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Índice ICVA

ICVA aponta queda de 1,8% nas vendas no Varejo em abril

Macrossetores de Bens Duráveis e Bens Não Duráveis impactaram negativamente os resultados do período.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora observa os resultados das vendas do Varejo com o ICVA em seu tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em abril de 2024, o faturamento do Varejo caiu 1,8% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação.

Este é o segundo mês seguido de retração na performance do comércio. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve alta de 0,7%.

Apenas macrossetor de Serviços registrou alta em abril

As vendas de Bens Não Duráveis caíram 3,4%, puxadas principalmente pelo segmento de Varejo Alimentício Especializado.

Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 1,7%. A variação mais negativa nesse macrossetor foi registrada em Vestuário & Artigos Esportivos.

Apenas o macrossetor de Serviços registrou alta no faturamento, com crescimento de 2,7%, com destaque para o setor de Turismo e Transporte.

“A retração do Varejo em abril está associada à queda no faturamento de importantes segmentos da economia brasileira, como vestuário, mercados e restaurantes”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“No caso dos supermercados, dois fatores ajudam a explicar a baixa: a inflação setorial e a Páscoa, que não foi celebrada em abril em 2024, diferente do que ocorrera em 2023. A Páscoa costuma ser um forte indutor do consumo”, destaca o executivo.

Apesar da queda do Varejo como um todo, alguns setores apresentaram alta no faturamento em abril.

Foi o caso de Drogarias & Farmácias, beneficiado com reajuste de preços aplicado no início do mês.

Outro segmento que também cresceu foi o de Materiais para Construção, que registrou sua primeira alta desde junho de 2021 (ainda no período de pandemia da Covid-19).

Gráfico do desempenho das vendas do Varejo de abril de 2023 a abril de 2024, segundo o ICVA

Desempenho do e-commerce e das vendas presenciais

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 7,2% em abril.

Já as vendas presenciais caíram 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023.

Alimentação e Bebidas impactam inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,21% para o mês de abril.

Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do grupo de Alimentação e Bebidas.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em abril foi de 2,5%.

Retração nas vendas é observada em todas as regiões do país

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a abril de 2023 foram:

  • Norte: queda de 4,3%);
  • Nordeste: queda de 4,1%;
  • Sul: queda de 3%
  • Centro-Oeste: queda de 2,6%
  • Sudeste: queda de 1,7%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:

  • Sudeste: alta de 1,1%
  • Centro-Oeste: queda de 0,3%
  • Norte: queda de 0,6%
  • Sul: queda de 1,1%
  • Nordeste: queda de 1,3%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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