Recursos humanos, finanças, suprimentos, estoque, suprimentos… Seja qual for o porte da empresa, há sempre muito o que gerenciar. E você sabia que é possível integrar tudo isso em um único lugar, facilitando a gestão e o controle? Pois é isso que um Sistema ERP faz.
Quer saber mais sobre isso e entender como um Sistema ERP pode auxiliar o seu negócio? Então, continue a leitura!
O que é um Sistema ERP?
ERP é a abreviatura utilizada para Enterprise Resource Planning. Em bom português e em tradução livre, isso quer dizer “Planejamento de Recursos Empresariais”.
Na prática, ERP é um sistema de gestão integrado e serve para auxiliar empresas a integrar os processos existentes em suas áreas.
Isso torna possível centralizar as informações de diversos setores como, por exemplo, Vendas, Finanças, Recursos Humanos, Produção, Serviços, Suprimentos e Controle de Estoque em uma plataforma única, abrindo mão da utilização de diversos aplicativos de gestão.
Como o ERP ajuda meu negócio?
A partir do compartilhamento integrado de dados, o fluxo das atividades se torna mais fluido. Isso evita a duplicidade de informações e permite a automatização das tarefas.
Outra vantagem do ERP é que o sistema dá mais visibilidade do negócio como um todo.
Isso favorece a tomada de decisões, já que será mais fácil identificar desperdícios, pontos de melhoria em processos internos e possíveis deficiências que precisam ser sanadas.
Basicamente, um sistema ERP ajuda as empresas a se tornarem mais eficientes, ganhando agilidade.
Entre outras coisas, o ERP permite:
- Acompanhar vendas;
- Controlar a utilização de insumos de produção;
- Monitorar pedidos de compras;
- Fazer o fluxo de caixa;
- Gerir equipes, utilizando informações sobre produtividade dos colaboradores.
Como escolher um sistema ERP para sua empresa
Há muitas opções de sistemas ERP disponíveis. E para escolher a solução mais adequada, o primeiro passo é identificar quais recursos que o seu negócio precisa.
Afinal, as necessidades variam de empresa para empresa e os sistemas ERP costumam ser “modulares”, ou seja, os recursos disponíveis podem ser customizados de acordo com o que cada organização deseja.
Confira cinco dicas essenciais que você deve levar em consideração para escolher o ERP para o seu negócio:
1. Escolha áreas que estarão no sistema
Como dissemos, o sistema ERP centraliza informações de diversas áreas de uma empresa em um só lugar. Por isso, é necessário definir quais áreas deverão ser integradas e automatizadas na plataforma.
Considere também integrar o sistema com a solução de pagamento que você utiliza para realizar as transações do seu negócio.
2. Crie um grupo de trabalho
O uso do sistema ERP pode ser adotado por negócios de qualquer porte. Se seu negócio conta com colaboradores que cuidam de diferentes áreas de negócio, crie um grupo de trabalho com eles para mapear necessidades específicas de cada setor.
3. Revise seus processos
Se você está decidido a adotar o ERP em sua empresa, essa é uma boa hora para revisar processos internos. O que vai mudar com a automatização? Quais são as atividades que terão mais impacto com a implementação do sistema?
Seja detalhista e tente mapear as características específicas do seu negócio (e a próxima dica mostra porque isso é importante).
4. Avalie ERPs especializados no seu segmento de negócio
Entre as opções possíveis, há os chamados “sistemas ERP genéricos” (voltados para atender empresas de qualquer segmento) e os “sistemas ERP de nicho” (desenvolvidos para atender as necessidades de um determinado mercado).
Além das funcionalidades básicas e comuns ao funcionamento de qualquer empresa (como fluxo de caixa, contas a pagar etc), os sistemas de nicho abrangem especificidades que podem ajudar ainda mais a gestão do seu negócio.
Há sistemas ERP voltados para todo tipo de segmento, como pet shops, restaurantes, lojas de roupa, postos de gasolina etc. Considere escolher uma opção voltada para sua área de atuação.
5. Compare as opções disponíveis
Escolher um sistema ERP é algo que deve ser feito com cuidado e atenção, considerando as mudanças e o impacto que ele traz para as empresas.
Coloque tudo no papel: valores, prazo de implementação, facilidade de uso do sistema, infraestrutura necessária para instalação do software, suporte técnico etc.
Se necessário, monte uma planilha e compare o custo-benefício de cada opção antes de tomar uma decisão.