ICVA: comércio cresce 8,5% em São Paulo no fim de semana do Lollapalooza Brasil 2025
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o faturamento do Varejo na cidade de São Paulo cresceu 8,5% no período de realização do Lollapalooza Brasil 2025.
A análise compreende o período de 28 a 30 de março de 2025 em comparação com o período de 22 a 24 de março do ano passado, quando ocorreu a edição 2024 do festival.
Setores relacionados ao Lollapalooza Brasil 2025 apresentaram alta
De acordo com o ICVA, setores relacionados ao festival tiveram alta, tais como:
- Bares: alta de 7,9%
- Restaurantes: alta de 5,4%
- Hotéis: alta de 2,9%
Outros segmentos que tiveram destaque no fim de semana de realização do Lollapalooza Brasil 2025 foram o de Varejo Alimentício Especializado (alta de 17,5%), Supermercados & Hipermercados (alta de 13,7%) e Recreação & Lazer (alta de 8,7%).
“O Lollapalooza Brasil se tornou uma tradição no calendário cultural da cidade de São Paulo. Este ano, a 12ª edição do festival reuniu 240 mil pessoas no Autódromo de Interlagos e, mais uma vez, pode ter contribuído para aquecer o comércio paulistano”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Lollapalooza Brasil gera 429 mil transações em cartões em máquinas da Cielo
Maquininha oficial do Lollapalooza Brasil 2025, a Cielo colocou à disposição 3 mil terminais inteligentes e realizou 429 mil transações durante o evento.
Nos três dias, a maior parte das transações ocorreu entre 16h e 20h, com pico de mais de 60 mil vendas registradas às 20h.
O horário antecedia a realização das atrações principais de cada dia, e, possivelmente, foi o momento de “preparação” do público para acompanhar os shows.
O percentual de vendas foi equilibrado entre os três dias de festival, com cerca de 33% do total de transações realizadas em cada um.
Cerca de 62% das pessoas optaram por fazer suas compras no crédito. O restante pagou no débito.
“O processamento de cada uma das milhares de transações de pagamentos no Lollapalooza Brasil 2025, que levou cerca de um segundo para ser finalizado, demonstra a robustez operacional da Cielo e a preparação da companhia para um evento tão importante”, reforça Alves.
“Com a Lio On, nosso terminal inteligente, disponibilizamos o que há de mais avançado em tecnologia e segurança para garantir que quem esteve no festival pudesse se divertir sem preocupações”, completa o executivo.
Dados da Cielo mostram perfil do público do Lollapalooza Brasil 2025
De acordo com os dados da companhia, três grupos de consumidores responderam por mais da metade das transações realizadas no Lollapalooza Brasil 2025: os habituados a frequentar bares e restaurantes; os atentos a tendências de moda e beleza; e os que consomem quase exclusivamente em supermercados.
“As informações sobre perfil dos consumidores fazem parte dos produtos de dados customizados oferecidos pela Cielo ao mercado. Com esses insumos, o varejista pode conhecer melhor os seus clientes e traçar estratégias certeiras”, explica Alves.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.