Como atrair alunos para a academia? 5 estratégias poderosas que deve conhecer
A preocupação com a saúde, a estética e o bem-estar faz com que o mercado esteja cada vez mais concorrido nessas áreas. Quem quer se destacar entre os concorrentes, precisa usar estratégias e saber como atrair alunos para academia é uma tarefa que nem sempre é fácil diante de tantas opções.
Por ser um segmento em alta, o “mundo fitness” exige atenção não só para conquistar novos, mas também para fidelizar alunos na academia. O desafio consiste em alocar adequadamente os recursos nas ações certas e que irão trazer realmente um diferencial competitivo para o negócio.
Para se destacar da concorrência, é preciso seguir as tendências e, mais do que nunca, investir em marketing digital e na digitalização da sua academia. Quer saber por onde começar? Então, leia esse texto até o final e veja muitas dicas importantes para conquistar mais clientes!
Veja como atrair alunos para academia
Confira cinco estratégias para chamar a atenção do seu público e conseguir novos interessados em suas aulas e treinos. Comece agora mesmo a alavancar o seu negócio.
1. Ofereça aulas remotas
Considerado um dos setores mais impactados pela pandemia, as academias tiveram que se reinventar e buscar alternativas para continuarem funcionando.
Agora, o investimento em tecnologia não se limita a ter os aparelhos de ginástica mais modernos. Para se destacar no mercado, sua academia precisa expandir seus limites e ir até onde seus alunos e potenciais clientes estão.
Por isso, oferecer aulas remotas é uma estratégia obrigatória para qualquer academia. O lado bom disso tudo é que, em pouco tempo, a tecnologia avançou tanto que oferecer esta opção virtual já é uma tarefa simples e acessível.
Avalie as diversas plataformas de vídeo disponíveis para permitir que as pessoas tenham aulas de qualquer lugar. Essa é uma ótima maneira de manter clientes ativos, mesmo quando eles estão viajando ou têm a agenda concorrida para fazer atividades físicas.
Outro ponto a favor de disponibilizar aulas remotas é ampliar seu raio de alcance e aumentar as possibilidades de conquistar alunos que, a princípio, não se matriculariam na sua academia por causa da distância.
2. Crie conteúdos relevantes
Uma estratégia de marketing digital que não pode faltar se quiser saber como atrair alunos para academia é investir na criação de conteúdos relevantes para o seu público. Postar só de vez em quando não é uma opção. Faça um planejamento e ofereça regularmente algo interessante para o seu target (público-alvo).
Você pode planejar como ideias de post para academia:
- tutoriais de exercícios em vídeo;
- guias com dicas nutricionais e receitas saudáveis;
- lives para tirar dúvidas comuns sobre condicionamento físico, preparação e temas relacionados ao mundo fitness;
- aulas de ginástica em grupo.
Não faltam ideias para explorar!
Utilizar o marketing de conteúdo traz ótimos resultados, ajuda a aumentar a reputação e gerar autoridade para o seu negócio frente aos demais concorrentes. Para ter sucesso nessa estratégia e saber como fidelizar alunos na academia, tenha em mente que não basta explorar apenas as redes sociais.
Além de ter um site otimizado e responsivo – falaremos disso na próxima dica – você precisa ter um blog. Ele é parte essencial no universo do marketing de conteúdo e, além de ser o canal ideal para aprofundar assuntos úteis para o seu público, será fonte para incrementar sua estratégia de mídia social.
Assim, o que você postar no blog pode ser compartilhado em todos os seus canais de redes sociais.
E lembre-se: nada de improvisar ou achar que pode fazer tudo isso sem ajuda. Divulgação e produção de conteúdo são fatores-chave para qualquer negócio. Não basta colocar algumas frases para chamar alunos para academia se não conseguir trabalhar todo o restante.
Dessa forma, você deve contratar um profissional especializado para cuidar dessa parte. Considere isso tão importante quanto ter bons professores e equipamentos de última geração na sua academia.
3. Invista no seu site
Na dica anterior sobre como atrair alunos para academia, já demos um spoiler sobre o que falaremos agora: o seu site. Em qualquer estratégia de marketing digital bem-feita, ter um ambiente próprio não é algo opcional. É uma obrigação.
E o seu site deve ser responsivo, ou seja, capaz de adaptar o layout de acordo com o dispositivo no qual ele está sendo acessado, independente de ser um celular, computador ou tablet. Isso garante que as pessoas vejam seu conteúdo sem comprometer a legibilidade ou navegação, adequando a forma como é exibido.
Um site responsivo (ou amigável) pode impactar positivamente o negócio da sua academia, além de transmitir credibilidade também. Ele pode ser um excelente canal para dar autonomia aos clientes em atividades como renovação de matrícula, realização de pagamentos e agendamentos de aula.
Além disso, uma boa dica de como atrair alunos para academia é expandir sua atuação e montar um e-commerce com produtos voltados para a prática de atividades físicas, totalmente integrado com soluções de pagamento. E não se esqueça: nada de querer fazer tudo por si só. Ter um bom site não é um gasto, é investimento.
4. Use as redes sociais para aumentar o seu alcance
Esses canais também devem fazer parte da estratégia para conquistar mais clientes, estando diretamente relacionados às dicas anteriores. Quando bem utilizadas, as redes sociais ajudam não só a aumentar o envolvimento com quem já é aluno, mas a alcançar potenciais interessados em praticar atividades físicas.
Além de criar perfis da sua academia nas principais redes sociais, você deve postar conteúdos com regularidade. Lembra que falamos sobre isso na dica 2?
Para ter um bom engajamento nestes canais e aumentar o alcance das suas publicações é importante pesquisar ideias de post para academia e seguir algumas dicas:
- explorar imagens e fotos de boa qualidade, principalmente no Instagram;
- compartilhar depoimentos e histórias das pessoas que tiveram resultados positivos após começarem a malhar são uma boa forma de como atrair alunos para academia;
- interagir com as pessoas e responder a todos os comentários (mesmo aqueles que não são positivos). Isso ajuda a humanizar seu negócio e a mostrar respeito e atenção com seu público;
- promover aulões gratuitos com instrutores e professores;
- publicar frases para chamar alunos para academia que sejam inspiradoras e personalizadas ligadas ao universo fitness;
- fazer enquetes para tirar dúvidas e perguntar o que as pessoas gostariam de ver na sua academia. Isso pode ajudar a direcionar investimentos em novos equipamentos ou ofertas de aulas, além de gerar ótimas ideias de pautas para o seu blog;
- divulgar promoções e cupons de desconto, principalmente em datas comemorativas.
Além disso, os seus perfis nas mídias sociais devem estar sempre atualizados, trazendo informações como endereço, horários de funcionamento, expediente em feriados, telefones e contatos como e-mail e WhatsApp, etc.
5. Tome decisões orientadas por dados
“Em Deus nós confiamos; todos os outros devem trazer dados”, a frase é do estatístico William E. Deming e faz cada vez mais sentido para quem quer se destacar em qualquer segmento, inclusive o de academias.
A indústria de saúde e fitness oferece muitas possibilidades e a tomada de decisões não pode mais ser feita com base apenas em “achismo” se quiser saber como atrair alunos para academia. Por isso, entender bem o mercado, analisar a concorrência e conhecer o perfil dos seus clientes deve fazer parte da sua rotina de trabalho.
Assim, você vai conseguir acompanhar e antecipar tendências, adequando sua estratégia às necessidades do momento. Para isso, pode-se contar com o Cielo Farol, ferramenta de gestão que traz informações sobre o desempenho das suas vendas.
Ao buscar informações sobre como atrair alunos para academia, saiba que o Cielo Farol ajuda você a tomar as melhores decisões para o seu negócio porque oferece:
- análise comparativa do seu negócio com o de seus concorrentes;
- análise de faturamento;
- perfil dos seus clientes;
- ticket médio por venda;
- informações sobre o melhor dia da semana e horário para o faturamento do seu negócio.
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