Top of Mind 2022: Cielo vence a categoria Maquininha de Pagamento
A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, é a vencedora da categoria Maquininha de Pagamento do Prêmio Top of Mind 2022, realizado pela Folha de S. Paulo e pelo Instituto Datafolha.
A conquista foi anunciada em cerimônia presencial realizada na noite desta terça (25/10), no Tokio Marine Hall, em São Paulo, após duas premiações online por causa da pandemia.
Considerado o mais importante prêmio de lembrança de marca do país e um dos mais respeitados do mundo, o Top of Mind é realizado há 32 anos e aponta as marcas mais lembradas pela população brasileira.
Em 2022, a premiação abrangeu 70 categorias de produtos e serviços e oito categorias especiais, além de apontar destaques das cinco regiões do Brasil.
Com recorde de segmentos pesquisados, a pesquisa incluiu pela primeira vez uma pergunta sobre maquininhas de cartão e a Cielo foi a marca mais citada pelas pessoas entrevistadas.
“A Cielo é sinônimo de transações eletrônicas ágeis, de qualidade e segurança. Estar em 1º lugar em uma das categorias do Top of Mind é uma grande conquista e motivo de celebração”, exalta Thalita Martorelli, Head de Marketing da Cielo.
Para ela, o prêmio é um reconhecimento à parceria que a Cielo constrói com empreendedores de todos os perfis:
“A capilaridade da companhia, presente em todos os estados brasileiros, reforça a lembrança da nossa marca. Nosso novo posicionamento nos aproxima ainda mais do público do Varejo e evidencia que o ecossistema da Cielo oferece soluções integradas para melhorar as finanças, a gestão e as vendas de cada cliente”, completa.
Sobre o Prêmio Top of Mind
Desde 1991, a Folha de S. Paulo publica o Top of Mind, considerado o maior e mais influente ranking de marcas mais lembradas do Brasil.
A premiação chancela os esforços de comunicação das empresas, funcionando como um raio-X do trabalho das marcas junto aos consumidores brasileiros.
O ranking é estabelecido com base em uma pesquisa desenvolvida e coordenada pelo Instituto Datafolha, realizada em municípios de pequeno, médio e grande portes de todo o Brasil.
Para isso, os pesquisadores percorrem o país nos mais diversos meios de transporte para obter as menções espontâneas à pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em (categoria)?”
Diferente de outros estudos sobre marcas que contemplam apenas alguns mercados, o Top of Mind é uma pesquisa verdadeiramente nacional e traz uma amostra representativa do total da população adulta do país
Metodologia
Para chegar aos resultados do Prêmio Top of Mind, o Datafolha realiza um levantamento estatístico, feito por amostragem estratificada e com sorteio aleatório.
O universo da pesquisa considera o conjunto da população adulta brasileira, sendo dividido inicialmente em subuniversos que representam as regiões geográficas Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Estratégia
O levantamento foi realizado do dia 2 a 13 de agosto de 2022 junto à população a partir dos 16 anos de idade em 197 municípios, distribuídos por todos os estados e Distrito Federal.
A pesquisa foi dividida em amostras distintas, uma composta por 2.571 entrevistas (amostra A), outra por 2.564 entrevistas (amostra B) e outra por 2.566 entrevistas (amostra C) sendo que a lembrança geral das marcas (Top do Top) foi incluída nas amostras A, B e C totalizando 7.701 entrevistas.
Margem de erro
A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
Na prática, isso quer dizer que, se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
Em mais de três décadas de existência do projeto, já foram pesquisadas mais de 140 categorias de produtos e serviços.
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