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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender online: 10 dicas para o sucesso

Publicado por Equipe Cielo

Diante da crescente digitalização e dos novos comportamentos de consumos surgidos com a pandemia, cada vez mais empreendedores começam a marcar presença no e-commerce.

No entanto, saber como montar uma loja virtual é um desafio até mesmo para quem já tem uma loja física, mas não tem experiência prévia em vendas pela internet.

Por isso, separamos dez dicas para quem está pensando em montar seu comércio digital e precisa saber como vender online.

1. Faça um plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja empreender, seja um ponto de venda físico ou virtual.

Mesmo quem já tem uma loja e quer montar um site para aumentar suas vendas, deve dedicar um tempo para mapear quais serão os investimentos necessários para iniciar no e-commerce, incluindo:

  • A gestão de estoque;
  • A logística para entrega dos itens;
  • Os canais de atendimento ao cliente;
  • As soluções de pagamento;
  • Toda a infraestrutura para que o site esteja no ar (como hospedagem, registro do domínio, profissionais que vão criar e realizar a manutenção do site etc).

2. Analise a concorrência

Essa dica é complementar à primeira. Afinal, para fazer um bom plano de negócio também é necessário identificar e analisar os principais concorrentes.

Observe a presença digital de cada um deles, navegando pelas lojas virtuais e também pelos perfis nas redes sociais.

É dessa forma que você pode buscar oportunidades onde seu negócio possa se diferenciar no mercado.

3. Crie personas

Personas são personagens fictícios criados a partir de informações sobre clientes reais. Com base no perfil do seu público e nos dados sobre ele, é criada uma “pessoa”, que passa a ser a representação do cliente ideal do seu negócio.

Por isso, pesquise informações dos seus clientes para definir a persona da forma mais fiel possível à realidade.

Saiba quem são, as atividades de lazer que gostam, perfil social e profissional, suas necessidades etc.

Tudo isso ajuda a “construir” a persona do seu negócio, direcionando melhor sua estratégia digital, jornada de compras, promoções e a criação de conteúdo do seu site e das redes sociais do seu negócio.

4. Faça um site responsivo

Computador, tablet, notebook, celular. Hoje em dia, o acesso à internet é feito por inúmeros dispositivos e cada um deles tem seu próprio formato e resolução de tela.

Daí a importância de ter um site responsivo, ou seja, um site que se adapte ao tamanho da tela em que está sendo exibido, sem comprometer a legibilidade e a navegação do usuário.

Lembre-se que o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil e o conteúdo do seu site deve estar perfeitamente adequado para este tipo de dispositivo.

5. Dê atenção ao sistema de entregas

Para ter sucesso nas vendas online, é essencial garantir que a mercadoria seja entregue em perfeitas condições, dentro do prazo informado no momento da compra.

Além disso, o custo do frete também deve ser acessível, pois ele é um dos principais fatores de abandono de carrinho nas lojas virtuais.

Seu planejamento precisa incluir também a logística reversa, que é necessária sempre que o consumidor decide trocar ou devolver uma mercadoria.

Afinal, o Código de Defesa do Consumidor garante aos clientes o direito de desistir das compras feitas pela internet em até sete dias após o recebimento do produto.

O cliente não precisa justificar a devolução e a lei garante ainda que o custo do reenvio do produto é de responsabilidade de quem vende.

6. Use as redes sociais

Quem deseja fazer sucesso vendendo online não pode abrir mão de utilizar as redes sociais.

Além de excelentes canais de divulgação, as redes sociais são ótimos canais de venda também. Além das redes mais populares – como Facebook, Twitter e Instagram – seu planejamento deve incluir também o aplicativo de mensagens Whatsapp.

E sabe o que é melhor? Você pode começar a vender seus produtos nas redes sociais antes da sua loja virtual estar finalizada. Para isso, basta utilizar o Cielo Link de Pagamento.

7. Ofereça um ótimo atendimento

Na internet, a falta de contato presencial com os clientes deve ser compensada com um atendimento eficiente e que facilite o acesso às informações de produtos/serviços e a resolução de problemas.

Seja humano e disponível, deixando claro para seus consumidores que suas necessidades serão tratadas com respeito.  Interação e proximidade não podem faltar – e seu planejamento não pode deixar de considerar as redes sociais como canais de atendimento onde a agilidade nas respostas conta muito!

8. Invista no marketing de conteúdo

Uma das melhores maneiras de conquistar clientes e vender mais online é utilizando o Marketing de Conteúdo.

Essa estratégia consiste em criar conteúdos como e-books, posts em redes sociais e vídeos e que possam ser úteis e sanar as necessidades do seu público-alvo.

Por exemplo: se você tem uma loja de tintas e vai começar a vender online, que tal criar conteúdos explicando como escolher o pincel mais adequado para cada tipo de pintura? Ou então, ter um blog onde você dê dicas de decoração, produtos mais adequados para cada tipo de superfície etc?

A ideia não é falar diretamente da sua marca e dos produtos que você oferece, mas sim construir relevância e autoridade do seu negócio em assuntos relacionados ao mercado em que seu negócio está.

9. Dê atenção ao SEO

SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas).

Como a tradução já diz, o SEO consiste no uso das técnicas mais adequadas para que um site se posicione melhor nos mecanismos de buscas, aparecendo nas primeiras posições de buscadores como o Google e o Bing.

Conteúdo, velocidade do site, tamanho e qualidade das imagens. Tudo conta para que seu site possa conquistar relevância e ser achado mais facilmente pelo seu público – e, consequentemente, vender mais.

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Ainda, estes Termos poderão ser atualizados, a qualquer tempo, pela CIELO, mediante aviso no site e/ou por e-mail, se o Usuário tiver optado por receber comunicações da CIELO.


1. CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DA PÁGINA
1.1 Caráter gratuito do acesso e utilização da Página

O acesso e a utilização da Página pelo Usuário têm, como regra, caráter gratuito. No entanto, alguns serviços oferecidos pela CIELO e por terceiros por meio da Página podem estar sujeitos à remuneração, nas formas e nos valores determinados em seus respectivos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

1.2 Registro de Usuário

Eventualmente, pode-se exigir prévia inscrição ou prévio registro do Usuário para acesso. Nestes casos, os acessos à Página somente serão liberados após o preenchimento de cadastro pelo Usuário com as informações requeridas pela CIELO.

Toda informação fornecida pelo Usuário por meio da Página deverá ser verdadeira. Assim, o Usuário garante a autenticidade de todos os dados que informar durante o preenchimento dos respectivos formulários. Desta forma, o Usuário poderá exercer o seu direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados, para manter toda a informação fornecida à CIELO permanentemente atualizada, de forma que sempre reflita os dados reais do Usuário.

Em qualquer circunstância, o Usuário será o único responsável por declarações falsas ou inexatas que prestar e que vierem a causar prejuízos à CIELO ou a terceiros.

1.3 Menores de Idade

Para que Usuários menores de idade possam utilizar a Página, devem seus pais, tutores ou representantes legais, os quais serão considerados responsáveis por todos os atos praticados pelos menores, inclusive em relação aos conteúdos e à Página acessada, fornecer o consentimento específico e em destaque para tanto.

Como a Internet possibilita o acesso a conteúdos que podem não ser apropriados a menores, a CIELO informa aos Usuários que existem mecanismos, especialmente de realização de buscas, que permitem limitar os materiais disponíveis aos menores, sendo de especial utilidade tais restrições de acesso, embora não sejam infalíveis.

A Página relacionada à CIELO não é direcionada e não deve ser utilizada por Usuários menores de idade. De modo a evitar o acesso indevido, a CIELO avisa claramente, em tal Página, que seu conteúdo é voltado a Usuários maiores de 18 (dezoito) anos.

A CIELO, no entanto, sob hipótese alguma, não se responsabiliza pelo acesso indevido a tal Página, decorrentes informações incorretas ou inverídicas fornecidas pelo Usuário ou do desrespeito à classificação etária indicada na Página.

1.4 Obrigação de utilizar a Página corretamente

Ao utilizar a Página da CIELO, o Usuário se compromete a respeitar a legislação brasileira vigente, bem como todo o quanto disposto nos presentes Termos, não devendo produzir, disponibilizar, divulgar ou transmitir qualquer conteúdo que:

a) Seja contrário a qualquer norma da legislação brasileira, bem como à moral e aos bons costumes geralmente aceitos;

b) Incentive a discriminação, o ódio ou a violência contra pessoas ou grupos em razão de sexo, raça, religião, deficiência, nacionalidade ou por qualquer outro motivo;

c) Incorporem, ponham à disposição ou permitam acessar produtos, elementos, mensagens e/ou serviços ilegais, violentos, pornográficos, degradantes ou, em geral, contrários à lei, à moral e aos bons costumes geralmente aceitos ou à ordem pública;

d) Sejam falsos, ambíguos, inexatos, exagerados ou extemporâneos, de forma que possam induzir a erro sobre seu objeto ou sobre as intenções ou propósitos do comunicante;

e) Sejam protegidos por quaisquer direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar;

f) Incorporem vírus ou outros elementos físicos ou eletrônicos que possam causar danos ou impedir o normal funcionamento da rede, do sistema ou de equipamentos informáticos ("hardware" e "software") de terceiros, ou que possam causar dano aos documentos eletrônicos e arquivos armazenados nestes equipamentos informáticos; ou

g) Provoquem, por suas características (tais como forma, extensão etc.) dificuldades no normal funcionamento do Serviço.

Em qualquer circunstância, o Usuário é o único responsável pelo uso que fizer da Página da CIELO, bem como por qualquer conteúdo por ele inserido.

1.5 Utilização Correta do Conteúdo e Propriedade Intelectual

O Usuário se compromete a utilizar a Página e o seu conteúdo, ou seja, os textos, gráficos, ícones, links, as fotografias, imagens, tecnologia, e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, softwares, desenhos gráficos e códigos fonte (em conjunto, "Conteúdo(s)"), de acordo com todo o ordenamento jurídico, com a moral e os bons costumes geralmente aceitos, com os presentes Termos e com as Condições de Uso da Página.

Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados na Página são de propriedade da CIELO, sem que a utilização da Página possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar tais marcas, nomes comerciais e/ou logotipos.

Todo o Conteúdo é de propriedade exclusiva da CIELO, ou de terceiros que autorizaram sua utilização na Página, e está protegido por leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução, ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.610/98, 9.609/98 e 9.279/96.

O Usuário deverá se abster de obter, ou de tentar obter, os conteúdos por meios distintos daqueles que, em cada caso, tenham sido colocados à disposição para tais propósitos.

1.6 Política Anti-Spamming da CIELO

Por meio deste documento o Usuário se obriga a abster-se de:

a) obter dados com finalidade publicitária e remeter publicidade de qualquer classe com finalidade de venda ou outras de natureza comercial sem a prévia solicitação e consentimento;

b) remeter a um grupo de pessoas quaisquer mensagens não solicitadas nem consentidas previamente;

c) enviar cadeias de mensagens eletrônicas não solicitadas nem previamente consentidas;

d) utilizar listas de distribuição a que se pode ter acesso através da Página para a realização das atividades descritas nos itens acima; e

e) colocar à disposição de terceiros, com qualquer finalidade, dados captados a partir de listas de distribuição.

O Usuário ou terceiros prejudicados pela recepção de mensagens não solicitados, relacionadas à Página e dirigidas a pluralidade de pessoas poderão efetuar sua reclamação comunicando a CIELO por meio do telefone de nossa central de relacionamento: 4002 5472 ou 0800 570 8472.

2. DURAÇÃO E FINALIZAÇÃO
O acesso à Página da CIELO é concedido ao Usuário por prazo indeterminado. A CIELO, no entanto, está facultada a dar por terminado, suspender ou interromper unilateralmente, a qualquer momento e sem necessidade de prévio aviso, o acesso à Página, sem que qualquer indenização seja devida ao Usuário.

A CIELO, ainda, se reserva o direito de recusar ou retirar o acesso à Página, a qualquer momento e sem necessidade de prévio aviso, por iniciativa própria ou por exigência de um terceiro, àqueles Usuários que descumprirem estes Termos.

3. EXCLUSÃO DE GARANTIAS E DE RESPONSABILIDADE
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4. PROCEDIMENTO EM CASO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER ILÍCITO
Na hipótese de um Usuário ou um terceiro considerar que existem informações, fatos ou circunstâncias que constituem atividade ilícita, na Página da CIELO, especialmente em caso de violação de direitos de propriedade intelectual ou outros direitos, deverá enviar comunicação à CIELO contendo os seguintes dados:

a) dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico do reclamante;

b) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida na Página e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos;

c) fatos ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade; e

d) se o caso, declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos.

Sempre de acordo com a legislação em vigor, a partir da ciência, a CIELO poderá excluir conteúdo acusado como ilícito, assim como fornecer informações às autoridades competentes, mediante o competente requerimento, com a finalidade de viabilizar a apuração de condutas ilegais.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS
Se qualquer parte destes Termos for considerada inválida ou inexequível, tal trecho deve ser interpretado de forma consistente com a lei aplicável, para refletir, na medida do possível, a intenção original das partes, e as demais disposições permanecerão em pleno vigor e efeito.

A falha da CIELO em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

6. NOTIFICAÇÕES
Todas as notificações e comunicações (doravante, as "Notificações") por parte do Usuário à CIELO são consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando forem dirigidas ao seguinte endereço eletrônico: faleconosco@cielo.com.br.

Todas as notificações e comunicações (doravante, as "Notificações") por parte da CIELO ao Usuário serão consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando se realizarem em uma das seguintes formas:

a) envio de carta ao domicílio do Usuário quando este tiver fornecido um endereço válido à CIELO;

b) envio de mensagem por correio eletrônico a qualquer dos endereços fornecidos pelo Usuário;

c) comunicação telefônica ao número fornecido pelo Usuário; e

d) mediante a inclusão de mensagens na Página da CIELO.

Neste sentido, todas as notificações que a CIELO realizar serão consideradas válidas quando efetuadas empregando os dados e através dos meios anteriormente destacados. Para estes efeitos, o Usuário declara que todos os dados fornecidos são válidos e corretos, comprometendo-se a comunicar à CIELO todas as mudanças relativas aos dados de notificação.

7. LEGISLAÇÃO E FORO APLICÁVEIS
Esses Termos serão regidos, interpretados e executados de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, independentemente dos conflitos dessas leis com leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de São Paulo/SP, para dirimir qualquer dúvida decorrente deste instrumento. O Usuário consente, expressamente, com a competência desse juízo, e renúncia, neste ato, à competência de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Versão 1.0 - Última atualização: 20.07.2020.

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