Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como o giro de estoque ajuda na organização do negócio

Publicado por Equipe Cielo

Mulher fazendo a gestão de estoque

A gestão de estoque é uma atividade que merece total atenção dos empreendedores. Afinal, ele pode comprometer uma quantidade significativa de recursos, diminuindo as possibilidades de sucesso do seu negócio.

Neste caso, o principal ponto é executar bem a rotatividade dos itens estocados, garantindo que as quantidades disponíveis estejam adequadas às necessidades da sua empresa.

Então, vamos falar um pouco mais sobre como o giro de estoque pode ajudar na organização do seu negócio?

A importância de fazer uma boa gestão de estoque

É possível afirmar que realizar uma boa gestão de estoque deve ser prioridade para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho.

Fazer um bom controle de estoque envolve planejamento, negociação de compras, armazenamento adequado e sólido conhecido do comportamento de vendas da empresa, exigindo dos empreendedores uma boa visão de negócio como um todo.

Quando feito corretamente, o gerenciamento do estoque ajuda a:

  • Garantir que as quantidades estocadas estejam adequadas à demanda, evitando acúmulo ou falta de produtos/matéria-prima;
  • Não comprometer seu capital de giro com gastos desnecessários;
  • Equilibrar as compras realizadas e o bom uso dos espaços de armazenagem e da logística de entregas;
  • Controlar o consumo de materiais, adequando melhor as entradas de acordo com a sazonalidade e as tendências de compras;
  • Negociar prazos de pagamento dos fornecedores de acordo com a previsão das entradas geradas pelas vendas;
  • Aumentar a produtividade, já que a organização de estoque também reflete no aumento de efetividade de toda a cadeia do negócio;
  • Aumentar sua receita, garantindo equilíbrio financeiro gerado pela rotatividade adequada.

Por tudo isso, fazer uma boa gestão do estoque é um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu negócio.

E para deixar sua empresa funcionando a pleno vapor, o gerenciamento deve levar em conta um fator crucial: o giro de estoque.

O que é giro de estoque

Ele é calculado considerando o tempo necessário para que um produto seja vendido e reposto no estoque.

Ele representa a medida da taxa de rotatividade para que os itens entrem e saiam da sua loja, ajudando a mostrar quais mercadorias têm maior ou menor volume de vendas num determinado intervalo.

Quando temos um giro de estoque muito lento, pode representar que as vendas estão fracas ou que há um possível excesso de produtos estocados.

Por outro lado, quando ele é rápido, pode representar melhor desempenho das vendas ou que o estoque tem sido insuficiente.

A velocidade com que uma empresa vende seu estoque dá uma boa medida de como anda o desempenho dela.

Um produto estocado representa dinheiro “parado” e gera não só um desperdício desse investimento como também um maior custo de armazenamento.

Sem contar que, com estoque lotado de produtos sem saída ocupa espaço que poderia estar sendo ocupado por mercadorias com maior procura.

Por que o giro de estoque é tão importante

Para entendermos a a sua importância, vamos considerar o exemplo de uma pequena mercearia.

Se não houver conhecimento sobre a rotatividade do estoque, com certeza ela terá problemas para manter as prateleiras abastecidas e com os prazos de validade de produtos perecíveis.

Conhecer bem o giro de estoque do seu negócio ajuda a gerir bem o seu fluxo de caixa e garantir que a compra e venda de produtos faça parte de um ciclo virtuoso.

O equilíbrio é a palavra-chave para uma boa gestão de estoque.

Afinal, se a rotatividade acelerar demais, você também pode acabar perdendo vendas. Isso porque a alta rotatividade exige compras frequentes e prazos de entrega mais curtos.

Dessa forma, se seus fornecedores não conseguirem dar uma “resposta” para suas necessidades, você pode acabar ficando sem estoque.

Já a baixa rotatividade “congela” seu capital e consome seu lucro bruto.

O segredo para se beneficiar ao máximo do giro de estoque é estabelecer uma taxa de rotatividade que equilibre as demandas dos clientes com a sua necessidade de manter a previsibilidade de retorno do investimento.

Saiba como calcular seu giro de estoque

O giro de estoque pode ser calculado considerando:

  • O estoque total da sua empresa;
  • Um determinado departamento do seu negócio;
  • Uma categoria específica de produto.

Avaliar o giro de estoque por categoria tem grande utilidade para que você possa comparar o desempenho de diferentes mercadorias e entender bem o perfil de consumo dos seus clientes.

Geralmente, as taxas de rotatividade são distintas de produto para produto e alguns deles podem “girar” mais lentamente do que outros.

Se você tem uma loja online de roupas, por exemplo, pode observar que camisas básicas tenham uma rotatividade maior do que as estampadas ou vice-versa.

Isso vai depender muito do perfil dos seus consumidores e público-alvo, algo que, com o tempo, a própria gestão de estoque também vai ajudar a conhecer melhor.

Então, se considerarmos que giro de estoque é calculado a partir do número de vezes que o estoque foi vendido e reposto em um período de tempo, podemos calculá-lo da seguinte maneira:

Giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque

Exemplo: se em um ano, o total de vendas do seu e-commerce de roupas foi de 15.000 itens e seu estoque tem um volume médio de 3.000 mercadorias, seu giro de estoque é cinco.

Isso indica que, no período determinado (um ano), seu estoque foi renovado cinco vezes.

Se preferir, você pode calcular também os valores obtidos com suas vendas:

Giro de estoque = valor total de vendas / volume médio de vendas

Então, se você vendeu R$ 750.000 em um ano e seu volume médio de vendas é de R$ 150.000, o giro de estoque será cinco também.

Saiba como a Cielo pode ajudar na gestão do seu estoque

Depois que falamos da importância de ter uma rotatividade adequada dos produtos estocados, vale a pergunta: sabia que a Cielo pode ajudar na gestão do seu estoque?

É isso mesmo! Com a Cielo LIO, você pode fazer o controle de estoque digital de forma integrada com o sistema da sua loja!

A LIO é indicada para negócios de qualquer segmento e empresas de todos os portes, trazendo mais eficiência e agilidade na administração do seu empreendimento.

Além de controlar seu estoque de forma simples, a Cielo LIO tem diversas funcionalidades integradas para você fechar pedidos, emitir notas fiscais, fechar o caixa e muito mais.

Com uma loja com mais de 50 apps, você encontra a opção certa para incrementar sua gestão, de acordo com o perfil do seu estabelecimento!

Saiba mais sobre as infinitas possibilidades que a LIO oferece!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile