Prêmio Valor Inovação Brasil: Cielo é a empresa de Serviços Financeiros mais inovadora do país
A Cielo, referência em pagamentos eletrônicos no país, foi reconhecida como a empresa mais inovadora do segmento “Serviços Financeiros” na 9ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil.
A pesquisa – realizada em parceria pelo jornal Valor Econômico e pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC – avalia as iniciativas de companhias que atuam em 25 setores da economia, além de apresentar o ranking com as 150 melhores práticas de inovação no país.
Em 2023, foram avaliadas 253 participantes – um recorde da premiação.
Para concorrer, as empresas precisam ter pelo menos 5% de participação privada em seu capital e receita líquida no Brasil acima de R$ 500 milhões em um dos dois últimos anos fiscais.
Já a elaboração do ranking considera cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar; esforço para realizar a inovação; resultados obtidos; avaliação do mercado e geração de conhecimento.
A partir daí, são analisados como cada um destes pilares se refletem efetivamente nas ações de inovação realizadas pela empresa, considerando indicadores qualitativos e quantitativos que fazem parte de um modelo especialmente desenvolvido para o ambiente brasileiro.
“A inovação é essencial para cumprirmos, com excelência, nosso propósito de simplificar e impulsionar negócios para todas as pessoas. Por isso, ser considerada a empresa mais inovadora do nosso segmento é mais do que um orgulho. É a certeza de que estamos preparados para acompanhar as transformações do mercado e melhorar a experiência de cada cliente com a implementação de novas soluções”, afirma Carlos Alves, VP de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Além de ser considerada a empresa mais inovadora do setor de “Serviços Financeiros”, a Cielo ficou na 40ª posição no ranking geral do Prêmio Valor Inovação Brasil.
As conquistas foram anunciadas em cerimônia realizada no dia 01 de agosto de 2023, no Teatro B32, em São Paulo.
Sobre o Prêmio Valor Inovação Brasil
O Prêmio Valor Inovação Brasil está em sua 9ª edição e é realizado pelo jornal Valor Econômico e pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC.
O principal objetivo do estudo é medir a capacidade de inovação das companhias, avaliando competências como criatividade, capacidade para gerar conhecimento e a aplicação estratégica das novas tecnologias.
A metodologia de avaliação das empresas participantes do ranking “Valor Inovação Brasil” tem como base cinco pilares:
- Intenção de inovar: engloba a estratégia e visão, além da cultura e valores das participantes;
- Esforço para realizar a inovação: considera recursos, processos e estruturas envolvidos;
- Resultados obtidos: avalia resultados gerais e específicos das participantes com as iniciativas de inovação realizadas;
- Avaliação do mercado: considera citações e o reconhecimento do mercado geral e setorial;
- Geração de conhecimento: dimensiona como as empresas geram conhecimento a partir da inovação. Exemplo: registro de patentes, estudos registrados etc.
Assim, a pesquisa engloba diversas questões sobre processos de inovação, desde aportes em ciência até iniciativas de transformação digital, analisando a geração de valor para as empresas por meio de novos produtos, processos, modelos de negócio e serviços.
Ações em rede, ou seja, a forma como as participantes conectam diferentes negócios aos projetos de inovação também são avaliadas.
A pesquisa abrange grupos de empresas que atuam em 25 segmentos da economia brasileira:
- Agronegócio;
- Alimentos, Bebidas e Ingredientes;
- Automotivo;
- Bancos;
- Bens de Capital;
- Comércio;
- Construção e Engenharia;
- Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza;
- Educação;
- Eletroeletrônica;
- Energia Elétrica;
- Farmacêuticas e Ciências da Vida;
- Infraestrutura;
- Materiais de Construção;
- Mineração, Metalurgia e Siderurgia;
- Papel e Celulose;
- Petróleo, Gás e Petroquímica;
- Química;
- Seguros e Planos de Saúde;
- Serviços;
- Serviços Financeiros;
- Serviços Médicos;
- Tecnologia da Informação;
- Telecomunicações;
- Transporte e Logística.
Após a análise dos cinco critérios de inovação mencionados, que retratam o tipo de inovação comum a cada setor, são criados os grupos de empresas. E, a partir de comparações e análises, são elaborados os rankings setoriais.
Confira aqui o Ranking Geral do Prêmio Valor Inovação Brasil 2023.
Veja também: