Você está em:

Institucional

Cielo e Hashicorp constroem infraestrutura sofisticada que atende mais de 1 milhão de clientes

Publicado por Equipe Cielo


 
Em mais uma parceria incrível, dessa vez com a Hashicorp, empresa de software com um modelo de negócios Freemium, rendeu resultados expressivos para a Cielo. Hoje, toda nossa infraestrutura de software e armazenagem, que era feita manualmente, é automatizada e capaz de atender mais de 1 milhão de clientes da companhia espalhados pelo país.
 
Esse feito foi tão significativo que é reconhecido internacionalmente, ocupando espaço de destaque na página da americana Hashicorp. Trata-se de mais uma conquista da Cielo, que reforça o nosso posicionamento como plataforma inteligente e inovadora.
 
E o que significa ter uma infraestrutura automatizada, de fato?
 
Agora, o desenvolvedor descreve as configurações da infraestrutura em um arquivo, que envia para um repositório, que automaticamente interpreta essas informações, criando a infraestrutura necessária para que o software seja executado.
 
Essa novidade garante que a Cielo tenha um sistema mais robusto, visando a boa experiência dos 1,6 milhão de clientes espalhados por todo o Brasil, o que exige uma infraestrutura sólida para suportar tantas transações diariamente.
 

Destaques e desafios do mercado

 
O principal motivo por essa transformação na infraestrutura da Cielo vem pelo cuidado: a companhia identificou essa necessidade para evitar que o modelo antigo, o mais tradicional, retardasse o desenvolvimento e entrega de novas soluções para o mercado, o que poderia ameaçar a posição de liderança da Cielo nesse segmento tão concorrido.
 
A concorrência no processamento de pagamentos no Brasil é intensa e cada vez mais desafiadora. Precisávamos acelerar a entrega de novas soluções, recursos e funcionalidades aos nossos clientes se quiséssemos manter a nossa vantagem de mercado. Mas, para isso, precisávamos de uma maneira de provisionar a infraestrutura de maneira mais rápida, eficiente e econômica.
 
A Cielo, antes de tomar mais essa atitude que deixa a companhia ainda mais digitalizada, notou que as atividades que eram feitas de forma manual não estavam alinhadas com a metodologia ágil da equipe, o que poderia desacelerar o desenvolvimento de novos produtos e, consequentemente, aumentar os custos operacionais.
 
Tínhamos dois objetivos para modernizar nossas implantações de infraestrutura. Um era apoiar nosso modelo ágil de desenvolvimento de produtos para que possamos entregar soluções inovadoras e confiáveis aos nossos clientes com mais rapidez. A outra era capacitar nossas equipes de desenvolvimento com algumas proteções e diretrizes básicas fornecidas por recursos de política como código que os ajudariam a trabalhar de forma mais criativa e rápida. Mas, para alcançar ambos, precisávamos padronizar e simplificar todo o processo de desenvolvimento de ponta a ponta para continuar fornecendo aos nossos clientes soluções escaláveis e de alto desempenho.
 
Nessa jornada, obviamente, tivemos que lidar com alguns desafios:
 

  • Oferecer velocidade e escala aos clientes, mantendo o alto nível de qualidade
  • Alto investimento no provisionamento manual de infraestrutura, que era ineficiente
  • Atraso na entrega de projetos devido a ineficiência da infraestrutura

 

Qual é a importância desta parceria?

 
Com essa parceria, otimizamos drasticamente as práticas de implementação de infraestrutura e aceleramos o lançamento de novos produtos no mercado. A equipe foi atraída para o código intuitivo e legível por humanos, recursos de provisionamento de várias nuvens e de autoatendimento do Terraform, como infraestrutura de empacotamento como código em módulos reutilizáveis que permitem aos desenvolvedores provisionar rapidamente sua própria infraestrutura sob demanda.
 
Com o Terraform, a Cielo pode fornecer implantação de infraestrutura padronizada em toda a empresa. A solução fornece espaços de trabalho para abrigar módulos desenvolvidos pela equipe de Engenharia de Plataforma da empresa e equipes de desenvolvimento constroem rapidamente a infraestrutura de que precisam — hardware, IaaS ou outros serviços SaaS.
 
Marcos Rodrigues, gerente de infraestrutura de nuvem, SRE e datacenter da Cielo, contou que uma das maiores histórias de sucesso da empresa com as soluções HashiCorp é a criação e lançamento no mercado do CieloPay, um produto de carteira digital para clientes.
 
“CieloPay era um projeto de alto perfil e antecipado com um cronograma agressivo que exigia a entrega de toda a infraestrutura em menos de um mês. O Terraform deu a cada esquadrão envolvido no projeto os recursos de que precisavam para construir a infraestrutura para sua parte do trabalho em módulos convenientes, garantindo que todos estivessem implantando a infraestrutura da mesma forma para manter o projeto no caminho certo e dentro do cronograma.”
 
Além disso, Marcos afirmou que o Terraform transformou todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos Cielo, eliminando os aspectos mais lentos e mais intensivos de recursos de trabalho. Isso reduziu o tempo médio de entrega da infraestrutura de 1 mês para menos de 15 minutos.
 
Já pelo lado da Hashicorp, Fernando Oliveira, diretor da América Latina e Caribe, fez uma análise da parceria.
 
“A Cielo fez um ótimo trabalho trazendo novas soluções e recursos a seus 1 milhão de clientes. A implementação de Infraestrutura como Código usando HashiCorp Terraform Enterprise e a proteção de segredos com o Vault,  ajudaram a acelerar esses esforços. Estamos orgulhosos por sermos selecionados pela Cielo como um dos seus parceiros estratégicos em sua jornada de transformação digital”, concluiu Fernando.
 

Mais benefícios

 
Como você pôde notar, essa parceria abriu um novo mundo de autossuficiência e autonomia para os times de desenvolvimento da Cielo. Afinal, hoje eles não são limitados por processos manuais, conseguem explorar e desenvolver novos produtos ou conceitos de serviços que farão a empresa continuar em evolução.
 
Porém, os benefícios não param por aí, como podem ver abaixo:
 

  • Autonomia às equipes
  • Tempo estimado de entrega média reduzido drasticamente
  • Time-to-market acelerado em 5x
  • Maior padronização de infraestrutura

 
Gostou do case?
 
Como empresa de tecnologia, estamos sempre de olhos bem abertos para inovações que trarão benefícios para nós e para os nossos clientes.
 
Confira o case publicado na página da Hashicorp : https://www.hashicorp.com/case-studies/cielo


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288