Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Dez perguntas para responder antes de empreender

Publicado por Equipe Cielo

Entenda a importância dos questionamentos para criar seu plano de negócios

 
Empreender é jogar os dados em um universo de dúvidas e incertezas, já que o caminho para o sucesso não tem manual de instruções. Algumas questões podem ser mais importantes que outras e é preciso ter isso em mente para não enlouquecer ou desistir de começar um negócio – seja por falta de planejamento, seja por falta de pesquisa do mercado.
 
Você está preparado para responder todas as perguntas sobre o seu futuro negócio? Se precisar de investimento, o desafio é ainda maior. Por que você decidiu empreender? Teve uma grande ideia ou foi obrigado a adaptar-se a uma nova realidade, como uma demissão? Tem noções de gerenciamento de empresa e planejamento financeiro? Qual é a sua meta? E o seu propósito? Aqui, vamos mostrar todas as questões para as quais você precisa ter resposta antes de dar o pontapé inicial. Confira a seguir.
 

1) O que move você?

Não há resposta certa ou errada, mas você precisa ter um propósito. Pode ser o desejo de inovar, de não ter chefes ou de apostar em uma causa. Não importa. O propósito dá fôlego ao seu negócio, é o valor que chega para seus clientes.
 

2) Qual o diferencial da sua marca?

Seja um cliente ou um investidor, a regra é a mesma: eles vão apostar em você se conseguir colocar valor no que oferece. Por isso, seu produto ou serviço precisa ter um diferencial e ser uma oportunidade de negócios.
 

3) Quais são suas metas?

Empreendedores precisam definir objetivos possíveis para, então, responder como os alcançarão. Onde você quer estar daqui a cinco, dez anos? Para o seu negócio chegar lá, você precisa fazer um plano de negócios detalhado e o planejamento financeiro da empresa.
 

4) Quanto terá que investir?

Enumere todos os custos que você terá: locação de estabelecimento, equipe, contas fixas (como água e luz), capital de giro, taxa de franquia (se for o caso).
 

5) Como vai se manter até seu negócio dar lucro?

Essa é uma das dificuldades que precisam estar mapeadas. Em geral, negócios começam a dar lucro em três anos. Como você vai se manter durante esse tempo? Se você tem um emprego, especialistas afirmam que a melhor saída é manter os dois trabalhos paralelamente, até o seu negócio decolar, uma vez que, para crescer, você precisa reinvestir o que ganhou.
 

6) Como lida com riscos?

Não se engane, empreender é viver com incertezas. Você precisa se sentir confortável em situações assim, porque elas vão se repetir muitas vezes na sua trajetória.
 

7) É disciplinado?

Aquela ideia que empreender é ter autonomia sobre sua agenda é verdade – em parte. De fato, você vai conseguir gerir seu tempo. Mas precisará trabalhar muito para o negócio dar certo e ter disciplina é essencial. Atrasos, faltas e ruídos na comunicação espantam clientes.
 

8) Você é bom em tomar decisões?

Empreender significa fazer escolhas, sempre. Elas mudam ao longo da jornada – e naturalmente tornam-se mais complexas. Se a pessoa não se sentir confortável nesta posição, provavelmente terá problemas nos negócios.
 

9) Que tipo de líder você quer ser?

Ser líder não significa ser chefe. Um líder inspira . E não existe um só modelo. Há lideres que são mão na massa, enquanto outros são mais questionadores. O importante é mapear seus pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Afinal, seus colaboradores e sua empresa são o seu reflexo.
 

10) O que é sucesso para você?

O conceito de sucesso mudou. Se antes sucesso significava poder e dinheiro, hoje muitos empreendedores buscam, primeiro, negócios com propósito e sucesso dentro e fora do trabalho. As metas do seu negócio precisam ser coerentes com o sucesso que você almejar.
 
Empreender é estar constantemente respondendo questões – de funcionários, de fornecedores – e você precisa estar atento aos mínimos detalhes na hora de desenvolver o seu plano de negócios e o plano de contas.
 
Depois de responder a essas perguntas acima, aproveite para ler essa matéria em nosso blog sobre modelos de empreendimento, franquia e negócio próprio,  e veja o que mais se adapta às suas necessidades.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288