Você está em:

Institucional

Ranking GPTW 2022: Cielo é reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar

Publicado por Equipe Cielo

A Cielo, líder do segmento de pagamentos eletrônicos no país e na América Latina, acaba de ser reconhecida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW).

Em 2022, passamos a ocupar a 31ª posição no Ranking Nacional – Grandes (empresas que possuem entre 1.000 e 9.999 pessoas no quadro efetivo). Essa é a melhor colocação da história da nossa companhia no ranking. Em 2021, a Cielo havia alcançado o 64º lugar.

Para Fernando Pinto Lima, Diretor Executivo de Gente, Gestão e Performance da Cielo, o resultado deste ano mostra o engajamento crescente da empresa em promover um ambiente de trabalho cada vez mais saudável:

“A certificação da Great Place to Work nós dá muito orgulho porque ela não é uma conquista isolada. Para estar neste ranking, é necessário muito trabalho e conexão com nosso propósito. Construímos isso diariamente, envolvendo todas as pessoas que fazem parte do Time Cielo e realizando um conjunto de iniciativas que só vão adiante com o comprometimento das equipes”.

Ano a ano, a Cielo implementa e aprimora ações que visam aprofundar o entendimento das necessidades de sua força de trabalho e aumentar promoção da qualidade de vida das equipes.

Os programas de bem-estar da companhia foram revisados e houve ainda a criação de um programa voltado para o desenvolvimento das lideranças – considerado pilar primordial para a conversão das estratégias de Recursos Humanos em ações táticas efetivas.

Saiba mais sobre o GPTW

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados através de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Anualmente, a empresa elabora mais de 40 rankings corporativos, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbitos nacional, regional, setorial e temático.

São avaliadas mais de 10.000 empresas, impactando aproximadamente dez milhões de pessoas.

Como é feito o ranking de melhores empresas para trabalhar da GPTW

Para estabelecer o ranking de melhores empresas para trabalhar, a GPTW realiza uma pesquisa com as organizações participantes.

Essa pesquisa abrange duas etapas:

  • Etapa 1 (Quantitativa): a própria GPTW define uma amostra de 1.000 colaboradores selecionados randomicamente. Estas pessoas são convidadas a responder uma pesquisa que avalia o quanto cada um recomenda a Cielo como um bom lugar para se trabalhar. Também são mensurados outros indicadores-chave da GPTW como: clima no ambiente de trabalho, cultura, diversidade, benefícios, entre outros.
  • Etapa 2 (Práticas Culturais): após atingir as condições determinadas na etapa quantitativa, empresa passa então para a fase de avaliação das práticas que impactam o clima organizacional e a performance. Nesta fase, o time de Experiência do Colaborador (EX) preenche um questionário que leva o nome de “Práticas Culturais”, que destaca informações importantes sobre programas, produtos, serviços e indicadores relevantes da companhia.

Para estar presente no ranking, é necessário ter um percentual de adesão de respondentes da pesquisa e alcançar a pontuação de corte em ambas as etapas.

Assim, se uma organização cumpre esses critérios, ela será certificada e receberá o selo digital da GPTW.

Essa certificação atesta que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, mas não garante uma posição no ranking.

A partir da data da certificação, a empresa estará apta a buscar uma colocação no ranking.

Para isso, é necessário entregar vários documentos complementares para os rankings, tais como: relatório de práticas culturais, perfil organizacional e questionários complementares. Tudo precisa ser feito em até 30 dias.

Daí em diante, o processo continua e a posição nos rankings é calculada de acordo com a pesquisa realizada com os colaboradores e a avaliação de práticas culturais/questionários complementares.

A quantidade de posições no ranking é definida previamente pela própria GPTW, de acordo com a composição das listas com os destaques em cada uma das categorias.

No ranking nacional, por exemplo, são consideradas 150 posições (disputadas entre mais de 2.000 empresas inscritas).

Já a nota de corte pode variar a cada edição, pois ela é feita a partir de uma média ponderada que considera:

  • A pesquisa com funcionários (56% do peso da nota);
  • As perguntas abertas da pesquisa (11% do peso);
  • As práticas de RH (33% do peso).

O processo de pesquisa de clima organizacional, os relatórios de práticas de RH e as informações quantitativas são requisitos necessários para as empresas concorrerem às posições em um ranking.

Além da 31ª posição entre as melhores empresas do Brasil no ranking Nacional – Grandes (entre 1.000 e 9.999 funcionários), a Cielo alcançou outras colocações de destaque nos seguintes rankings:

  • Regional (Barueri e Região): 5º lugar
  • Setorial (Instituições Financeiras – Serviços Financeiros): 2° lugar

Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o Varejo e lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2021, capturamos em nossas plataformas 6,8 bilhões de transações e R$ 713,4 bilhões em volume financeiro.

O nosso propósito é de simplificar e impulsionar negócios para todos e assumirmos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo.

Nós acreditamos que a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,1 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os maiores varejistas do Brasil.

Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier.

Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Veja também:

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288