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Cancelamento de venda: o que fazer para estornar uma transação quando estiver sem saldo na agenda financeira Cielo

Confira como proceder para cancelar uma venda sem ter valores a receber com a Cielo.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor entra em contato com a Cielo para cancelar venda sem agenda financeira.

Quem tem um estabelecimento comercial sabe que, vez ou outra, é necessário fazer um cancelamento de venda.

Para que este tipo de solicitação seja realizada, é preciso que seu negócio tenha saldo na agenda. Só que, em alguns momentos, pode ser que este saldo não seja suficiente para fazer o estorno.

Pensando em casos assim, fizemos este texto para orientar como fazer o cancelamento de venda quando estiver sem saldo na agenda financeira Cielo.

O que é agenda financeira?

Quando o assunto é cancelamento de venda, precisamos falar também de “agenda financeira”.

A agenda financeira é um “retrato” que possibilita a visualização das datas de previsão/efetivação de pagamento das vendas realizadas com maquininhas de cartão ou outras soluções como, por exemplo, link de pagamento, página de checkout etc.

Dessa forma, quando um cliente Cielo faz uma venda, o valor a ser recebido (saldo futuro) fica registrado em sua agenda financeira até ser depositado/liquidado no domicílio bancário (conta) de sua escolha.

A agenda financeira é particularmente importante porque o repasse dos valores das vendas realizadas para esta conta segue regras previamente estabelecidas, que definem um prazo padrão para que este dinheiro seja depositado.

Este prazo pode variar não só em função do tipo de venda realizada (débito, crédito à vista ou crédito parcelado), mas também com as condições negociadas/contratadas por cada lojista.

Por que a agenda financeira é importante para cancelar uma venda? Entenda como funciona o cancelamento de transações!

A agenda financeira é importante porque quando um estabelecimento comercial solicita o cancelamento de uma venda, o valor a ser cancelado é descontado da sua agenda financeira.

Ou seja, para cancelar uma venda é necessário ter saldo disponível na agenda financeira da Cielo.

Vamos a um exemplo.

Se você tem um saldo total de R$ 100 para receber e precisa cancelar uma venda de R$ 150, o cancelamento será negado.

Isso ocorre porque, aqui na Cielo, os cancelamentos de vendas só podem ser feitos utilizando o saldo futuro da agenda financeira.

Não tenho saldo na minha agenda financeira na Cielo. Como faço para fazer o cancelamento de uma venda?

Como falamos, pode ser que um estabelecimento não tenha saldo disponível na sua agenda financeira.

E, sem ter saldo futuro na agenda financeira na Cielo, o estabelecimento que solicitar o cancelamento de uma venda terá seu pedido negado.

A falta de saldo pode ocorrer quando o estabelecimento comercial:

  • Contrata produtos de prazo como o Recebimento Automático em 2 dias, que muda automaticamente o prazo de recebimento das vendas futuras;
  • Negocia toda a sua agenda futura utilizando a Antecipação de Recebíveis Cielo;
  • Tem domicílio bancário específico para recebimento de vendas feitas no débito;
  • Interrompe sua operação e não realiza mais vendas, mas ainda realiza solicitações de cancelamentos de vendas.

Para dar continuidade no pedido de cancelamento, será necessário acionar a Central de Atendimento Cielo.

Como fazer um cancelamento de venda sem ter saldo futuro na agenda financeira

Para realizar um cancelamento de venda quando não houver saldo futuro na sua agenda financeira, siga o passo a passo abaixo:

  1. Entre em contato com a Central de Atendimento Cielo pelo telefone:
    1. 0800 570 8472 (exceto capitais e regiões metropolitanas);
    2. 4002-5472 (demais localidades).
  2. Faça sua identificação, utilizando o sistema telefônico;
  3. Acesse a opção “Financeiro”;
  4. Proceda com as validações de segurança necessárias;
  5. Solicite o cancelamento de venda sem saldo na agenda.

Em contato com uma pessoa da nossa equipe de Atendimento, você poderá escolher entre duas formas de pagamento (Pix ou Boleto Bancário) para gerar um crédito na sua agenda financeira no valor do cancelamento solicitado.

Assim que o pagamento do Pix ou do Boleto for identificado, a Cielo vai usar o valor que foi creditado na sua agenda financeira para fazer o cancelamento da venda.

Importante: embora o Pix ou Boleto tenha o valor integral a ser cancelado, ao subtrair o valor da venda para fazer o cancelamento, a Cielo não debita a taxa de MDR (sigla para Merchant Discount Rate, termo em inglês utilizado para designar o valor que é pago pela utilização da sua solução de pagamento).

Ou seja, ao debitar o valor referente ao cancelamento da venda da sua agenda financeira, o valor da taxa é mantido na agenda e, consequentemente, devolvido ao estabelecimento.

Qual a diferença entre cancelamento de venda e contestação de venda (chargeback)?

É importante não confundir “cancelamento de venda” com “contestação de venda”. São duas situações diferentes.

O cancelamento de uma venda é feito por solicitação do estabelecimento comercial, de forma que o valor de uma compra realizada seja estornado para a pessoa portadora do cartão.

Já a contestação de uma venda – o chamado chargeback – ocorre quando a pessoa que é titular de um cartão não reconhece uma transação de venda realizada. Neste caso, ela contesta a venda junto ao banco emissor do cartão.

Ao ser acionado, o banco emissor é responsável por fazer a contestação, seguindo as regras estabelecidas pelas bandeiras.

Para saber mais sobre mais sobre este assunto, leia: O que é chargeback: veja como funciona e saiba como tratar uma contestação de vendas na Cielo


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