Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Revolução em pequenas ações: como enfrentar os desafios da atualidade

Publicado por Equipe Cielo

O contexto atual surpreendeu a todos, criando a necessidade de adaptações rápidas e mudanças parciais ou totais na estrutura dos negócios. Esse processo gerou e ainda gera inseguranças nos empreendedores, com a transferência dos empreendimentos para um ambiente pouco explorado até então: o mundo virtual.

Mas as incertezas não pararam por aí, se estendendo à redução nas vendas, necessidade de crédito, negociações com fornecedores e até mesmo, como lidar com os funcionários.

Nós entendemos todas essas preocupações, mas também sabemos que a garra do empreendedor brasileiro garante sua superação diária, agora mais do que nunca.

E a boa notícia é: nós queremos te ajudar! Por isso, trouxemos algumas dicas para você superar esse momento e manter seu negócio funcionando com qualidade. Confira!

Planejamento é o primeiro passo

Antes de iniciar o processo de adaptação do seu negócio, é necessário realizar um planejamento completo das medidas a serem tomadas, metas a serem atingidas e como será feito o acompanhamento de resultados.

Lembre-se: você está entrando em um terreno desconhecido, que irá exigir otimizações e uma nova atitude, o que pode envolver, por exemplo, ajustes de produção, definição de produtos mais vendidos e que devem receber maior investimento e até mesmo a busca por novos fornecedores, que ofereçam melhor custo-benefício.

Revisão de contratos pode ser uma opção

Outra ação importante, que pode ajudar na organização financeira da empresa, é a revisão de contratos e negociação com fornecedores.

Entrar em contato com os parceiros comerciais e entender as possibilidades de flexibilização dos acordos comerciais pode auxiliar na manutenção do fluxo de caixa de empresa por meio de redução de custos a curto prazo.

As negociações podem se dar de diversas formas, desde ajustes nos valores até a extensão de prazos pré-estabelecidos. Tudo depende do seu relacionamento com o fornecedor e também das condições de contrato.

E com os meus funcionários, o que fazer?

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente o seguinte: a demissão não pode e nem deve ser sua primeira opção.

Seus funcionários já estão acostumados com o ritmo de trabalho da sua empresa, o perfil dos seus clientes, conhecem seus produtos e serviços e, consequentemente, garantem eficiência nas operações.

Demiti-los neste momento envolverá contratações futuras, quando os estabelecimentos forem reabertos, que precisarão passar novamente pelo processo de treinamento e aprendizagem, além de caracterizar uma falta de empatia com pessoas que, em alguns casos, prestaram serviços de qualidade para o seu negócio durante anos.

Dessa forma, você pode buscar outras formas de adequação, que garantem o bem-estar dos dois lados, como a antecipação de férias.

Mas você deve estar se perguntando: e aqueles funcionários que não terão uma função para desempenhar em casa? Vou continuar pagando sem que eles trabalhem?

A resposta é não! Mesmo de portas fechadas, você vai seguir vendendo, só irá migrar para outros canais, como a internet. Então, que tal propor uma readequação de funções? Os atendentes, por exemplo, podem se tornar responsáveis pela gestão de suas páginas em redes sociais, tirando dúvidas de clientes e realizando atualizações com as informações que eles conhecem tão bem.

Mas as possibilidades não param por aí. Você pode buscar alternativas que melhor se enquadrem na realidade do seu negócio. Lembre-se: esse é um momento de se reinventar!

Medidas governamentais

O governo federal e os governos estaduais têm criado diversas medidas de apoio ao empreendedor, como forma de manter o giro no fluxo de caixa. Fique atento às medidas, consulte os requisitos necessários para obtê-las e entenda se o seu negócio faz jus aos benefícios.

Crédito ao empreendedor

Muitos bancos realizaram a redução das taxas de concessão de crédito, diminuindo os custos para o pagamento posterior.

Mas você também pode buscar ajuda com um dinheiro que já é seu, sabia?

Com o Receba Automático em 2 dias, você pode receber o dinheiro das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado em até dois dias úteis. Veja como funciona:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288