Você está em:

Institucional

Golpe do delivery: saiba como evitar e minimizar os riscos

Junto com o crescimento do uso dos aplicativos de comida, infelizmente, os golpistas ficaram mais criativos para aplicarem o chamado “golpe do delivery”.
Publicado por Equipe Cielo

Na pandemia, o número de pedidos de entregas de refeições aumentou muito. E junto com o crescimento do uso dos aplicativos de comida, infelizmente, os golpistas ficaram mais criativos para aplicarem o chamado “golpe do delivery”.

É comum vermos nas redes sociais situações em que, por exemplo, um entregador usa o próprio celular para registrar os dados do cartão dos clientes ao realizar uma entrega. Assim, sem que a vítima perceba, suas informações acabam sendo expostas indevidamente.

Os golpes aplicados por entregadores de apps de comida, têm se difundido. Segundo Procon-SP, entre janeiro e maio de 2021, houve um aumento de 186% nas reclamações relacionadas a essa prática em relação ao mesmo período em 2020.

E como podemos minimizar os riscos de sermos vítimas de golpes assim? Conheça algumas medidas que podem ser tomadas para evitar esse problema.

 

Como se proteger do golpe do delivery

A partir dos relatos de pessoas que foram vítimas do golpe do delivery, é possível identificar que algumas ações são comuns na atuação dos golpistas. Mantenha o “desconfiômetro” ligado e veja os principais pontos de atenção ao realizar o pagamento durante uma entrega:

  1. Visor quebrado: não utilize maquininhas que estejam com o visor quebrado ou com alguma condição que impeça uma boa visualização e a leitura dos dados que estão sendo digitados.

 

  1. Confira tudo: além do valor da compra, preste atenção na tela e nas informações que estão aparecendo. Muitos golpistas colocam um valor mais alto do que o da compra ou fazem os clientes digitarem a senha na tela onde aparece este valor aparece.

 

  1. Pague pelo app: prefira locais onde você possa pagar pelo próprio app ou aceite pagamentos digitais, como o Pix. Saiba mais essa forma de pagamento clicando aqui.

 

  1. Cuidado com seus dados: nunca informe seus dados a terceiros, seja por telefone, aplicativos de mensagens ou pessoalmente. Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com o local onde pediu sua refeição.

 

  1. Nada de valor extra: em alguns casos, o entregador cobra valores adicionais, alegando ser taxa de entrega ou algum extra a ser pago por problemas na operação. Desconfie e não aceite fazer esses pagamentos.

 

  1. Cartão sempre em mãos: ao pagar sua entrega, mantenha seu cartão sempre com você. Não entregue o cartão ao entregador e fique de olho em toda a operação de pagamento, principalmente na hora de digitar sua senha. Pagamentos via NFC e QR Code podem ser boas opções.

Se mesmo com todos esses cuidados, você perceber que foi vítima de um golpe, entre em contato imediatamente com o restaurante, o aplicativo de comida no qual fez o pedido e com a instituição que emitiu o seu cartão.

Em alguns casos, é necessário fazer um boletim de ocorrência e entrar em contato com o órgão de proteção do consumidor da sua cidade, como o Procon-SP, por exemplo.

 

Formas alternativas de pagamento

qui na Cielo, temos uma sólida infraestrutura, que oferece segurança, estabilidade e disponibilidade dos sistemas, promovendo a segurança cibernética e atuando de forma efetiva na prevenção e no controle de fraudes.

Também oferecemos formas alternativas de pagamento que podem minimizar os riscos do “golpe do delivery”, sendo boas opções tanto para lojistas quanto para consumidores.

 

Para consumidores

Confira as dicas que você, consumidor(a), pode seguir para evitar golpes enquanto paga pela sua refeição:

  1. Pagamento por aproximação: sempre que for pagar pelo pedido, avise que vai fazer o pagamento por aproximação, pois dessa forma você não precisa obrigatoriamente pagar com o cartão em mãos. O mais recomendável para que o possível “golpista” não tenha contato algum com seu cartão é cadastrá-lo no seu smartphone ou até no seu smartwatch. Assim, basta pagar na maquininha e pronto.

 

  1. Pagamento por app: ao fazer seu pedido, verifique se a opção de pagamento pelo aplicativo está disponível. Assim basta cadastrar o seu cartão no aplicativo de delivery que estiver usando e efetuar o pagamento ali mesmo. Quando o pedido chegar, basta pegar e comer.

 

  1. Pagamento via Pix: ao efetuar seu pedido, veja se o estabelecimento aceita pagamentos via Pix. Dessa forma, você poderá fazer o pagamento sem precisar de qualquer ação do entregador. Outra alternativa: quando o pedido chegar, pergunte ao entregador se pode pagar via Pix, já que esta forma de pagamento pode ser habilitada nas maquininhas da Cielo. Assim, entregador seleciona a opção de pagamento por Pix e você só precisa escanear o QR Code na máquina. Prontinho, seu pedido está pago!

 

E lembre-se: sempre que for efetuar o pagamento, peça ao entregador para digitar o valor na máquina. Mas na hora de pagar, peça a maquininha para que você mesmo coloque seu cartão nela.

Assim, você confere o valor digitado e faz o pagamento sem que ninguém além de você tenha contato com seu cartão.

Veja também: NFC x QR Code™: quais são as diferenças?

Para lojistas

Para evitar que os clientes caiam em golpes durante suas vendas, a principal solução é habilitar outras formas de pagamento em sua maquininha Cielo, oferecendo aos seus clientes, alternativas como:

  1. Pagamento por aproximação: com ele, o cliente não precisa obrigatoriamente estar com seu cartão em mãos para poder concluir a compra. O pagamento pode ser feito por aproximação pelo celular ou pelo até smartwatch, por exemplo. Caso o cliente esteja com o cartão, ele só precisará aproximá-lo da máquina.

 

  1. Pagamento via Pix: ao habilitar esta modalidade, sua maquininha Cielo gera um QR Code para o cliente conseguir efetuar a compra. Assim, não é necessário o uso do cartão físico. Basta abrir o aplicativo do PIX e escanear o código para fazer o pagamento.

Tente estimular que seus clientes paguem seus pedidos por outros meios além do uso do cartão físico. Muitos deles não conhecem essas alternativas e não usam as formas de pagamento digital (Pix, aproximação e etc) por desconhecimento.

Pense em campanhas e promoções que promovam o pagamento por meios digitais ou pelo próprio aplicativo em que seu negócio está cadastrado. Além de garantir a segurança do seu cliente, isso também é positivo para a integridade do seu negócio.

Saiba mais: como a tecnologia NFC pode te ajudar nesse momento


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288