Você está em:

Institucional

CIAB FEBRABAN 2019 – massificação dos pagamentos por aproximação

Publicado por Equipe Cielo

Você sabia que o modelo de pagamento contactless, mais conhecido como pagamento por aproximação, existe há mais de dez anos? Na época em que a tecnologia ganhava força pelo mundo, o Brasil estava passando pelo processo de implementação de chips nos cartões, o que acabou exigindo uma atenção especial do sistema de pagamentos brasileiro.
A realidade hoje é outra. O pagamento por aproximação já está bem mais presente no dia a dia dos brasileiros, por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), em que é possível pagar pelas compras utilizando as carteiras digitais nos smartphones que possuem essa tecnologia. Mais recentemente, a Cielo lançou uma plataforma de QR Code  que potencializa os benefícios do pagamento por aproximação, tornando a tecnologia acessível a qualquer pessoa que tenha um celular com câmera.
E já pensou em pagar o bilhete do metrô sem precisar tirar a carteira do bolso? Em uma tecnologia desenvolvida com a Cielo e a Visa, as catracas do MetrôRio começaram a aceitar no final de abril de 2019 o pagamento das passagens por meio de celular, cartão de crédito, pulseira, relógio e demais dispositivos equipados com a tecnologia NFC.
O segundo dia do CIAB FEBRABAN promoveu um debate sobre o tema com a participação dos executivos Paulo Frossard, vice-presidente de novos negócios da Mastercard Brasil, Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio e Alessandro Rabelo, diretor-executivo de produtos da Visa Brasil.
Veja abaixo os destaques do debate:
 

Mudança de comportamento

Estamos passando por um processo de transição e reeducação baseada em uma dinâmica de vida cada vez mais digital e móvel. O consumidor anseia por conveniência, praticidade e agilidade, e o modelo de pagamento por aproximação encontra o momento perfeito para se expandir no Brasil.

O pagamento por aproximação no mundo

Mais de 90% das transações na Austrália são realizadas via pagamento por aproximação. Outro caso de sucesso citado foi o sistema de transporte público londrino, que desde 2014 aceita a modalidade para pagamento das passagens de transporte público, que hoje representa 55% das operações, superando o uso do cartão de transporte local.

O brasileiro e a tecnologia

Para Alessandro Rabelo, diretor-executivo de produtos da Visa do Brasil, o brasileiro responde de forma muito rápida às novas tecnologias. O fomento à adaptação de todo o ecossistema para aceitação de pagamentos sem contato é muito importante para que a modalidade seja cada vez mais popularizada entre os serviços que o brasileiro mais utiliza no dia a dia, como transporte público e o comércio.
Você sabia? Mais de 95% do parque de máquinas da Cielo em todo o Brasil já está apto a aceitar transações contactless.

Contactless no metrô

Menos de 2 meses após o lançamento da nova opção de pagamento por aproximação em parceria com a Cielo, o MetrôRio tem se mostrado otimista quanto à novidade. O número de usuários ainda é baixo, porque depende do aculturamento dos usuários, mas com um grande potencial. Diariamente, o MetrôRio registra um crescimento médio de 18% de novos usuários com uma retenção de 93%, ou seja, quem usa uma vez volta a utilizar devido à experiência positiva.

As tecnologias se complementam

Cada nova tecnologia surge para complementar as existentes, e não substitui-las. Essa visão é um reflexo claro do processo de democratização do acesso aos meios de pagamento, em que o consumidor decide qual modalidade mais se adéqua às suas necessidades.

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288