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Business Performance: o que é, exemplos e principais KPIs para melhorar seu negócio

Você conhece a importância do Business Performance? Entenda quais métricas devem ser monitoradas para ter melhores resultados na empresa.
Publicado por Equipe Cielo

Homem subindo uma espécie de seta, como uma curva de desenvolvimento

Business Performance é um conjunto de práticas que usa a análise de dados para otimizar a gestão de uma organização.

Todas as áreas de uma empresa podem se beneficiar dessa estratégia, desde que acompanhem os indicadores certos.

Por isso, vamos mostrar neste artigo exemplos das principais KPIs que seu negócio deve acompanhar.

Acompanhe até o final para entender o que é business performance e como aplicar no seu negócio!

O que é Business Performance?

Business Performance é um termo que abrange o uso de várias estratégias de inteligência analítica – ou seja, baseada na análise de dados – para melhorar o desempenho de uma organização.

Portanto, é um conceito abrangente, pois pode incluir diferentes métodos e processos.

Todos eles têm em comum o uso de KPIs (Key Performance Indicators, indicadores de análise de desempenho em português).

Esses indicadores avaliam o desempenho de várias áreas do negócio, como o planejamento de vendas e as ações de marketing.

A ideia de business performance se relaciona com o conceito de Big Data – ou seja, o uso de uma ferramenta para a análise de um grande volume de dados.

Continue lendo e entenda a importância dessas práticas.

Qual é a importância do Business Performance?

O business performance é importante por usar a análise de dados para apontar formas de otimizar os processos do negócio.

Desta forma, a gestão pode contar com a segurança de estar administrando a empresa com base em informações concretas.

Muitas vezes, observar informações a partir de indicadores de vendas ou de logística possibilita enxergar gargalos a serem corrigidos ou oportunidades de otimizar a operação e melhorar os resultados.

Como abrange todas as áreas de uma empresa, o business performance pode ajudar em vários planejamentos diferentes, das vendas e marketing até a parte operacional.

Para entender melhor essa amplitude, confira no próximo tópico como as KPIs de business performance são divididas.

Principais KPIs de Business Performance

O business performance se baseia na análise de KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, indicadores importantes a serem observados na gestão de uma organização.

Esses KPIs se dividem entre quatro categorias, conforme a área a ser analisada, como vamos mostrar a partir de agora.

Indicadores de performance individual

Esses KPIs medem processos relacionados à gestão de pessoas.

Se algum desses itens estiver baixando, pode ser necessário investigar as causas.

Alguns exemplos são:

  • Taxa de absenteísmo: mostra a proporção de trabalhadores ausentes em relação ao total de horas trabalhadas
  • Índice de retrabalho e falhas: indica a necessidade da repetição de tarefas por erros ou falta de organização
  • Índice de produtividade: mede a capacidade de cada integrante da equipe em cumprir suas tarefas.

Indicador de performance operacional

Esses KPIs apontam o desempenho dos processos que fazem parte da cadeia produtiva.

O acompanhamento é vital para empresas com uma operação complexa.

Conheça alguns desses indicadores:

  • Tempo produtivo real: o período necessário para a conclusão de um ciclo de produção
  • Produtividade por hora: mede quantos itens são produzidos – ou serviços são prestados – no período
  • Custos logísticos: é a soma dos gastos envolvendo desde o início da produção até a entrega.

Indicadores de performance de vendas

Esses KPIs avaliam o desempenho do setor de vendas de um negócio.

Desta forma, a empresa pode avaliar a eficiência das abordagens e os pontos a serem melhorados.

  • Tempo de venda: a média tempo necessário do primeiro contato com a pessoa que pode se tornar cliente até o fechamento do negócio
  • Taxa de conversão: a proporção de pessoas que realizaram a ação desejada – a própria compra, na maioria dos casos
  • Taxa de rotatividade de clientes: aponta a proporção de clientes que deixaram de consumir da empresa.

Indicadores de performance financeira

Esses indicadores são importantes para avaliar a gestão e a organização das finanças de uma empresa.

Eles são importantes tanto para resolver situações pontuais quanto para avaliar o potencial do negócio a médio e longo prazo.

  • Rentabilidade: é a relação entre o lucro e o capital investido
  • Lucratividade: é a relação entre o lucro e a receita total do negócio
  • Margem de contribuição: é o valor que sobra das vendas após o desconto dos custos e das despesas variáveis – aquelas que mudam conforme o volume produzido ou vendido.

Como fazer a melhor gestão de Business Performance?

Confira a partir de agora um passo a passo para uma boa estratégia de business performance.

1. Identifique as métricas-chave

As principais métricas a serem acompanhadas para o desempenho variam conforme as características da empresa.

Por exemplo: o volume de vendas é essencial é essencial para lojistas que trabalham com revendas, enquanto fábricas devem acompanhar mais de perto o número de itens produzidos.

Receita, lucro e rentabilidade também são importantes, portanto, é preciso identificar as métricas-chave de todas as áreas da empresa.

Por isso, pense nos principais objetivos de cada uma delas e determine quais KPIs serão considerados.

2. Crie estratégias para coletar dados

A partir da escolha das métricas, é importante criar estratégias para capturar os dados gerados.

É muito difícil analisar grandes volumes de informações sem um sistema adequado, pois a coleta manual causa um grande impacto na produtividade.

Por isso, é preciso definir a automatização da coleta de dados com ferramentas de registro, como Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e plataformas de visualização de dados.

3. Estabeleça metas

Sua empresa certamente tem metas de vendas, mas é preciso definir também uma para cada métrica-chave determinada.

Não confunda com objetivos, pois as metas podem ser mensuradas a partir dos indicadores.

Pense na meta como um resultado-chave, que pode ser medido por uma métrica, dentro da lógica OKR.

Veja esses exemplos:

  • Aumentar a taxa de conversão em 15% no segundo trimestre do ano
  • Aumentar a produtividade por hora da equipe de produção para 10% no segundo semestre
  • Aumentar a margem de lucro do negócio em 5% até o fim do ano.

4. Monitore as métricas

Para ter um sistema eficiente, é preciso criar meios de monitorar os dados.

Como o volume de informações é alto, fica inviável fazer uma anotação manual.

Por isso, é preciso contar com ferramentas de gestão que ofereçam recursos como os seguintes.

  • Dashboard interativo: um painel de controle que possibilite a visão em tempo real de dados em formatos como gráficos, tabelas e outros elementos visuais
  • Relatórios regulares: este sistema emite documentos com as informações específicas para o monitoramento das métricas
  • Alertas automáticos: a ferramenta envia uma notificação automática em determinadas condições predefinidas.

5. Analise os resultados

As ferramentas que mostramos acima são importantes justamente porque permitem o acompanhamento dos dados.

Desta forma, é possível observar alguns detalhes importantes.

Por exemplo, se você percebe uma redução de conversões em determinada área geográfica, pode ser o momento de buscar uma abordagem localizada ou criar promoções na região.

6. Ajuste previsões

Se os resultados esperados não estiverem sendo alcançados e você não identificar a causa, pode ser necessário ajustar previsões, métricas ou os próprios objetivos.

O primeiro fator a ser analisado é a organização do próprio processo implementado pela empresa.

Além disso, também é importante apurar se algum fator externo, como a situação econômica ou alguma turbulência política na região, afetou de alguma forma a performance analisada.

Por fim, a própria precisão das métricas de desempenho pode ser revisada, se for necessário.

7. Corrija as causas identificadas

Com uma metodologia de business performance completa, você conseguirá apontar as causas dos problemas identificados.

Desta forma, fica mais fácil saber quais processos precisam ser revistos para corrigir as causas dos problemas.

Por exemplo, ajustar o CTA (call to action) para aumentar a taxa de conversão, caso ela esteja muito baixa.

Conheça Cielo Farol e aprenda a usar os dados para melhorar o seu negócio!

Nós mostramos aqui as estratégias e os indicadores de business performance que podem otimizar vários setores de seu negócio.

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