótima dica sobre como ter mais clientes.

Se você trabalha com serviços recorrentes, por exemplo, pode oferecer uma vantagem adicional, incrementando o pacote contratado. Explore as datas comemorativas e promocionais, como aniversário, Natal e Black Friday para dar bônus especiais e deixar claro que tê-los como clientes é importante.

9. Humanize suas mensagens

Por mais que você utilize ferramentas de automação de mensagens, é importante que não fale com as pessoas “como um robô”. Tenha atenção especial ao conteúdo ao aprender como conquistar clientes.

Vamos a um exemplo de como mandar mensagem prática:

  • Mensagem 1: “Oi! Aproveite os últimos dias da nossa promoção!”
  • Mensagem 2: “Olá, (seu nome)! Já deu uma olhadinha nos itens da nossa promoção? Últimos dias para você aproveitar!”

Agora, responda com sinceridade: qual das duas opções parece mais próxima de quem está lendo? E qual você acha que ajuda na hora de saber como conquistar mais clientes?

Qual delas você acha que geraria mais possibilidades de conversão?

É por isso que é importante humanizar suas mensagens, seja um e-mail marketing, uma resposta automática no WhatsApp ou um retorno à uma dúvida nas redes sociais. Lembre-se: do outro lado, quem está lendo é uma pessoa e não uma máquina!

Dica bônus: ofereça diversas formas de pagamento

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Uma pessoa só vira cliente de fato quando fecha uma compra, né?

Então, ofereça formas de pagamento diversificadas para que isso aconteça. Não corra risco de perder a venda por não aceitar Pix ou pagamento com determinado cartão, por exemplo.

Ir além das formas mais tradicionais de pagamento (como dinheiro, cartão de crédito e débito) é uma maneira de se diferenciar da concorrência e uma prática eficiente para quem busca alternativas de como conquistar clientes.

Por isso, escolha uma maquininha de pagamento que aceita mais de 80 bandeiras de cartão, pagamento por aproximação, com Pix, QR Code e ainda facilite as vendas parceladas!

Conheça as maquininhas da Cielo e escolha a sua!

E então, conseguiu entender como conquistar mais clientes e viu que é possível inovar sempre?


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