Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como divulgar doces para vender? Veja dicas para expandir os negócios

As docerias gourmet se popularizam cada vez mais e você precisa inovar para se destacar nesse mercado de produções artesanais. Mas você sabe como divulgar seus doces da maneira certa?
Publicado por Equipe Cielo

Quando falamos em empresas de sobremesas gourmet, muitas pessoas associam à complexidade e altos custos, mas não se engane. Trabalhar com produtos finos pode ser a porta de entrada de muitos empreendedores para o mercado gastronômico, com investimentos relativamente baixos.

Por isso, falaremos neste artigo como divulgar doces para vender e garantir sucesso em seu negócio.

Trabalhar com doces não exige, necessariamente, uma loja física, já que a produção pode ser feita até mesmo na cozinha de casa. O essencial é conhecer bem seus clientes, oferecer produtos de alta qualidade e estar atento às novidades.

Além disso, os clientes de docerias gourmet valorizam os produtos artesanais, com sabor diferenciado e apresentados sob as mais diversas decorações e embalagens, beirando a exclusividade.

E quem, melhor do que o empreendedor, para oferecer um serviço único, caprichado e pensado para cada cliente?

Por isso, se você está pensando em começar a trabalhar com doces gourmet para vender, mas quer se diferenciar no seu mercado e oferecer um serviço único, continue lendo e aproveite todas as dicas que temos para o seu negócio!

Aprenda como divulgar doces para vender

Antes de respondermos a pergunta principal deste texto, é importante que você considere quais produtos irá vender.

Você pode trabalhar com os mais diversos tipos de produtos, mas para quem quer aprender como divulgar seus doces corretamente, é essencial destacar que alguns deles ganharam espaço no mercado gourmetizado e oferecem inúmeras combinações de ingredientes, capazes de atrair consumidores em diversos nichos.

Alguns exemplos são: brownies, cookies, brigadeiros, cupcakes, macarons, donuts, petit gateaux, trufas e bolos confeitados. Esses tendem a atrair consumidores, em especial, por sua apresentação, já que contam com inúmeros formatos, cores e, normalmente, recebem vistosos elementos em suas decorações.

Por outro lado, se você não é fã da arte da confeitaria, pode escolher trabalhar com produtos mais simples ao invés de optar pelos doces gourmet para vender, mas que também despertam o interesse de um público cada vez mais amplo: os bolos caseiros.

No mundo em que vivemos, a escassez de tempo é crescente e muitas pessoas não irão dedicar suas horas livres para cozinhar. Por isso, a demanda por produtos simples, que possam ser oferecidos à uma visita ou consumidos em um café da manhã, cresce exponencialmente. Os bolos artesanais se encaixam nessa categoria.

E as possibilidades não param por aqui, então saber como divulgar doces para vender fará todo o diferencial em seu negócio.

Em uma sociedade que vem voltando sua atenção para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, surge o imperativo de doces que possam atender essa categoria.

Aqui vale se atentar para a oportunidade de fornecer para um mercado emergente, mas que está disposto a gastar mais em produtos com ingredientes diversificados, mais nutritivos e de alta qualidade.

Não basta pensar só nos produtos

Antes de saber como divulgar doces para vender, tenha em mente que não será suficiente trabalhar com produtos de alta qualidade, se você não se dedicar a conhecer sua clientela.

O grande diferencial dos pequenos empreendedores que decidem embarcar no mundo dos doces vai além da qualidade da produção, se estendendo ao atendimento e preocupação com as demandas de seus clientes.

Nesse modelo de negócio, para descobrir como divulgar seus doces corretamente, é necessário fortalecer o relacionamento com clientes, entender suas expectativas, oferecer possibilidades de personalização dos produtos (essa dica vale tanto para tentar investir em opções gourmet para vender como os mais tradicionais, pois as pessoas gostam de algo único) e buscar boas avaliações no pós-venda, realizando adequações.

Lembre-se: a percepção de qualidade do seu cliente irá englobar o seu produto e o serviço! Por isso, esteja sempre atento ao bom atendimento.

Estratégias internas

Sua capacidade de diferenciação da concorrência vai depender de aprender como divulgar doces para vender corretamente, com menor custo possível, das estratégias adotadas internamente e da sua capacidade de inovação dentro do seu nicho.

Sua primeira preocupação deve ser garantir uma boa gestão do seu negócio. Ela envolve desde a definição de preços, nome para doceria gourmet – se esse for o seu caso – até a escolha de um ponto físico para o estabelecimento ou a decisão por realizar a produção em casa, bastante atraente para um iniciante que dispõe de poucos recursos.

O marketing também é importante e deve ser considerado quando o assunto é como divulgar seus doces. Estruture um plano, invista nas redes sociais e ofereça diferenciais como degustações, brindes e produtos montados na hora, à escolha do cliente.

Esteja atento às movimentações do mercado, analise possibilidades e inove em ingredientes, receitas, embalagens e no atendimento.

Como montar uma loja de doces gourmet para vender?

Nosso primeiro conselho para você que quer saber como divulgar doces para vender é primeiro pensar em como montará seu estabelecimento e, antes disso, fazer um plano de negócios para ver se é viável tirar a sua produção de dentro de casa ou mesmo já começar do zero em um estabelecimento. Busque auxílio profissional de um contador para saber como regulamentar sua lojinha.

Caso o negócio seja mesmo viável e lucrativo para você, o segundo passo é buscar por um ponto comercial que possa atender às suas expectativas em cheio, assim como as qualificações técnicas exigidas pelos órgãos regulamentadores para sua categoria de negócio.

Boas opções são em centros comerciais e locais próximos a faculdades, escolas, igrejas, assim como outros ambientes que concentrem grande trânsito de pessoas e poucas ofertas em docerias, por exemplo.

Peça ideias e pense em um nome para doceria gourmet, contando com ajuda de quem já conhece os seus produtos. Você pode se surpreender com as sugestões que irá receber, visto que este tipo de produto tem uma conexão com prazer.

Logo, ninguém melhor do que os consumidores que já provaram e aprovaram seus produtos para te ajudar a encontrar o nome perfeito para sua doceria. Aquela marca que vai ser o sinônimo de uma parada no dia para um momento saboroso.

Pense na exposição do seu produto

A partir da escolha do local e do nome que será a marca da sua loja, você irá construir o seu visual merchandising, definir como serão expostos os seus produtos e as formas como os produtos serão consumidos, se no próprio estabelecimento ou se seus clientes vão apenas adquiri-los e saboreá-los em outro local.

Dentre as dicas sobre como divulgar seus doces corretamente, saiba que uma decoração que seja também instagramável vale muito para viralizar nas redes sociais e atrair mais consumidores.

Contrate e treine sua equipe para garantir um bom atendimento ao seu cliente para que ele viva uma experiência inesquecível em sua loja e dessa forma traga amigos e familiares em suas próximas visitas.

Como lançamento, após pensar em todos os detalhes e saber como divulgar doces para vender, prepare um evento de inauguração bem charmoso onde as pessoas possam degustar seus produtos, recebam brindes com a sua marca, além de descobrir várias opções de combos para presentes.

Inclusive, explore as datas comemorativas para lançar novos doces gourmet.

Faça parcerias de sucesso

Não deixe de buscar parceiros e fornecedores que possam contribuir com suas vendas e com a qualidade de seus produtos. Que tal fechar um acordo com o restaurante do seu bairro para vender seus itens?

Essa dica também é muito boa para quem quer entender como divulgar doces para vender corretamente, pois assim, você expande seus canais de distribuição e pode aproveitar para promover seu negócio por meio, por exemplo, de alguns cartões disponibilizados no balcão de pagamentos.

As possibilidades para quem quer entrar nesse segmento são enormes. Com dedicação, atenção aos detalhes e informações adequadas, tenha a certeza que você irá trilhar uma jornada vitoriosa e cheia de sucesso. E não se esqueça: conte com a gente para o que precisar!

E por falar nisso, não adianta nada saber como divulgar doces para vender, escolher nome para doceria gourmet e fazer muito sucesso se depois não puder oferecer as melhores opções de pagamento aos clientes, não é mesmo?

Então veja qual a melhor maquininha de cartão de crédito para o seu tipo de negócio e expanda as opções para seus clientes. Veja as opções de pagamento para e-commerce se a sua ideia for fazer vendas de doces online.

Depois dessas dicas de como divulgar seus doces corretamente, que tal aprender também a fazer ovos de Páscoa para lucrar nesse período do ano?


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288