A tecnologia está cada vez mais ligada ao crescente movimento da economia e as empresas, por sua vez, estão mais atentas à evolução do mercado.
O uso de tecnologias como o QR Code, por exemplo, permite que o comerciante venda seus produtos e serviços com credibilidade, além de melhorar o seu lucro.
Para lhe ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos explicar como o pagamento com QR Code pode ajudar o seu negócio!
E se você gosta mesmo de conhecer tudo sobre as novas tecnologias, confira um conteúdo bônus no final deste artigo.
Mas, antes de mais nada, você sabe o que é QR Code?
O QR Code, abreviação de Quick Response (resposta rápida, em português), nada mais é do que um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares com câmera.
Esse código pode ser convertido em textos, sites, números de telefone, e-mails, enfim, várias opções.
Desde 1994, quando foi inventado no Japão, o QR Code tem sido utilizado para as mais variadas funções, principalmente muito associado às ações de marketing e comunicação. Atualmente é possível encontrar essa tecnologia em estacionamentos de shoppings, cardápios e etiquetas.
Reconhecido mundialmente, obteve sucesso devido à segurança da leitura do código. Chegou ao Brasil em 2007 e em menos de um ano já era implementado em propagandas de cerveja, em anúncios de operadoras de celulares e também em publicações jornalísticas impressas.
A Cielo, líder do mercado de adquirência, oferece uma solução de pagamento que é o QR Code™ Pay, produto que disponibiliza a experiência de compra mais simples para os lojistas e também para o consumidor final.
O QR Code™ Pay tem como objetivo inovar e criar uma solução democrática, tornando a experiência de compra fluida e segura, tanto quanto uma transação com cartão.
Com essa solução, o consumidor pode realizar pagamentos via QR Code em todas as máquinas da Cielo, além de carteiras digitais e aplicativos de parceiros.
Benefícios do QR Code™ Pay
Para o lojista: é a oportunidade de aceitar diversas carteiras digitais, sem alterar sua experiência e sem comprometer a segurança da transação, além de aumentar o número de vendas.
Para o consumidor: poder comprar qualquer coisa em qualquer lugar, mesmo sem o cartão físico.
Para ambos: comodidade e segurança.
- Fácil como tirar uma foto.
- Agilidade e praticidade.
- Aceitação de diversas carteiras digitais.
- Redução dos casos de fraude ou chargeback.
Entre os brasileiros, é muito comum o uso de cartões de débito e crédito na hora das compras, principalmente pela segurança da transação. Por isso, incluir o QR Code na rotina dos brasileiros é algo de grande valia para o comércio.
Para o comerciante, essa é a oportunidade de aceitar diversas carteiras digitais, sem alterar sua experiência ou sua conciliação, sem comprometer sua segurança e aumentar a conversão de vendas.
Ao permitir que o cliente pague com o QR Code™ Pay, certamente o lojista venderá mais e sem complicações na operação.
Além de estar disponível em mais de 1 milhão de máquinas da Cielo, a solução também está disponível para as lojas virtuais. Conheça as soluções que a Cielo oferece para e-commerce.
É de extrema importância considerar a experiência de compra do cliente. E mais do que isso, é essencial que o comerciante entenda os hábitos de consumo do seu público e o quanto eles mudam periodicamente.
Hoje em dia todo mundo anda com smartphone no bolso. E isso basta para efetuar um pagamento via QR Code. Não há necessidade de estar com o cartão físico para efetuar a transação. Simples como tirar uma foto.
Ao escanear o código com a câmera do celular, a compra é paga automaticamente. E esse é apenas um dos benefícios do QR Code™ Pay, que agiliza a rotina de pagamentos e tem grande adesão.
Lançado em setembro de 2018, o QR Code Pay foi desenvolvido com o objetivo de democratizar os pagamentos por celular. Em 2019, a solução foi reconhecida com a segunda posição no ranking “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, na categoria Serviços Financeiros.
Veja como é simples usar o QR Code™ Pay
1- Siga o passo a passo normalmente na máquina.
2- Aperte a tecla verde.
3- A máquina irá gerar o QR Code.
4- Pelo celular, o consumidor escaneia o QR Code exibido na máquina.
5- Na sequência, ele escolherá o cartão ou a forma de pagamento e confirmar pelo celular.
6- Pronto. Venda efetuada!
Caso você ainda tenha alguma dúvida, veja o vídeo:
Bônus: pagamentos por aproximação
Agora que você já entendeu o que é QR Code e como essa tecnologia pode te ajudar a impulsionar suas vendas, podemos falar sobre os pagamentos por aproximação e a tecnologia que torna isso possível: o NFC.
Preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre NFC e pagamentos por aproximação, além de uma dica imperdível para receber pagamentos desse tipo com seu celular. Confira agora!