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Google Analytics 4: como configurar e quais são as principais mudanças? Descubra

Quer saber como configurar o Google Analytics 4? Entenda como funciona, o que mudou, quais as métricas exclusivas e como operar.
Publicado por Equipe Cielo

Mulher em frente ao computador entendendo como configurar o Google Analytics 4

Saber como configurar o Google Analytics 4 é essencial para usar o Big Data na gestão do seu negócio.

Afinal, mesmo com um minucioso controle de vendas, o sucesso de um empreendimento depende do conhecimento sobre o comportamento do usuário.

Por isso, vamos mostrar neste artigo todas as novidades desta poderosa ferramenta de análise de dados e explicar como usar recursos avançados a seu favor.

Leia até o final e aprenda como configurar o Google Analytics 4.

O que é o Google Analytics 4?

Google Analytics 4 é a nova versão da ferramenta de análise de dados da companhia de tecnologia americana.

Criada para substituir a Universal Analytics, ela apresenta várias mudanças que prometem dados mais aprofundados e o funcionamento integrado a outras plataformas.

Como funciona o Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 usa as tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina para buscar indicadores baseados em ações das pessoas.

Assim, pode ajudar sua empresa a definir metas de vendas com base na metodologia OKR – que consiste em definir objetivos e atribuir métricas para mensurar o cumprimento de cada um.

Principais mudanças do Universal para o G4

Para aprender como configurar o Google Analytics 4 e explorar ao máximo os recursos do sistema, é preciso entender bem suas mudanças em relação ao sucessor.

Privacidade dos dados

O novo sistema não usa exclusivamente os cookies para coletar dados e também não armazena endereços de IP.

Por isso, garante maior privacidade aos usuários.

Além disso, a ferramenta conta com recursos que auxiliam no cumprimento de leis de proteção de dados como, por exemplo, a LGPD em vigor no Brasil.

Análise multiplataforma

A ferramenta permite analisar dados de navegação em diferentes dispositivos.

Assim, em vez de limitar o acompanhamento ao acesso via celular ou computador, o sistema também pode capturar interações diretamente em aplicativos, jogos e até na navegação por uma TV com internet.

Integração com Google Ads

Por meio do novo Analytics, é possível analisar o desempenho em campanhas na plataforma de anúncios do Google.

Desta forma, é possível obter dados úteis para o planejamento de vendas.

Modelo baseado em eventos

Em vez de mensurar apenas pageviews, ou seja, as visitas a determinada página, o Google Analytics 4 se baseia em eventos – ou seja, diversas ações de pessoas.

Entre elas, estão o clique ou toque em determinados links, downloads de arquivos e reproduções de vídeo.

Essa análise permite coletar dados mais abrangentes para incluir no plano de marketing.

Quais são as métricas exclusivas do Google Analytics 4?

Se o seu negócio tiver como configurar o Google Analytics 4, você terá acesso às novas métricas para monitorar o comportamento de consumidores.

Confira abaixo as novidades da ferramenta.

Sessões engajadas

Para que uma visita a uma página ou tela seja considerada uma sessão engajada, a pessoa precisa ficar com o site ou aplicativo aberto em primeiro plano por pelo menos 10 segundos.

Se o app ou navegador for fechado, o sistema considera uma rejeição.

Taxa de engajamento

Mostra uma média percentual do número de sessões engajadas, em relação ao total de pessoas que acessaram a página.

Essa métrica pode ajudar na definição do melhor CTA (call to action) para venda.

Para isso, basta criar diferentes opções e ver qual delas proporciona a maior taxa de engajamento.

Tempo médio de engajamento

O sistema fornece uma média do tempo que cada usuário ficou com a página ou tela aberta em primeiro plano.

Assim como nas outras duas, essa nova métrica também é multiplataforma.

Como criar uma conta no Google Analytics 4?

Antes de aprender como configurar o Google Analytics 4, primeiro é preciso entender como criar a sua conta.

Antes de mais nada, não confunda a conta para o uso da ferramenta com aquela que talvez você já tenha para conferir e-mails, usar as ferramentas do Google Drive e ter acesso a outros serviços da empresa.

Se você ainda não tiver conta alguma na plataforma, acesse a página de contas e informe seus dados.

Esse processo é bem simples e rápido.

Depois, ainda é necessário configurar sua conta no Analytics, caso você nunca tenha usado o Universal, seguindo esses passos:

  1. Acesse a página do Analytics.
  2. Selecione “Administração”.
  3. Dê um nome para a conta.
  4. Configure as permissões de compartilhamento de dados.
  5. Clique na opção “Seguinte” e adicione sua primeira propriedade.

Depois desses passos, você já pode começar a configuração propriamente dita!

Como configurar o Google Analytics 4?

Você só vai ter como configurar o Google Analytics 4 depois de criar ou acessar sua conta, conforme explicamos acima.

Se você chegou a usar o Universal, que é a versão anterior, terá de fazer um processo de migração.

Os passos são os seguintes:

  1. Faça seu login no
  2. No menu à esquerda, selecione “Administrador”.
  3. Na seção “Propriedade”, clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics”.

Depois disso, é preciso fazer uma configuração para cada evento que você pretende rastrear, usando a ferramenta que vamos mostrar no próximo tópico.

Como configurar o G4 via Google Tag Manager?

Para ter como configurar o Google Analytics 4 e fazê-lo funcionar, é preciso configurar os eventos no Google Tag Manager.

Veja agora um passo a passo para fazer isso.

Crie um fluxo de dados

Antes de entrar no Google Tag Manager, crie um fluxo de dados com os seguintes passos:

  1. Na tela do Google Analytics, selecione “criar um filtro de dados”.
  2. Digite o endereço da página a ser monitorada.
  3. No campo ao lado, digite um nome para esse filtro.
  4. Clique no botão “criar fluxo de dados”.

Após esses passos, o sistema vai informar um código ID.

Você pode acessar esse dado a qualquer momento indo na página do Analytics e selecionando “Administrador” e “Fluxo de dados”.

Guarde esse código, pois você vai precisar dele em seguida.

Inclua uma tag de configuração

Já no Google Tag Manager, selecione a opção “Nova tag”, ao lado do menu que fica à esquerda da página.

Para isso, acesse as opções: “Configuração da tag” e depois, “Google Analytics: configuração do GA4”.

No campo “ID da métrica”, insira o código ID que você gerou no primeiro passo.

Marque o segundo item logo abaixo se você quiser ser informado a cada vez que um usuário acessar a página.

O próximo passo é escolher o acionador, ou seja, indicar a localização em que a tag de configuração é necessária.

Uma opção é escolher “All pages”.

Se você ainda não tiver definido o nome da tag, faça isso e depois salve.

Inclua uma tag de evento personalizado

Os passos para criar uma tag de eventos é semelhante ao anterior:

  1. Acesse “Configuração da tag” e depois, insira um nome relacionado ao evento que você quer criar.
  2. Configure o ID de métricas, conforme mostramos no primeiro passo, e insira no campo indicado.
  3. Crie o nome do evento.

Lembre-se de inserir uma tag de evento para cada ação que você quer medir na sua página.

Conheça as métricas mais importantes para sua operação e use-as para impulsionar seus resultados!

Como vimos ao longo deste artigo, para configurar o Google Analytics 4, é preciso fazer uma série de procedimentos.

Com certeza, entender as ações das pessoas na sua plataforma é muito importante.

E os dados gerados nas vendas também podem ajudar muito a sua empresa.

Com o Cielo Farol, você poderá conferir diversas informações sobre seus clientes e também sobre outros negócios com as mesmas características que o seu.

Conheça o Farol e confira como podemos ajudar a melhorar suas vendas!

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