Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um salão de beleza simples e bonito

Publicado por Equipe Cielo

Cuidados com a limpeza e um ambiente agradável são peças-chave de um salão de beleza simples e bonito e vão fazer a diferença no seu negócio

 
Embora não seja um fenômeno recente, o culto à beleza é um comportamento que se mantém sempre em alta. Assim, abrir o seu próprio salão de beleza pode ser a maneira que vai ajudá-lo a conquistar a independência financeira. Seguindo algumas regras básicas, é possível montar um salão de beleza simples e bonito e, com isso, o negócio tem tudo para dar certo. Confira:
 

Monte o salão de beleza pensando no seu público

Existem salões de beleza para atender diferentes perfis: homens, mulheres, crianças, unissex. Ao escolher um público, você define um estilo e seleciona os serviços a serem oferecidos. Se for um salão só para mulheres, por exemplo, dê especial atenção ao interior do estabelecimento e mantenha um ambiente limpo e bonito, também é possível incluir massagens e limpeza de pele, além dos tradicionais corte, tinturas, tratamentos capilares, pé e mão. Dependendo do público, pode trabalhar também com penteados, maquiagem e até mesmo Dia da Noiva, com um espaço reservado para isso. Se seu público for masculino, serviços especializados fazem a diferença. Inspire-se nas barber shops e utilize estratégias envolvendo o universo masculino para oferecer uma melhor experiência ao cliente e fidelizar este público no seu salão de beleza de forma simples.
 

Escolha o local adequado

Antes de instalar seu salão no primeiro imóvel que encontrar, faça uma boa pesquisa de mercado. Especialistas em empreendedorismo afirmam que o ideal é delimitar um raio de pelo menos três quarteirões e ver quantos estabelecimentos semelhantes existem e qual é o movimento de pessoas. Verifique também a facilidade de acesso a estacionamento. Ao escolher o ponto para montar um salão de beleza simples, não é necessário um local cujo espaço seja muito grande, dê preferência para vias movimentadas e em locais de boa visibilidade e próximos a outras lojas e comércios.
 

Tenha uma boa iluminação

Pode parecer besteira, mas um dos principais pontos que um empreendedor deve se preocupar ao abrir um salão é cuidar da iluminação. Você vai trabalhar com o mundo da beleza e uma luz adequada proporcionará um melhor aspecto quando os clientes se olharem no espelho. Afinal, você não montou um salão de beleza tão bonito para simplesmente deixar tudo escondido em meio a uma iluminação fraca, não é mesmo? J
 

Limpeza impecável chama a atenção e deixa o ambiente mais bonito

Manter seu salão de beleza limpo e arejado pode fazer toda a diferença. Uma sugestão para ampliar essa sensação é pintar as paredes com cores em tons pastéis. Plantas e flores também ajudam a deixar o local mais leve e agradável. O principal cuidado, no entanto, é que os equipamentos utilizados devem estar limpos e esterilizados para evitar doenças. Dica extra: dê personalidade ao seu salão de beleza. Não é necessário gastar muito com decoração, desde que você use sua criatividade. Escolha uma temática, utilize materiais de baixo custo e use sua imaginação para montar um salão de beleza mais bonito que a concorrência.
 

Melhore a experiência do cliente no seu salão de beleza

Ter um espaço aconchegante certamente vai fidelizar os seus clientes. Um cantinho que tenha um sofá confortável, poltronas, café fresquinho, chá, água e bolachinhas são agrados que contam pontos para você e seu negócio. Manter assinaturas de revistas é um custo que pode valer a pena – desde que elas estejam atualizadas. Um aparelho de televisão também é bem-vindo. Se coloque no lugar do seu público e pergunte: Como você gostaria de ser tratado na ida a um salão de beleza? Você pode oferecer uma cerveja, massagem, apostar em estilos musicais para compor o som ambiente, tudo isso são dicas simples que podem contribuir para a experiência e, com o tempo e evolução do seu sal, pode significar incremento de receita devido ao maior valor agregado no serviço.
 

Ofereça wi-fi e tomadas

Hoje em dia, dificilmente as pessoas ficam desconectadas. Se não estão trabalhando no celular, possivelmente estão navegando pelas redes sociais. O ideal é oferecer acesso grátis ao Wi-Fi e alguns pontos de tomada na recepção do seu salão de beleza para que os clientes possam carregar seus smartphones.
 

Defina os preços

Antes de inaugurar o seu salão de beleza simples e bonito, faça uma tabela de preços dos serviços. Não é obrigatório cobrar o mesmo valor que outros estabelecimentos do tipo na região. A recomendação é somar os custos fixos do seu salão e dividir pelo número de serviços prestados no mês. Isso trará um custo médio. Os custos fixos são luz, água, aluguel, manutenção, estoque de produtos, funcionários e limpeza.
 

 
Gostou do texto sobre como montar um salão de beleza simples e bonito? Veja como fazer a gestão de custos da sua empresa
 
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288