Diante da crescente digitalização e dos novos comportamentos de consumos surgidos com a pandemia, cada vez mais empreendedores começam a marcar presença no e-commerce.
No entanto, saber como montar uma loja virtual é um desafio até mesmo para quem já tem uma loja física, mas não tem experiência prévia em vendas pela internet.
Por isso, separamos dez dicas para quem está pensando em montar seu comércio digital e precisa saber como vender online.
1. Faça um plano de negócios
O plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja empreender, seja um ponto de venda físico ou virtual.
Mesmo quem já tem uma loja e quer montar um site para aumentar suas vendas, deve dedicar um tempo para mapear quais serão os investimentos necessários para iniciar no e-commerce, incluindo:
- A gestão de estoque;
- A logística para entrega dos itens;
- Os canais de atendimento ao cliente;
- As soluções de pagamento;
- Toda a infraestrutura para que o site esteja no ar (como hospedagem, registro do domínio, profissionais que vão criar e realizar a manutenção do site etc).
2. Analise a concorrência
Essa dica é complementar à primeira. Afinal, para fazer um bom plano de negócio também é necessário identificar e analisar os principais concorrentes.
Observe a presença digital de cada um deles, navegando pelas lojas virtuais e também pelos perfis nas redes sociais.
É dessa forma que você pode buscar oportunidades onde seu negócio possa se diferenciar no mercado.
3. Crie personas
Personas são personagens fictícios criados a partir de informações sobre clientes reais. Com base no perfil do seu público e nos dados sobre ele, é criada uma “pessoa”, que passa a ser a representação do cliente ideal do seu negócio.
Por isso, pesquise informações dos seus clientes para definir a persona da forma mais fiel possível à realidade.
Saiba quem são, as atividades de lazer que gostam, perfil social e profissional, suas necessidades etc.
Tudo isso ajuda a “construir” a persona do seu negócio, direcionando melhor sua estratégia digital, jornada de compras, promoções e a criação de conteúdo do seu site e das redes sociais do seu negócio.
4. Faça um site responsivo
Computador, tablet, notebook, celular. Hoje em dia, o acesso à internet é feito por inúmeros dispositivos e cada um deles tem seu próprio formato e resolução de tela.
Daí a importância de ter um site responsivo, ou seja, um site que se adapte ao tamanho da tela em que está sendo exibido, sem comprometer a legibilidade e a navegação do usuário.
Lembre-se que o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil e o conteúdo do seu site deve estar perfeitamente adequado para este tipo de dispositivo.
5. Dê atenção ao sistema de entregas
Para ter sucesso nas vendas online, é essencial garantir que a mercadoria seja entregue em perfeitas condições, dentro do prazo informado no momento da compra.
Além disso, o custo do frete também deve ser acessível, pois ele é um dos principais fatores de abandono de carrinho nas lojas virtuais.
Seu planejamento precisa incluir também a logística reversa, que é necessária sempre que o consumidor decide trocar ou devolver uma mercadoria.
Afinal, o Código de Defesa do Consumidor garante aos clientes o direito de desistir das compras feitas pela internet em até sete dias após o recebimento do produto.
O cliente não precisa justificar a devolução e a lei garante ainda que o custo do reenvio do produto é de responsabilidade de quem vende.
6. Use as redes sociais
Quem deseja fazer sucesso vendendo online não pode abrir mão de utilizar as redes sociais.
Além de excelentes canais de divulgação, as redes sociais são ótimos canais de venda também. Além das redes mais populares – como Facebook, Twitter e Instagram – seu planejamento deve incluir também o aplicativo de mensagens Whatsapp.
E sabe o que é melhor? Você pode começar a vender seus produtos nas redes sociais antes da sua loja virtual estar finalizada. Para isso, basta utilizar o Cielo Link de Pagamento.
7. Ofereça um ótimo atendimento
Na internet, a falta de contato presencial com os clientes deve ser compensada com um atendimento eficiente e que facilite o acesso às informações de produtos/serviços e a resolução de problemas.
Seja humano e disponível, deixando claro para seus consumidores que suas necessidades serão tratadas com respeito. Interação e proximidade não podem faltar – e seu planejamento não pode deixar de considerar as redes sociais como canais de atendimento onde a agilidade nas respostas conta muito!
8. Invista no marketing de conteúdo
Uma das melhores maneiras de conquistar clientes e vender mais online é utilizando o Marketing de Conteúdo.
Essa estratégia consiste em criar conteúdos como e-books, posts em redes sociais e vídeos e que possam ser úteis e sanar as necessidades do seu público-alvo.
Por exemplo: se você tem uma loja de tintas e vai começar a vender online, que tal criar conteúdos explicando como escolher o pincel mais adequado para cada tipo de pintura? Ou então, ter um blog onde você dê dicas de decoração, produtos mais adequados para cada tipo de superfície etc?
A ideia não é falar diretamente da sua marca e dos produtos que você oferece, mas sim construir relevância e autoridade do seu negócio em assuntos relacionados ao mercado em que seu negócio está.
9. Dê atenção ao SEO
SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas).
Como a tradução já diz, o SEO consiste no uso das técnicas mais adequadas para que um site se posicione melhor nos mecanismos de buscas, aparecendo nas primeiras posições de buscadores como o Google e o Bing.
Conteúdo, velocidade do site, tamanho e qualidade das imagens. Tudo conta para que seu site possa conquistar relevância e ser achado mais facilmente pelo seu público – e, consequentemente, vender mais.