Você está em:

Produtos e Serviços

Cielo na Mobilidade Urbana: pagamento com NFC chega aos ônibus de Curitiba

Publicado por Equipe Cielo

Curitiba, capital do Paraná, é mais uma cidade a adotar o pagamento por aproximação no transporte urbano. A novidade, disponível desde o último dia 18 de março para os usuários de ônibus da localidade, utiliza solução da Cielo para viabilizar o pagamento da tarifa do modal com cartão de crédito e débito e dispositivos que possuam a tecnologia NFC.

Ao todo, 22 terminais e 335 estações-tubo gerenciados pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) já adotaram a nova forma de pagamento. Em até um mês, outras 254 linhas de ônibus operacionalizadas pela empresa também devem disponibilizar a alternativa aos passageiros.

“A parceria com a Urbs, em Curitiba, amplia nossa presença como a adquirente do transporte urbano brasileiro”, afirma Natalia Garutti, Gerente de Marketing da Cielo. “E, para nós, tão importante quanto simplificar a jornada de milhares de pessoas que utilizam os transportes coletivos, é mostrar que nossa companhia está preparada para prover soluções para todos os tipos de negócio, seja qual for o segmento de atuação dos nossos clientes. Com segurança e tecnologia, vamos muito além da maquininha e nos reafirmarmos como uma empresa capaz de oferecer soluções inovadoras nos meios de pagamento”.

A iniciativa reforça o protagonismo da Cielo como a adquirência do transporte urbano, aumentando o número de localidades brasileiras que utilizam as soluções da companhia neste segmento.

Além de Curitiba, a tecnologia da Cielo está presente em vários modais de transporte em diversas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

No início de março, a atuação da empresa na simplificação da experiência de pagamento na mobilidade urbana foi tema de uma campanha institucional.

NFC nos ônibus de Curitiba traz benefícios aos usuários e à empresa

O uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) permite que os passageiros dos ônibus em Curitiba possam pagar a tarifa de forma mais ágil e simples.

Para isso, basta apenas encostar o cartão de débito ou crédito, o smartphone e ou qualquer outro dispositivo habilitado com o NFC no validador.

Não há necessidade de digitar senhas ou fazer cadastro prévio para utilizar a novidade.

Isso é possível porque a tecnologia – também conhecida como contactless (ou sem contato, em tradução livre) – possibilita a troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos.

As transações são feitas em segundos, agilizando o pagamento e proporcionando uma melhor experiência para os usuários.

Para a empresa de transporte, a solução de pagamento traz também a possibilidade de aumentar o número de passageiros do sistema, atraindo turistas e outras pessoas que não possuem o cartão-transporte.

Além de cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, o pagamento com NFC poderá ser feito por usuários que tenham carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay configuradas em seus dispositivos.

O valor da passagem é o mesmo cobrado em dinheiro e cartão-transporte, com acréscimo da taxa de conveniência de 2,07% no valor do bilhete, a ser paga para a operadora.

Cada pessoa poderá pagar até três passagens por viagem no validador, com o intervalo de 15 minutos para realizar a próxima compra de até três passagens.

Dessa forma, o pagamento por aproximação permite a integração com demais linhas em terminais e estações-tubo, sem que seja necessário realizar o pagamento de mais uma passagem.

Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo e lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2021, capturamos em nossas plataformas 6,8 bilhões de transações e R$ 713,4 bilhões em volume financeiro.

O nosso propósito é de simplificar e impulsionar negócio para todos e assumirmos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo.

Nós acreditamos que a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,2 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país.

Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier.

Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Sobre a Urbs

A URBS (Urbanização de Curitiba S/A) é responsável por administrar o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) com objetivo de desenvolver obras de infraestrutura, programas de equipamentos urbanos e atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade tais como a pavimentação, a iluminação, o saneamento e o paisagismo.

Com mais de 50 anos de atuação, é uma empresa de economia mista, com recursos técnicos e financeiros próprios, responsável também pelo gerenciamento e o planejamento operacional do transporte coletivo, do sistema de táxi e da atividade de motofrete na cidade.

Fonte: URBS – Prefeitura Municipal de Curitiba

Crédito das imagens utilizadas na arte: Daniel Castellano/SMCS

Veja também – Inovação: como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio

 

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288