O que é o pagamento no WhatsApp? Veja como vender mais usando o WhatsApp Business!
A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, mais uma vez se une ao WhatsApp para oferecer uma nova funcionalidade: as transações P2M (sigla para peer-to-merchant ou de pessoas para empresas, em tradução livre).
Assim, quem é cliente Cielo vai poder utilizar o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil como um canal de vendas, aliando a comunicação e a conversão de clientes num só lugar.
Quer saber mais detalhes sobre como vender no WhatsApp? Então, continue a leitura! Nesse texto, você vai ver:
- Cielo e WhatsApp: juntos novamente para ajudar você a vender mais
- O que é o recurso de pagamentos no WhatsApp?
- Qual a diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M?
- Quem pode usar o WhatsApp para vender?
- É seguro fazer vendas usando o WhatsApp?
- Benefícios de usar o WhatsApp para vender
- Passo a passo: veja como configurar o WhatsApp Business para vender
- Como criar um pedido para fazer uma venda usando o WhatsApp Business
- Como é feito o pagamento dos pedidos pelo WhatsApp
- Veja como gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business
Cielo e WhatsApp: juntos novamente para ajudar você a vender mais
A chegada do recurso de pagamentos de pessoa física para estabelecimentos comerciais marca mais uma etapa da parceria entre a Cielo e o WhatsApp.
Afinal, em 2021, a Cielo e WhatsApp uniram forças em outra inovação do setor de meios de pagamento: o WhatsApp P2P, que permite a transferência de recursos financeiros entre as pessoas físicas através do app.
Desde então, todas as transações feitas entre pessoas físicas no WhatsApp são capturadas e processadas pela nossa companhia, em uma parceria inovadora e pioneira no segmento dos pagamentos digitais.
Com a chegada do WhatsApp P2M, quem empreende passa a ter possibilidade de utilizar o app para realizar transações comerciais.
Assim, será possível conversar com clientes, enviar pedidos e receber pagamentos dentro do aplicativo de mensagens instantâneas!
O novo recurso promete ser uma ferramenta valiosa, principalmente, para empreendedores e negócios de pequeno porte que desejam impulsionar suas vendas através de um canal com ótimo alcance em todos os públicos.
O que é o recurso de pagamentos no WhatsApp?
A funcionalidade de pagamentos entre empresas e clientes está disponível no WhatsApp Business, versão do app voltada para estabelecimentos comerciais.
Com a novidade, clientes Cielo poderão utilizar o WhatsApp como um canal de vendas.
Qual a diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M?
A diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M está em quem recebe o valor da transferência.
O WhatsApp P2P (sigla em inglês para o termo person to person ou de pessoa para pessoa) se refere aos pagamentos feitos entre pessoas físicas. Ou seja: é quando você transfere dinheiro para colegas, parentes etc.
Já o WhatsApp P2M diz respeito aos pagamentos feitos de uma pessoa física para uma pessoa jurídica, ou seja, de pessoas para estabelecimentos que têm um CNPJ e usam o WhatsApp Business.
Quem pode usar o WhatsApp para vender?
O WhatsApp P2M, que possibilita serviços de pagamento entre pessoas e empresas, pode ser usado por empreendedores que utilizam o WhatsApp Business.
Nesse primeiro momento, a funcionalidade está sendo liberada aos poucos para todos os usuários do WhatsApp Business.
Clientes Cielo podem acessar a “Área do Cliente” no site da Cielo e entrar em uma lista de espera para a habilitar a funcionalidade.
É seguro fazer vendas usando o WhatsApp?
Sim, é seguro fazer vendas e receber pagamentos de seus clientes utilizando WhatsApp.
As transações são realizadas pelo Meta Pay e processadas com toda a segurança e tecnologia de empresas de pagamento parceiras, como a Cielo, por exemplo.
Benefícios de usar o WhatsApp para vender
Utilizado por 9 entre 10 pessoas no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no nosso país.
Com a possibilidade de receber pagamento pelo app, você pode divulgar seus produtos no WhatsApp e aumentar as vendas com a mesma agilidade de uma simples troca de mensagens!
Veja outros benefícios de usar o WhatsApp para vender com a Cielo:
- Contato direto com clientes: comunicação e pagamentos são feitos em um só lugar;
- Integração fácil e direta entre a sua solução de pagamentos e o WhatsApp Business, dispensando a troca de plataformas para fechar a venda;
- Você recebe o dinheiro das suas vendas em até dois dias úteis e pode consultar as vendas no app Cielo Gestão em até três segundos após finalizar as transações;
- Facilidade de uso: clientes podem finalizar a compra de forma intuitiva e rápida usando apenas alguns toques e sem precisar sair do chat;
- As informações de pagamento são criptografadas e seguem os padrões PCI (Payment Card Industry), obedecendo a rígidos critérios de segurança e proteção em várias camadas;
- O cliente faz o pagamento dentro da conversa, em poucos cliques;
- Seu estabelecimento oferece um canal seguro e rápido, que permite que clientes possam fazer compras com tranquilidade e proteção.
Passo a passo: veja como configurar o WhatsApp Business para vender
A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se recebeu uma notificação no próprio WhatsApp sobre a disponibilidade do recurso. Para isso, atualize o seu app na App Store ou Google Play.
Uma vez que você tenha recebido a notificação (como mostra a imagem abaixo), significa que a funcionalidade de pagamentos já está disponível.
Para começar a vender no WhatsApp, será necessário realizar o cadastro dentro do próprio app.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- Clique na notificação que aparece no WhatsApp Business. Lembrando que você tem que estar utilizando a versão mais atual do app;
Clique na mensagem que aparece na parte superior:
- Na tela seguinte, clique em “Começa agora”;
- Selecione a Cielo como sua parceira de pagamento;
- Leia os “Termos de Serviço” e depois clique em “Aceitar e continuar”;
- Preencha o campo com o seu CPF ou CNPJ atrelado a sua conta Cielo. Depois clique em “Continuar”;
- Você irá receber um código de verificação no seu e-mail cadastrado na conta Cielo. Insira esse mesmo código no campo que aparece na tela;
Observação: se quiser alterar seu e-mail, faça pelo App Cielo Gestão ou site Cielo.
- Pronto! Agora é só aguardar a sua habilitação;
- Quando estiver tudo certo você verá essa tela e já poderá vender pelo WhatsApp!
Lembrando: se a notificação sobre os pagamentos no WhatsApp não tiver aparecido no WhatsApp Business do seu estabelecimento, não se preocupe. Em breve, o recurso será disponibilizado!
Como criar um pedido para fazer uma venda usando o WhatsApp Business
Agora que sua conta na Cielo já está conectada ao WhatsApp Business do seu estabelecimento, você pode começar a usar o app para vender.
Criar e enviar um pedido através do WhatsApp é simples e rápido como trocar mensagens no aplicativo!
Basta seguir o passo a passo abaixo:
- Clique em “Anexar” (ícone em formato de clipe que aparece no canto inferior direito da tela do WhatsApp);
- Na tela seguinte, clique em “Pedido”;
- Clique em “Adicionar item” na sequência;
- Agora, preencha os campos com as informações do produto;
- Ao terminar de preencher, clique em “Continuar”;
- Revise as informações. Se estiver tudo certo, clique em “Enviar pedido”;
- Pronto! O pedido foi enviado.
Como é feito o pagamento dos pedidos pelo WhatsApp
E para quem é cliente, pagar os pedidos pelo WhatsApp também é simples e intuitivo.
Veja como acontece o pagamento de pessoa física para um estabelecimento comercial utilizando o app de mensagens:
- Após receber o pedido enviado pelo estabelecimento, clique em “Ver detalhes”;
- Na sequência, clique em “Pagar”;
- Escolha a forma de pagamento e clique em “Continuar”;
- Na tela seguinte, clique em “Fazer pagamento” para confirmar;
- Ao finalizar a transação, a tela mostra que o pedido foi enviado;
- Os dados do pedido ficam registrados. A transação foi finalizada.
Veja como gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business
Agora, vamos mostrar como você pode gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business.
O processo é simples e rápido. Confira o passo a passo e saiba como fazer a gestão dos pedidos realizados no app:
- Clique nos 3 pontinhos que aparecem no alto da tela, à direita;
- Depois, clique na opção “Pedidos”;
- Você verá um histórico com os pedidos realizados. Clique naquele que deseja ver mais detalhes;
- Clique em “Atualizar status do pedido”;
- Atualize o status para manter cada cliente informado(a) sobre o andamento do pedido;
- Para isso, clique no ícone de enviar mensagem;
- Pronto! Viu como é simples gerenciar seus pedidos?
Curtiu a novidade? Essa é mais uma solução para quem é cliente Cielo vender mais.
Afinal, a líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina vai muito além da maquininha e oferece diversos serviços para melhorar as vendas, as finanças e a gestão do seu negócio!
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