Você está em:

Produtos e Serviços

Cielo e URBS: veja como ajudamos a simplificar os pagamentos no transporte coletivo em Curitiba

Com solução da Cielo, URBS implementa a compra de passagens com cartões de débito, crédito e dispositivos compatíveis com o pagamento por aproximação nos ônibus em Curitiba.
Publicado por Equipe Cielo

A Cielo tem se consolidado como pioneira em soluções voltadas para simplificar transações na Mobilidade Urbana. Um bom exemplo da nossa atuação no segmento é Curitiba, cidade onde ajudamos a viabilizar a compra de bilhetes no transporte coletivo com cartões de crédito, débito, celulares e outros dispositivos compatíveis com a tecnologia NFC.

Em parceria com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A), empresa responsável por diversos modais de transporte na capital paranaense, a Cielo desenvolveu a solução necessária para que pagamento por aproximação nas tarifas de ônibus virasse realidade.

“A parceria com a URBS, em Curitiba, amplia nossa presença como a adquirente do transporte urbano brasileiro”, afirma Natalia Garutti, Gerente de Marketing da Cielo.

“E, para nós, tão importante quanto simplificar a jornada de milhares de pessoas que utilizam os transportes coletivos, é mostrar que nossa companhia está preparada para prover soluções para todos os tipos de negócio, seja qual for o segmento de nossos clientes. Com segurança e tecnologia, vamos muito além da maquininha e nos reafirmarmos como uma empresa capaz de oferecer soluções inovadoras nos meios de pagamento”, complementa.

Conheça detalhes de mais um case de sucesso que só a empresa líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina pode construir!

Integração e tecnologia de ponta nos pagamentos do transporte público em Curitiba

Conhecida como uma das cidades mais inteligentes e inovadoras do país, Curitiba oferece novas alternativas de pagamento das passagens de ônibus desde março de 2022.

O pagamento via NFC (Near Field Communication ou comunicação por campo de proximidade, em tradução livre) facilita a jornada de quem usa o modal de transporte.

Isso porque a tecnologia – também conhecida como contactless (ou sem contato, em português) – possibilita a troca de dados sem fio através da simples aproximação entre dois dispositivos.

Com a solução da Cielo, basta aproximar o celular, o cartão de débito/crédito ou qualquer outro dispositivo compatível com a tecnologia nos validadores dos ônibus para realizar o pagamento e seguir viagem.

Não há necessidade de digitar senhas ou fazer um cadastro prévio para pagar a passagem usando a solução.

E as transações são feitas em segundos, agilizando o pagamento e proporcionando uma melhor experiência.

Ao todo, 22 terminais e 335 estações-tubo gerenciados pela URBS já adotaram o sistema. Além disso, mais de 200 linhas de ônibus operacionalizadas pela empresa passaram a aceitar exclusivamente o pagamento por aproximação ou com o cartão-transporte.

“Agora, pegar ônibus em Curitiba ficou mais rápido, fácil e seguro. Esse case da URBS demonstra exatamente como a área de Governos da Cielo trabalha voltada na entrega de soluções integradas com inovação e também na prestação de serviços de utilidade pública”, destaca Alan Neiva, Gerente de Relacionamento Corporate da Vice-Presidência de Grandes Contas da Cielo.

Ele exalta também a capacidade da companhia desenvolver a solução, respeitando o prazo necessário:

“O grande desafio foi participar da licitação e, após vencer, garantir que as áreas internas da Cielo participassem ativamente das ligações técnicas com o time de TI da URBS, a fim de entregar o projeto no tempo hábil solicitado no edital”.

A iniciativa reforça o protagonismo da Cielo na mobilidade urbana, aumentando o número de localidades brasileiras que utilizam as soluções da companhia neste segmento.

Além de Curitiba, a Cielo está presente em vários modais de transporte em cidades como Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2022, a atuação da nossa empresa na simplificação da experiência de pagamento nos transportes inspirou, inclusive, uma campanha institucional.

NFC nos ônibus de Curitiba traz benefícios aos usuários e à empresa

O uso da tecnologia NFC traz benefícios a todo o ecossistema de pagamentos.

Para a empresa de transporte, por exemplo, a solução traz a possibilidade de aumentar o número de pessoas que utilizam o sistema, atraindo turistas e demais usuários que não possuem o cartão-transporte local.

Além de cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, o pagamento com NFC poderá ser feito por usuários que tenham carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay configuradas em seus dispositivos.

Cada pessoa poderá pagar até três passagens por viagem no validador, com o intervalo de 15 minutos para realizar a próxima compra de até três passagens.

Dessa forma, o pagamento por aproximação permite a integração com demais linhas em terminais e estações-tubo, sem que seja necessário realizar o pagamento de mais uma passagem.

E nós fizemos um vídeo incrível para mostrar o sucesso da parceria entre a Cielo e a Urbs.

Assista agora mesmo!

Crédito da imagem usada no início do texto: Daniel Castellano/SMCS

Veja também:

>> Top of Mind 2022: Cielo vence a categoria Maquininha de Pagamento

>> Divulgação de resultados: Cielo atinge maior lucro líquido recorrente desde o 2º trimestre de 2019

>> Inovação: como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio

Matérias mais recentes

Maria Stela Confeitaria impulsiona vendas com soluções da Cielo e projeta faturar ainda mais com a Black Friday

Quem vê a loja da Maria Stela Confeitaria talvez não imagine como empreendedora Maria Stela Leão começou. Há dez anos,…

Publicado por Equipe Cielo

VTEX Sales App: conheça a solução que transforma a Cielo LIO On em prateleira infinita

Não achar um determinado produto em um ponto de venda físico pode ser uma experiência frustrante para qualquer cliente. Mas,…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo participa da estreia do Shark Tank Brasil: Versão Creators

A Cielo, referência em meios de pagamento e tecnologia, é a patrocinadora do 1º episódio do Shark Tank Brasil: Versão…

Publicado por Equipe Cielo

A Feira Moderna: com Cielo Tap, dupla de empreendedores projetam vendas de sucos ultracongelados na Black Friday

A Feira Moderna foi criada com objetivo de viabilizar uma alimentação saudável para quem tem não tem tempo de comprar…

Publicado por Equipe Cielo

INPI reconhece Cielo como marca de alto renome

A Cielo, empresa referência em meios de pagamento, acaba de ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como…

Publicado por Equipe Cielo

Seis anos da LGPD no Brasil: confira as principais ações da Cielo para manter a segurança e privacidade dos dados

Em 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa o sexto ano de existência. E, ao longo destes seis…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288