ICVA mostra crescimento de 1,6% no faturamento do Varejo em abril
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, em abril de 2025, as vendas no Varejo cresceram 1,6% – já considerando o desconto da inflação – em comparação com o mesmo mês de 2024.
Foi a primeira alta mensal registrada no ano.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 7,9%.
O único macrossetor que registrou alta foi o de Bens Não Duráveis (+4,2%), com destaque para o segmento de Varejo Alimentício Especializado.
Serviços teve queda de 2,3%, impactado principalmente pelo desempenho de Autopeças & Serviços Automotivos.
Já Bens Duráveis & Semiduráveis, com queda de 1,9%, teve o segmento de Óticas & Joalherias com a maior retração.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a recuperação do comércio em abril está relacionada com as celebrações da Páscoa e do feriado de Tiradentes:
“Um dos destaques do mês foi o segmento de Varejo Alimentício Especializado, aquecido pelas vendas em chocolaterias e bombonieres. Nesse caso, houve um efeito de calendário que beneficiou o desempenho do Varejo em abril, uma vez que no ano passado a Páscoa caiu em março”, afirma Alves.
Outro destaque, possivelmente impulsionado pela proximidade dos feriados, foi o setor de Turismo & Transporte, segundo o executivo.
Vendas presenciais crescem mais do que o e-commerce no mês
Em abril, o e-commerce cresceu 3% em termos nominais.
Já as vendas presenciais subiram 9,4% em termos nominais, em relação ao mesmo mês de 2024.
Inflação: alimentos e bebidas puxam a alta
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,43% para o mês de abril.
O grupo de alimentação e bebidas segue como destaque entre os impactos para a alta.
O reajuste do preço dos medicamentos, realizado no fim de março, também influenciou o resultado prévio.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em abril foi de 6,2%.
Entre as regiões, apenas Centro-Oeste não registra alta
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a abril de 2024 foram:
- Sul: alta de 2,1%
- Nordeste: alta de 1%
- Norte: alta de 1%
- Sudeste: alta de 0,7%
- Centro-Oeste: queda de 0,8%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sul: alta de 8,8%
- Sudeste: alta de 7,2%
- Norte: alta de 7,1%
- Nordeste: alta de 6,2%
- Centro-Oeste: alta de 5%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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