Você está em:

Institucional

Como a saúde mental dos colaboradores contribui? | Blog Cielo

Publicado por Equipe Cielo

A saúde mental e física são pilares fundamentais e indissociáveis para o bem-estar e podem afetar, inclusive, o desempenho de um profissional dentro de uma empresa. Sabia disso?
Quando falamos em saúde mental, também nos referimos aos momentos em que nos sentimos bem pessoalmente e em nossas relações. Afinal, quando estamos bem parece que conseguimos lidar com todas situações de uma forma mais leve, não é?
O bem-estar é parte integrada da nossa saúde, ou seja, podemos afirmar que não existe saúde sem saúde mental.
Que tal levar esse debate para o ambiente corporativo? Seria uma forma de romper os tabus que rondam o tema e uma maneira de construir um ambiente de trabalho mais acolhedor para todos.
Antes de mergulhar de vez no tema, que tal saber um pouquinho mais sobre saúde mental?
 

O que é saúde mental?

A saúde mental, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é um estado de completo bem-estar físico, social, mental e não apenas a mera ausência de doenças.
Uma pessoa mentalmente saudável entende que não precisamos alcançar a perfeição em tudo. Mais que isso, compreende que cada corpo tem limites diferentes e isso é absolutamente normal. Ou seja, o autoconhecimento é saída para uma saúde mental equilibrada.
Nós, diariamente nos deparamos com emoções diferentes como a raiva, alegria, tristeza e frustração. Uma mente saudável sabe como lidar com todos estes sentimentos com equilíbrio e, quando precisam de ajuda em momentos mais delicados, não hesitam em procurar por auxílio.
Esse bem-estar completo que citamos ajuda a aceitarmos as exigências que a vida nos apresenta. E isso não quer dizer que temos que lidar com as dificuldades com sorriso no rosto o dia inteiro.
Significa que conseguiremos enfrentar os momentos difíceis sem que todas nossas relações sejam abaladas negativamente por muito tempo.
 

O que pode afetar a saúde mental?

Vários fatores podem afetar a saúde mental de uma pessoa. Entre eles, podemos destacar a rápida mudança social, discriminação de gênero, exclusão social, condições de trabalho estressantes, violação dos direitos humanos e estilo de vida não saudável são alguns exemplos.
Porém, se você enfrenta ou já passou por essas situações, não é motivo para se desesperar. É preciso fazer uma análise do nível de estresse que você alcançou, o contexto e, assim, será possível ter alguma conclusão sem precipitações.
Segundo estudo da ADEB (Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares), estima-se que a cada 100 pessoas, 30 enfrentam ou venham a sofrer com problemas relacionados à saúde mental. Além disso, 12 delas têm ou podem adquirir uma doença mental grave. Ainda de acordo com a associação, a doença mais frequente é a depressão.
 

Saúde mental não pode ser tabu

Conversar sobre saúde mental nunca foi algo encarado com naturalidade pela sociedade. Pelo contrário, esse tema é cercado de tabus, mas não podemos deixar de debatê-lo até mesmo no ambiente corporativo.
Os tabus impedem que a informação circule, o que prejudica ainda mais um cenário já preocupante. Por isso temos que discutir o assunto para romper os preconceitos que giram em torno da saúde mental.
Essa discussão certamente contribuirá com todos os ambientes da sociedade, inclusive o corporativo.
 

Fique atento!

Muitas vezes, pela falta de informação, não sabemos diferenciar sensações que todos nós sentimos sobre problemas relacionados à saúde mental. Por isso é importante destacar alguns pontos:

  • Todas as pessoas sentem tristeza, ansiedade, raiva, etc. O que diferencia isso dos casos de transtorno mental é o nível de cada um dos sentimentos e o contexto em que eles estão inseridos.
  • Sentiu um frio na barriga antes de um compromisso relevante? Todos nós sentimos a mesma coisa. Fique calmo!
  • Identifique os sinais: quando as situações começam a causar desconforto e alteram as relações interpessoais, chegou a hora de buscar ajuda!

A informação é a saída!
 

Mente saudável e negócio equilibrado

Talvez você esteja se perguntando: “mas o que a saúde mental tem a ver com o meu negócio?”
Transtornos comportamentais e de saúde mental já são a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. Em 2017, foram mais de 9 mil empregados afastados, segundo o último dado disponível da Secretaria da Previdência.
Ainda de acordo com o estudo, a depressão é a principal causa de pagamento de auxílio-doença não ligado a acidentes, com 31% dos casos de afastamento.
Se você pensa que apenas o Brasil enfrenta esse problema, você está muito enganado.
Segundo dados da OMS, mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão e 260 milhões sofrem com transtornos de ansiedade no mundo. Estima-se que as duas enfermidades custam US$ 1 trilhão à economia devido a perda de produtividade desses profissionais.
O antídoto para a saúde mental é o equilíbrio e a informação. Quanto mais debatemos, mais desconstruímos os preconceitos enraizados devido ao silêncio que ronda o tema.
 

Estamos todos em processo de aprendizagem

Quando não estamos bem, todas as nossas relações sofrem impacto, inclusive o ambiente corporativo. Afinal, ele é apenas o reflexo da sociedade.
Cometer erros nesse processo é comum e todos precisam estar conscientes disso. Estamos em um longo processo de aprendizagem. O que mais importa é estar aberto ao debate e, claro, contar com profissionais que realmente possam auxiliar colaboradores que lidam com essa situação.
Pensando nesse cenário, a Cielo criou o programa De Bem com a Vida, iniciativa que tem como objetivo incentivar discussões e ampliar as alternativas relacionadas à saúde dos nossos colaboradores.
Deixar claro que estamos disponíveis para levantar essa discussão é uma forma de passar a mensagem de que podemos auxiliar essas pessoas. É necessário que elas saibam que podem contar não somente com seus colegas, mas também com o ambiente corporativo, direcionando-as para o caminho mais adequado.
 
Nossos colaboradores e qualquer pessoa que enfrenta problemas semelhantes precisam de apoio e acompanhamento profissional, não de julgamentos. Que tal ajudá-los nesse desafio?
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288