Você está em:

Institucional

Cielo integra Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) pelo 11º ano seguido

Índice da Bolsa de Valores do Brasil reflete o desempenho das empresas com a Sustentabilidade.
Publicado por Equipe Cielo

A Cielo, referência no mercado de pagamentos eletrônicos, foi mais uma vez incluída na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Este é o 11º ano consecutivo que a companhia se mantém no ISE B3, um dos mais importantes indicadores da performance de empresas listadas na B3 em relação aos aspectos ESG – sigla do termo em inglês Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em tradução livre).

A 19ª carteira do ISE B3 reúne empresas que atuam em 36 setores e passou a vigorar a partir de 02 de janeiro de 2024.

Ao todo, foram selecionadas 78 companhias. A Cielo, no entanto, é a única que faz parte do segmento de Adquirência.

“O ISE B3 chancela empresas que se comprometem verdadeiramente com a Sustentabilidade. Por isso, integrar a carteira por 11 anos seguidos reforça nosso empenho em atuar de forma sustentável, com responsabilidade social e seguindo as melhores práticas de governança”, ressalta Daniel Poli, Gerente Executivo de Sustentabilidade, Diversidade e Impacto da Cielo.

“Mais do que favorecer a reputação da nossa companhia, a presença da Cielo na carteira do ISE B3 é importante porque ratifica nosso compromisso com a geração de valor para a sociedade e com a promoção de iniciativas cada vez mais sustentáveis, colocando em prática nossa ambição de ser a melhor para o Brasil”.

O ISE B3 é um importante balizador utilizado na tomada de decisão de investidores(as) que priorizam empresas com práticas de sustentabilidade para investir.

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)

Criado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores do Brasil (B3) tem como principal objetivo ser o “indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial”.

O ISE B3 foi uma iniciativa pioneira na América Latina, sendo o quarto índice de sustentabilidade criado no mundo.

Metodologia de seleção das empresas que compõem a carteira ISE B3

O ISE B3 é feito com base no resultado de uma carteira teórica de ativos, que é elaborada de acordo com critérios estabelecidos pela metodologia do Índice.

A carteira é composta exclusivamente por companhias listadas na B3 e que atendem às diretrizes do indicador.

A quantidade de empresas que integram a carteira da ISE B3 varia anualmente, considerando um processo seletivo composto pelas seguintes etapas:

  1. Convite às empresas do universo elegível ao índice (chamadas de “empresas emissoras”);
  2. Avaliação quantitativa (cálculo do total de pontos obtidos pelas participantes, resultando num Score Base que tem valor de 0 a 100 pontos percentuais);
  3. Coleta de evidências documentais e avaliação qualitativa, por amostragem. Isso é feito com base na consistência das respostas fornecidas ao questionário da ISE B3.
  4. Cálculo do Score ISE B3, realizado através da aplicação de um fator qualitativo (nota qualitativa/100) sobre 50% do Score Base. Isso é feito para atenuar distorções na avaliação quantitativa de empresas que porventura não tenham seguido a orientação de serem rigorosas e conservadoras em suas respostas ao questionário.
  5. Avaliação do desempenho das empresas participantes quanto ao tema Mudança no Clima, através do desempenho das empresas no questionário CDP Climate Change, organizado pelo Carbon Disclosure Program (CDP).
  6. Compilação do Rep Risk Index – Peak RRI. Produzida pela empresa RepRisk, esta é uma métrica de risco reputacional relativa a aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança), sendo utilizada na avaliação de companhias sob essa perspectiva.
  7. Aplicação dos critérios de inclusão, que selecionam as empresas emissoras que satisfaçam seis condições (a) nota mínima no Score ISE B3; (b) nota mínima no desempenho quantitativo por tema; (c) nota mínima na avaliação qualitativa das evidências; (d) nota mínima no Score CDP-Climate Change; (e) nota igual ou inferior a 50 no RepRisk Index – Peak RRI e (f) atendimento dos requisitos mínimos aplicáveis ao setor da empresa.
  8. Aplicação dos critérios de exclusão, utilizados para eliminar da carteira as empresas que não atendem a um ou mais critérios de inclusão.

Conheça mais detalhes sobre as diretrizes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3).

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288