Você está em:

Institucional

Dia Internacional Contra a Corrupção: saiba a importância desse tema e como a Cielo contribui nessa luta

Publicado por Equipe Cielo

O Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado em 9 de dezembro, pois foi nesta data que mais de cem países (incluindo o Brasil), assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada na cidade de Mérida, no México, no ano de 2003.

E a corrupção é um problema que deve ser combatido com muita seriedade, em todos os âmbitos. Afinal, ele gera enormes danos para a sociedade em geral, trazendo problemas como o aumento da criminalidade e das desigualdades, a retração de investimentos e a redução da produtividade.

Mais do que perdas financeiras, a corrupção exacerba a pobreza e afeta, principalmente, os mais necessitados.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrega as principais economias mundiais, a corrupção chega a movimentar cerca de US$ 2,6 trilhões por ano globalmente.

O valor equivale à metade de tudo o que o mundo precisa gerar para garantir uma infraestrutura adequada a todos os cidadãos até 2030.

O combate à corrupção é um tema de extrema relevância aqui na nossa companhia. Essa luta não é só uma necessidade do nosso mercado, mas sim um compromisso que reforçamos diariamente na nossa atuação, considerando os enormes impactos sociais e ao negócio que esse problema ocasiona”, ressalta Rafael de Oliveira, Gerente de Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Cielo.

Combate à corrupção é um compromisso da Cielo

Segundo o Pacto Global, a corrupção aumenta em 25% dos custos de processos de compras, provocando ainda desvios em torno de 5% do PIB global.

Os recentes escândalos dessa natureza fizeram com que todo o setor empresarial brasileiro ficasse sob olhar atento do público, gerando impactos negativos significativos nas operações e nas reputações dos participantes destes esquemas corruptos.

Esse cenário fez aumentar a importância do Compliance e das Políticas de Combate à Corrupção no ambiente de negócios, dando maior transparência e confiabilidade às empresas.

Tais ações vêm ganhando escala e contribuem para que as companhias que promovem boas práticas de preservação da integridade tenham melhor reputação e se tornem também mais competitivas, atraindo um número crescente de investidores que valorizam a ética e contribuindo positivamente na criação de leis e regulamentos.

A Cielo atua de forma ativa na prevenção e no combate à corrupção e promove várias iniciativas desta natureza dentro e fora da nossa companhia. Conheça algumas dessas ações:

  1. A Cielo é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas com objetivo de uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção;
  2. Nossa empresa também assinou o Pacto Global da ONU e, todos os anos, reafirma a sua adesão. A Cielo também apresenta o seu progresso com as ações empreendidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Práticas Anticorrupção.
  3. Também integramos a Rede Brasil do Pacto Global e somos parte ativa dos Grupos de Trabalho, incluindo o Grupo de Trabalho Anticorrupção.
  4. Contamos ainda com uma série de instrumentos normativos relacionados ao tema de integridade e combate à corrupção e que estabelecem diretrizes, procedimentos, papéis e responsabilidades sobre os processos que suportam o Programa Cielo de Conformidade.
  5. Através de sistemas automatizados, realizamos o monitoramento de 100% das transações dos clientes, identificando casos suspeitos e com indícios de crimes financeiros e atos ilícitos como corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
  6. As interações com agentes públicos também são monitoradas, garantindo conformidade e diligência nestas relações. Todas as reuniões ou interações com agentes públicos realizadas pelo Time Cielo são comunicadas ao nosso time de Compliance.
  7. Nosso Código de Conduta Ética e a Norma de Aceitação e Oferta de Cortesias estabelecem regras e responsabilidades tanto para a aceitação quanto para a oferta de itens como brindes, presentes e convites para eventos pelo Time Cielo.
  8. A Cielo também adota monitoramentos específicos para clientes qualificados como PEPs (Pessoas Expostas Politicamente).
  9. Durante o período eleitoral, nossa companhia adota procedimentos adicionais com objetivo de identificar indícios de atividades suspeitas e/ou doações irregulares a candidatos.
  10. Todo o Time Cielo realiza um treinamento anual de anticorrupção.

Canal de Ética Cielo é aberto para todos

Além disso, aqui na Cielo, nós disponibilizamos nosso Canal de Ética para receber relatos – identificados ou anônimos – de ações que se caracterizam como eventuais desvios do nosso Código de Conduta Ética.

O Canal está aberto para receber denúncias de colaboradores e do público em geral, incluindo fornecedores, prestadores de serviço e clientes.

O denunciante pode optar por se identificar ou não ao realizar as comunicações (que podem ser acompanhadas no próprio site de acionamento, dando visibilidade ao andamento de todo o processo).

Caso você identifique quaisquer desvios às diretrizes do Código de Conduta Ética ou à legislação em vigor, inclusive à Lei Anticorrupção, relate ao nosso Canal de Ética:

Site: www.canaldeetica.com.br/cielo 

Telefone: 0800.775.0808

Aqui na Cielo, o combate à corrupção é uma luta de todo dia!

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288