Você está em:

Institucional

Dia Internacional Contra a Corrupção: saiba como a Cielo contribui com esse tema

No Dia Internacional contra a Corrupção, conheça as iniciativas da Cielo no combate à corrupção.
Publicado por Equipe Cielo

Dia Internacional do Combate à Corrupção

O Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado em 9 de dezembro, pois foi nesta data que mais de cem países (incluindo o Brasil), assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em evento realizado em Mérida (México), no ano de 2003.

A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, está fortemente comprometida com práticas de ética e integridade, bem como o combate à corrupção.

Para isso, a companhia é fundamentada em diretrizes e responsabilidades amplamente difundidas, que apoiam o comportamento ético e íntegro em todas as nossas esferas de atuação.

Afinal, a corrupção deve ser combatida com muita seriedade, em todos os âmbitos. Ela gera danos enormes para a sociedade em geral, trazendo problemas como o aumento da criminalidade e das desigualdades, a retração de investimentos e a redução da produtividade.

“O combate à corrupção é um tema de extrema relevância aqui na nossa companhia. Essa luta não é só uma necessidade do nosso mercado, mas sim um compromisso que reforçamos diariamente na nossa atuação, considerando os enormes impactos sociais e ao negócio que esse problema ocasiona”, ressalta Rafael de Oliveira, Gerente de Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Cielo.

Dia Internacional contra a Corrupção: saiba mais sobre os danos causados pelas práticas ilícitas

Mais do que perdas financeiras, a corrupção exacerba a pobreza e afeta, principalmente, os mais necessitados.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrega as principais economias do mundo, a corrupção chega a movimentar cerca de US$ 2,6 trilhões por ano globalmente.

A esse valor, de acordo com um outro dado da Organização das Nações Unidas (ONU), podemos acrescentar cerca de US$ 1 trilhão em subornos.

Com isso, o prejuízo provocado por práticas ilícitas chega a um valor que corresponde a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.

O montante equivale ainda à metade dos recursos que precisariam ser gerados para garantir uma infraestrutura adequada a todas as pessoas até 2030.

No Brasil, a corrupção também se apresenta como um grave problema.

O país ocupa a 94ª posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2022, considerado o principal indicador de corrupção do mundo. Quanto maior a posição, “mais corrupto” o país é considerado.

Elaborado desde 1995 pela Transparência Internacional, o IPC avalia um total de 180 países e territórios a partir dos níveis de corrupção percebidos no setor público por especialistas e executivos, se baseando ainda em 13 fontes independentes de dados.

Esse Índice é a referência mais utilizada por tomadores de decisão dos setores público e privado na avaliação de riscos e no planejamento de suas ações.

Dos 23 países que apresentaram diminuição significativa no IPC na última década, 19 deles também reduziram índices de preservação de liberdades civis.

É por isso que podemos concluir que o combate à corrupção é fundamental para garantir os direitos humanos e a construção de sociedades mais justas.

Combate à corrupção é um compromisso da Cielo

Por se tratar de um tema de suma importância para a Cielo, nossa empresa conta com uma estrutura com altos padrões de conformidade, que garante um ambiente íntegro para todos os nossos públicos: Time Cielo, clientes, acionistas, fornecedores e sociedade em geral.

Segundo o Pacto Global, a corrupção aumenta em 25% dos custos de processos de compras, provocando ainda desvios em torno de 5% do PIB global.

Os recentes escândalos dessa natureza fizeram com que todo o setor empresarial brasileiro ficasse sob olhar atento do público, gerando impactos negativos significativos nas operações e nas reputações dos participantes destes esquemas corruptos.

Esse cenário aumentou importância das ações de Compliance e das Políticas de Combate à Corrupção no ambiente de negócios, dando maior transparência e confiabilidade às empresas.

Tudo isso vem ganhando escala e contribui para que as companhias que promovem boas práticas de preservação da integridade tenham melhor reputação e se tornem mais competitivas.

Como consequência disso, atraem um número crescente de investidores que valorizam a ética, colaborando positivamente com a criação de leis e regulamentos.

Aqui na Cielo, atuamos de forma ativa na prevenção e no combate à corrupção, promovendo diversas iniciativas dessa natureza dentro e fora da nossa empresa.

Inclusive, somos a 1ª adquirente a obter o Selo Empresa Pró-Ética, referente ao biênio 2022-2023.

Realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Ethos, o Selo Empresa Pró-Ética busca promover, por meio do reconhecimento público, as companhias comprometidas em implementar medidas voluntárias de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

O reconhecimento foi anunciado no dia 30 de novembro de 2023, durante evento de celebração do Dia da Integridade Empresarial.

Conheça algumas das ações que realizamos:

  1. A Cielo é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas com objetivo de uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção;
  2. Nossa empresa também assinou o Pacto Global da ONU e, todos os anos, reafirma a sua adesão. A Cielo também apresenta o seu progresso com as ações empreendidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Práticas Anticorrupção.
  3. Também integramos a Rede Brasil do Pacto Global e somos parte ativa dos Grupos de Trabalho, incluindo o Grupo de Trabalho Anticorrupção.
  4. Atuamos em consonância com os Tratados e Convenções internacionais, aos quais o Brasil é signatário, sobre o tema de prevenção e combate à corrupção, aplicados à linha de negócio da Companhia.
  5. Adotamos critérios de integridade para seleção de Administradores.
  6. Contamos ainda com uma série de instrumentos normativos relacionados ao tema de integridade e combate à corrupção e que estabelecem diretrizes, procedimentos, papéis e responsabilidades sobre os processos que suportam o Programa Cielo de Conformidade.
  7. Através de sistemas automatizados, realizamos o monitoramento de 100% das transações dos clientes, identificando casos suspeitos e com indícios de crimes financeiros e atos ilícitos como corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
  8. As interações com agentes públicos também são monitoradas, garantindo conformidade e diligência nestas relações. Todas as reuniões ou interações com agentes públicos realizadas pelo Time Cielo são comunicadas ao nosso time de Compliance.
  9. Nosso Código de Conduta Ética e a Norma de Aceitação e Oferta de Cortesias estabelecem regras e responsabilidades tanto para a aceitação quanto para a oferta de itens como brindes, presentes e convites para eventos pelo Time Cielo.
  10. A Cielo também adota monitoramentos específicos para clientes qualificados como PEPs (Pessoas Expostas Politicamente).
  11. Durante o período eleitoral, nossa companhia adota procedimentos adicionais com objetivo de identificar indícios de atividades suspeitas e/ou doações irregulares a candidatos.
  12. Todo o Time Cielo realiza um treinamento anual de anticorrupção.
  13. Todos os contratos da Companhia com seus clientes, fornecedores e parceiros contemplam cláusulas anticorrupção.
  14. Adotamos procedimentos no desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como a utilização de novas tecnologias, a fim de avaliar o risco e prevenir a sua utilização em práticas ligadas à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
  15. Adotamos procedimentos de diligência Know Your Customer (Conheça seu Cliente), Know Your Supplier (Conheça seu Fornecedor), Know Your Partner (Conheça seu Parceiro) e Know Your Employee (Conheça seu Funcionário) para mitigação dos riscos de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, de acordo com a atividade, jurisdição e as partes envolvidas, incluindo a coleta, a verificação, a validação e a atualização de informações cadastrais.
  16. Adotamos medidas de caráter restritivo quanto à realização de negócios e à manutenção de relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, quando as circunstâncias indicarem evidências de envolvimento em crimes de corrupção, lavagem de dinheiro ou quaisquer outros atos ilícitos.
  17. Comunicamos às autoridades competentes as operações ou propostas de operação que caracterizam indício de corrupção e lavagem de dinheiro, dentre outros atos ilícitos.

Canal de Ética Cielo é aberto para todos

Além disso, aqui na Cielo, nós disponibilizamos nosso Canal de Ética para receber relatos – identificados ou anônimos – de ações que se caracterizam como eventuais desvios do nosso Código de Conduta Ética.

O Canal está aberto para receber denúncias das pessoas que trabalham na empresa e do público em geral – incluindo fornecedores, prestadores de serviço e clientes.

Ao denunciar, a pessoa pode escolher se deseja ou não se identificar. As comunicações realizadas podem ser acompanhadas no próprio site de acionamento, garantindo visibilidade ao andamento de todo o processo.

Caso você identifique quaisquer desvios às diretrizes do Código de Conduta Ética ou à legislação em vigor, inclusive à Lei Anticorrupção, não hesite!

Entre em contato conosco e faça um relato ao nosso Canal de Ética utilizando os canais abaixo:

Aqui na Cielo, estamos juntos pelo seu negócio e no combate à corrupção!

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288