Como os mercados podem aproveitar a Black Friday?
Quando o assunto é a Black Friday, dificilmente encontraremos negócios que não ofereçam condições especiais para seus clientes.
As promoções variam desde os conhecidos descontos, até ações solidárias. Para definir quais opções ofertar, analise o modelo do seu negócio e os objetivos que pretende alcançar.
A nona edição da Black Friday brasileira, promete ser histórica e cheia de novidades. Com a pandemia, importantes mudanças aconteceram no comportamento de compra e muitos empreendimentos passaram a operar de forma digital. As redes sociais ganharam ainda mais força e os meios de pagamento precisaram se adequar à nova realidade.
Pelo fato de ficarmos mais tempo em casa, as compras no mercado passaram a ser feitas em intervalos menores e em maiores quantidades. Essa é uma ótima oportunidade para os donos de mercados, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.
Esse tipo de negócio nunca fica vazio e dispõe de uma infinita gama de produtos. Por isso, é necessário absorver as demandas desta data tão esperada pelo varejo. Estude a concorrência e o histórico da sua empresa para propor ações eficientes.
Estruture promoções, organize seu estoque e defina os produtos que serão ofertados em condição especial.
Está perdido e não sabe por onde começar? Não se preocupe. Separamos algumas dicas para te ajudar. Confira a seguir.
Estoque e preços
Seu planejamento pode englobar toda a estrutura do mercado, mas vale começar avaliando o estoque e seus preços.
Quando falamos em estoque, automaticamente pensamos na quantidade de produtos disponíveis para atender o consumidor. Por isso, é necessário entender os prazos de entrega de cada um dos seus fornecedores. Em um mercado, são diversos fornecedores, com perfis diferentes. Esteja atento aos menores detalhes e cuidado para que nada passe despercebido.
O preço das suas mercadorias pode variar de acordo com a qualidade dos produtos oferecidos, sem falar da concorrência. Seja coerente e responsável. De nada adianta baixar os preços e prejudicar seu faturamento ou oferecer promoções pouco atrativas, não é mesmo?
Importante lembrar que o preço de alguns produtos, especialmente alimentos, apresentam consideráveis flutuações. Isso requer cuidado redobrado, portanto, mantenha-se atualizado. Caso contrário, seus clientes podem se sentir lesados e dar preferência aos concorrentes.
Com esses dois pontos organizados, é hora de divulgar a sua promoção!
Marketing
O marketing está diretamente ligado à divulgação dos produtos e serviços oferecidos. Esta área é imprescindível para quem trabalha com vendas. Por isso, é tão importante ter o site do seu negócio, bem como perfis da empresa nas redes sociais. Use esses canais para aumentar suas vendas e o número de clientes, divulgando o que for pertinente.
Outra forma de divulgação efetiva, no caso dos mercados, são os panfletos. Um tipo de “jornalzinho”, encontrado na entrada dos mercados, que revela as promoções em determinado período. É um estímulo para aquele consumidor que em está na dúvida sobre qual marca comprar, qual está mais em conta, etc.
Os alto-falantes também são ótimos para chamar a atenção do público. Ter um locutor para divulgar ofertas relâmpagos e chamar o consumidor para alguma degustação, pode ser ideal.
Atenção! Saiba que a organização das gôndolas interfere na hora da compra. Diante da variedade de produtos, manter os itens promocionais em áreas de destaque, facilita a visualização e aquisição do consumidor.
Aproveite que o mercado possui fluxo constante de clientes e inicie as ações de divulgação. Assim, quando o grande dia chegar, você estará familiarizado com essas atividades.
Atendimento
Diferente de outras lojas do segmento varejista, os mercados não contam com vendedores para atender o consumidor que entrar no estabelecimento. Os clientes circulam pelos corredores e escolhem os produtos, conforme seu interesse. Somente quando necessário, recorrem aos “fiscais” e repositores de mercadoria que transitam entre as gôndolas.
Contudo, a ausência de um vendedor não significa que o cliente será mal atendido. Treine sua equipe para que ajudem a clientela com cordialidade e atendam às necessidades devidas. Além disso, manter as equipes integradas facilita na hora de auxiliar o consumidor.
Disponha de um balcão de atendimento ao cliente e reponha as mercadorias necessárias em tempo hábil. Atente-se ao fluxo de clientes nos chamados caixas de pagamento. Afinal, ninguém gosta de ficar horas esperando na fila.
O cliente preza pelo bom atendimento. Uma equipe preparada faz a diferença para garantir o sucesso almejado.
Pós Black Friday
Esteja ciente que seus esforços não devem ser concentrados apenas na Black Friday. O momento pós-venda é de extrema importância e define a fidelização da clientela. Sempre que possível, ofereça pesquisas de satisfação e crie listas de transmissão para divulgar ações futuras. O relacionamento próximo e atencioso com o seu consumidor pode gerar uma parceria duradoura.
E aí, gostou das dicas apresentadas? Lembre-se que a Cielo está sempre ao seu lado, pronta para ajudar a sua empresa. Prepare, agora mesmo, seu mercado para a Black Friday 2020. Mãos à obra!
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