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Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir um restaurante vegano?

Publicado por Equipe Cielo

Ser vegano não é apenas deixar de consumir alimentos de origem animal, mas também excluir, na medida do possível, o uso de qualquer produto de origem animal, seja na alimentação ou vestuário. O público desse estilo de vida vem crescendo e, a seguir, daremos dicas de como abrir um restaurante vegano.
Antes de qualquer coisa, é importante saber a diferença entre vegano e vegetariano. 
O termo vegano é usado para nomear um estilo de vida que não usa nada de origem animal ou que foi testado em animais. Ou seja, tudo que for utilizado no seu negócio deve ser de origem vegetal.
Já o vegetariano descarta todos os tipos de carne e pratos que levam proteína animal.
Portanto, pense na inclusão e abra um restaurante natural que adote os dois tipos de pratos, vegetarianos e veganos.
Se você deseja ser dono do próprio estabelecimento, mas não quer investir muito capital, saiba como abrir um negócio com pouco dinheiro.
 

O que fazer para abrir um restaurante vegano?

A sua primeira preocupação é reconhecer o público-alvo. Analise e se inspire nesse estilo de vida. Pesquise sobre receitas e a origem dos alimentos que irá servir.

  1. Cardápio

Pelo fato de o vegano não consumir nada de origem animal, você deve saber como montar um bom cardápio atrativo. A dica é não deixar de colocar comidas gostosas no seu menu só porque não pensou em uma opção vegana.
Utilize cereais, frutas, verduras, legumes e qualquer outro alimento que venha das plantas, além de algas e cogumelos para montar pratos saborosos e nutritivos. E isso não quer dizer que as comidas sejam consumidas somente cruas. Com algumas receitas na mão, é possível fazer alimentos saborosos e totalmente saudáveis.
Além disso, também há muita junkfood vegana, como sanduíches, pizzas e pastéis, pois a variedade de hambúrgueres, doces e frituras que podem ser feitas é gigantesca.
E mais, é possível comer tudo isso sem ingerir um único grama de soja se você não quiser. Esse mercado está em alta e hoje em dia é possível encontrar opções como queijo vegano, almôndegas e até salsichas veganas.

  1. Sustentabilidade

Várias pessoas se tornam veganas por questões de saúde e por se preocuparem com serem sustentáveis.
Por não ter nenhum contato animal, o veganismo não agride a natureza. Dessa forma, é essencial que o seu restaurante faça parte da causa. Além disso, um restaurante gera muito lixo, consome bastante água e eletricidade. Pense em como reduzir esses consumos.

  1. Delivery

Seja por preferência ou por falta de tempo, a maioria das pessoas adora receber suas comidinhas no conforto do lar ou enquanto trabalha. Pensando por outro lado, serviços assim são importantes por contribuir diretamente com a economia financeira e sustentabilidade.
Certamente, você gastará dinheiro com motoboys e estrutura. Mas, calculando tudo da maneira correta, terá bons lucros.

  1. Produtos a pronta-entrega

Produtos que são realmente veganos são dificilmente encontrados no comércio. Seu restaurante pode ter uma loja com produtos veganos e orgânicos. Pesquise os alimentos e produtos que são procurados e tenha a pronta-entrega. Dessa forma, você aumenta o faturamento do negócio sem investir de maneira desproporcional.

  1. Divulgação

Com um público segmentado, é mais fácil direcionar o conteúdo de divulgação do seu negócio. Uma das maneiras de divulgar o seu estabelecimento é falando sobre os benefícios para a saúde que a alimentação vegana pode trazer.
Use as redes sociais para apresentar o cardápio do dia e a rotina do estabelecimento, por exemplo. Assim, você terá um canal de contato direto com o seu cliente.

  1. Identidade visual 

Por ser um nicho muito específico, é mais fácil de identificar o público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil construir a identidade da marca.
Fazer a divulgação do seu negócio de comida vegana através dos seus entregadores também é uma boa estratégia para mostrar os seus serviços.

  1. Fidelização  

Para fidelizar o consumidor, desenvolva um plano fidelidade e ofereça cupons de descontos.
Você pode entregar um cartão de pontos, em que, ao final de um certo número de pedidos, o cliente ganha o direito a uma refeição grátis, por exemplo.
Há outras maneiras de conseguir a fidelização de quem consome seus pratos. Uma delas é distribuindo cupom de desconto no seu site, nas suas redes sociais ou pessoalmente, através das entregas.
Atualmente a maioria dos comércios aceita pagamentos com cartões de débito e crédito. Peça já a sua maquininha da Cielo e não perca nenhuma venda.
Leia mais: saiba como montar um restaurante


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